Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Poluição da Água

Biologia

A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema
A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema
PUBLICIDADE

A questão da disponibilidade de água de qualidade é muito séria já que, basicamente, todos os organismos vivos são dependentes da água, mesmo que de forma indireta. Assim, o desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, a médio e longo prazo.

O lançamento de detritos na água de rios e oceanos e a contaminação dos lençóis freáticos por componentes orgânicos oriundos do chorume de lixo e cemitérios; vinhoto resultante da fabricação do açúcar e do álcool; vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina; agrotóxicos e fertilizantes; rejeitos e aterros industriais, dentre outros, são alguns fatores que comprometem a qualidade da água. O uso da água para resfriar equipamentos de indústrias e usinas, como as termelétricas, sendo liberadas novamente no ambiente, também gera impactos significativos, já que muitos organismos são sensíveis a este aumento da temperatura (em torno de 15° C).

Poluição da Água causada por resíduos
Lançamento de lixos nos rios

A industrialização, aliada à nossa forma de consumo, fez com que, por exemplo, nos habituássemos ao uso dos plásticos e detergentes em nosso dia a dia. Formando camadas que bloqueiam a passagem da energia solar e oxigênio, comprometem todo um sistema complexo de relação entre os organismos. Além disso, a asfixia de animais com esses polímeros e a permeabilização das penas das asas de determinadas aves são outras consequências visíveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aumento da disponibilidade de nutrientes na água causada, por exemplo, pelo lançamento de esgoto, promove algo parecido com o que foi dito anteriormente: o excesso de nutrientes permite um aumento significativo de algas e cianobactérias, com consequente redução de oxigênio e bloqueio da luz solar em razão da presença destas na superfície. Nessas condições, plantas enraizadas passam a ter dificuldade para efetuar a fotossíntese, prejudicando seu crescimento; e animais não resistem à falta de oxigênio e alimento. Com a morte desses organismos, bactérias e seres bentônicos se proliferam, utilizando o pouco oxigênio restante e, ainda, alguns liberando toxinas. Esse fenômeno é conhecido por eutrofização.

Além desse fator, o despejamento de esgoto elimina na água uma série de patógenos, comprometendo a saúde do ambiente e de quem tem contato ou ingere essa água ou os alimentos que nela vivem.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Poluição da Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/poluicao-aguas.htm. Acesso em 17 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A contaminação da água é responsável pela morte de várias pessoas anualmente, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não se refere a uma medida que pode reduzir as mortes por causa de ingestão de água contaminada.

a) Filtrar a água sempre antes de beber.

b) Garantir rede de esgoto para todas as famílias.

c) Não lançar esgoto em ambientes aquáticos.

d) Sempre que possível, aproveitar a água da chuva para fins potáveis.

e) Garantir o fornecimento de água tratada.

Questão 2

Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):

a) aumento de nutrientes na água.

b) morte de algas.

c) dificuldade de captar oxigênio.

d) processo de eutrofização.

e) chegada de novas espécies invasoras.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda mais sobre a poluição e seus riscos e entenda a necessidade da criação do Dia de Combate à Poluição.
Você sabe por que é comemorado o Dia Mundial da Água? Clique aqui, conheça mais sobre essa data e entenda a importância da água para a nossa sobrevivência.
Confira aqui algumas atitudes que ajudam a diminuir a poluição do ar!
Entenda como a despoluição de rios pode ser realizada e veja alguns exemplos.
Saiba qual é a diferença entre água poluída e água contaminada e os riscos à saúde que elas podem representar.
A questão da falta de água e segurança alimentar: Veja como a falta de recursos hídricos pode dificultar o acesso aos alimentos por parte da população.
Saiba quais são os impactos ambientais provocados pela mineração, especialmente de ferro e do ouro, e quais os impactos ambientais vividos no estado de Minas Gerais.
O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Saiba mais sobre poluição, clicando aqui. Neste texto exploraremos o que é poluição, seus tipos e suas consequências para o meio ambiente e os seres vivos.
Confira aqui os diversos fatores negativos da poluição hídrica.