Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Poluição da Água

A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema
A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A questão da disponibilidade de água de qualidade é muito séria já que, basicamente, todos os organismos vivos são dependentes da água, mesmo que de forma indireta. Assim, o desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, a médio e longo prazo.

O lançamento de detritos na água de rios e oceanos e a contaminação dos lençóis freáticos por componentes orgânicos oriundos do chorume de lixo e cemitérios; vinhoto resultante da fabricação do açúcar e do álcool; vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina; agrotóxicos e fertilizantes; rejeitos e aterros industriais, dentre outros, são alguns fatores que comprometem a qualidade da água. O uso da água para resfriar equipamentos de indústrias e usinas, como as termelétricas, sendo liberadas novamente no ambiente, também gera impactos significativos, já que muitos organismos são sensíveis a este aumento da temperatura (em torno de 15° C).

Poluição da Água causada por resíduos
Lançamento de lixos nos rios

A industrialização, aliada à nossa forma de consumo, fez com que, por exemplo, nos habituássemos ao uso dos plásticos e detergentes em nosso dia a dia. Formando camadas que bloqueiam a passagem da energia solar e oxigênio, comprometem todo um sistema complexo de relação entre os organismos. Além disso, a asfixia de animais com esses polímeros e a permeabilização das penas das asas de determinadas aves são outras consequências visíveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aumento da disponibilidade de nutrientes na água causada, por exemplo, pelo lançamento de esgoto, promove algo parecido com o que foi dito anteriormente: o excesso de nutrientes permite um aumento significativo de algas e cianobactérias, com consequente redução de oxigênio e bloqueio da luz solar em razão da presença destas na superfície. Nessas condições, plantas enraizadas passam a ter dificuldade para efetuar a fotossíntese, prejudicando seu crescimento; e animais não resistem à falta de oxigênio e alimento. Com a morte desses organismos, bactérias e seres bentônicos se proliferam, utilizando o pouco oxigênio restante e, ainda, alguns liberando toxinas. Esse fenômeno é conhecido por eutrofização.

Além desse fator, o despejamento de esgoto elimina na água uma série de patógenos, comprometendo a saúde do ambiente e de quem tem contato ou ingere essa água ou os alimentos que nela vivem.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Poluição da Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/poluicao-aguas.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A contaminação da água é responsável pela morte de várias pessoas anualmente, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não se refere a uma medida que pode reduzir as mortes por causa de ingestão de água contaminada.

a) Filtrar a água sempre antes de beber.

b) Garantir rede de esgoto para todas as famílias.

c) Não lançar esgoto em ambientes aquáticos.

d) Sempre que possível, aproveitar a água da chuva para fins potáveis.

e) Garantir o fornecimento de água tratada.

Exercício 2

Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):

a) aumento de nutrientes na água.

b) morte de algas.

c) dificuldade de captar oxigênio.

d) processo de eutrofização.

e) chegada de novas espécies invasoras.

Artigos Relacionados


14 de agosto — Dia de Combate à Poluição

Aprenda mais sobre a poluição e seus riscos e entenda a necessidade da criação do Dia de Combate à Poluição.
Datas Comemorativas - 2024

Poluição Hídrica

Confira aqui os diversos fatores negativos da poluição hídrica.
Geografia

Poluição Marinha

Os oceanos e mares sofrem com a poluição causada pelo homem
Geografia

Poluição X Chuva na China

O que são Chuvas artificiais, limpeza da atmosfera, ajuda na extinção de incêndios, cidade chinesa Limfen, emissão de enxofre e arsênico pelas termoelétricas, alta toxicidade, organização ambientalista Greenpeace, Jogos Olímpicos de Pequim.
Química

Poluição da água

Clique aqui, saiba quais são as causas e as consequências da poluição da água e conheça os diferentes tipos desse problema ambiental.
Química

Poluição de Águas Continentais

Confira aqui a gravidade do problema da poluição das águas continentais!
Geografia

Poluição do solo

Malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente.
Biologia

Poluição por derramamento de petróleo

Clique aqui e compreenda melhor as consequências da poluição por derramamento de petróleo para o meio ambiente e também para os seres humanos.
Geografia

Poluição térmica

A poluição térmica é um tipo de poluição pouco conhecido. Clique aqui e entenda esse problema que pode afetar diferentes ecossistemas.
Biologia

Saúde e poluição atmosférica

Sobre a degradação dos ecossistemas e seus malefícios sobre as formas viventes.
Biologia