Câncer de pulmão

Doenças e patologias

O câncer de pulmão está diretamente relacionado com o tabagismo e apresenta como sintomas tosse com sangue, dores no peito, falta de ar e perda de peso.
PUBLICIDADE

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais comum no mundo (com exceção do câncer de pele) e vem apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Estima-se que, anualmente, mais de um milhão de novos casos sejam diagnosticados.

O que é o câncer de pulmão?

O câncer de pulmão, assim como qualquer outro tipo de câncer, surge em virtude da proliferação descontrolada de células, o que causa a formação de um aglomerado. Esse aglomerado é chamado de tumor e pode gerar células que migram para outros locais, desencadeando novos tumores. Essa situação é conhecida como metástase.

No câncer de pulmão, o tumor surge inicialmente em um dos pulmões e, posteriormente, pode haver metástase para outros órgãos. A evolução da doença apresenta quatro estágios (I até o IV), do mais leve ao mais avançado.

Causas do câncer de pulmão

As causas do câncer de pulmão são variadas, entretanto, o principal fator de risco é o tabagismo. Alguns trabalhos mostram que 90% dos casos desse tipo de câncer relacionam-se com o uso de derivados do tabaco, que possui mais de 4000 substâncias químicas. Dessas substâncias, pelo menos 60 são conhecidas pelo seu efeito cancerígeno.

Apesar de os fumantes estarem entre os indivíduos com maiores chances de ter câncer, outros grupos também correm risco de desenvolver a doença. É o caso dos fumantes passivos e de pessoas que ficam expostas a produtos como amianto, arsênio, cromo, sílica, cádmio e asbesto.

Sinais e sintomas do câncer de pulmão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Normalmente o câncer de pulmão apresenta sintomas apenas em seu estágio avançado, o que dificulta o diagnóstico precoce. Entre os principais sinais e sintomas, podemos citar:

  • Falta de ar;

  • Tosse, que pode ou não vir acompanhada de sangue;

  • Rouquidão;

  • Dor no peito;

  • Pneumonia de repetição;

  • Inchaço no pescoço ou na face;

  • Perda de apetite e emagrecimento.

Vale destacar que esses sinais e sintomas não são exclusivos do câncer de pulmão, sendo necessária a realização de exames para um diagnóstico preciso. Entre os exames mais pedidos, destacam-se biópsia e testes que avaliam o estadiamento, como tomografia, ressonância e cintilografia óssea.

Formas de prevenção

Como a principal causa de câncer de pulmão é o tabagismo, a melhor prevenção é não fumar. Além disso, é fundamental evitar a exposição a produtos químicos que causem o problema. No caso do amianto, por exemplo, não existe nenhuma exposição segura, portanto, o contato deve ser evitado. É importante salientar que comer muitas frutas e verduras é recomendado.

Esse tipo de câncer possui tratamento?

O tratamento do câncer de pulmão depende do estado de saúde do paciente, bem como do avanço da doença pelo corpo. Quando a doença restringe-se ao pulmão, a ação mais recomendada é a realização de cirurgia para a retirada do tumor. Essa cirurgia pode ser seguida ou não de quimioterapia ou radioterapia. Quando a doença avança para os linfonodos, recomenda-se a realização de radioterapia e quimioterapia. Quando o câncer já sofreu metástase, o tratamento é feito com quimioterapia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O câncer de pulmão, que apresenta relação direta com o cigarro, é muito agressivo e pode matar
O câncer de pulmão, que apresenta relação direta com o cigarro, é muito agressivo e pode matar

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer de pulmão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-pulmao.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e descubra um pouco mais a respeito do brócolis. Neste texto, falaremos um pouco mais sobre as características dessa hortaliça e a diferença entre brócolis ramoso e de cabeça. Abordaremos também algumas propriedades do brócolis e por que devemos incluir esse vegetal em nossa alimentação.
Todo tumor é câncer? Clique aqui e aprenda a diferenciá-los e compreenda melhor como eles se manifestam.
Conheça os principais riscos do uso do cigarro e entenda por que o tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública.
Aprenda a respeito da embolia pulmonar, problema causado pela obstrução da artéria pulmonar ou de seus ramos. Neste texto, explicaremos o que é essa embolia, quais são suas causas, seus principais fatores de riscos, seus sinais e sintomas. Também falaremos a respeito do diagnóstico e do tratamento desse grave problema.
Clique aqui, conheça quais são as 10 principais causas de morte no mundo e aprenda um pouquinho mais sobre cada um desses problemas.
Você sabe o que é neoplasia? Clique aqui para descobrir o que é e entender a diferença existente entre as chamadas neoplasias benigna e maligna.
Clique aqui, conheça mais sobre o que é e a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer, e aprenda um pouco mais sobre essa doença.
Aprenda mais sobre os brônquios aqui! Neste texto compreenderemos melhor o que é um brônquio e a árvore brônquica e quais são os tipos de bronquite.
Câncer de Cérebro e Medula Espinhal, Tumor de Cérebro e Medula Espinhal , Sintomas do Câncer Cerebral , Tratamento do Câncer no Cérebro, Câncer de Medula Espinhal, Reabilitação e outros serviços, Aspectos emocionais.
Você já ouviu falar sobre o câncer de mama? Clique aqui e aprenda mais sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.