PUBLICIDADE
Despoluição de rios é o processo de limpeza dos cursos d’água por meio da remoção das impurezas que se acumulam ao longo do tempo com o descarte irregular de lixo e efluentes. A despoluição é feita por meio de diferentes técnicas, entre as quais estão a flotação, o gradeamento e a dragagem. Por meio desse processo, é possível promover a recuperação da qualidade das águas de um rio, e exemplos disso não nos faltam: o rio Tâmisa, em Londres, o rio Cheonggyecheon, na Coreia do Sul, e o rio Jundiaí, no Brasil, passaram pela despoluição nas últimas décadas.
Leia também: Poluição da água — detalhes sobre um grave problema ambiental ocasionado pelas atividades antrópicas
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre despoluição de rios
- 2 - O que é a despoluição de rios?
- 3 - Como é feita a despoluição de rios?
- 4 - Quais os rios passaram pelo processo de despoluição?
- 5 - Objetivos da despoluição de rios
- 6 - Importância da preservação dos rios
Resumo sobre despoluição de rios
- Despoluição de rios é o nome dado ao processo de remoção de impurezas e contaminantes de um curso d’água.
- A despoluição é feita mediante a aplicação de diferentes técnicas que eliminam a sujeira física aparente e os demais contaminantes que estão misturados com a água.
- As principais técnicas de despoluição são: flotação, gradeamento e dragagem. Além disso, existem dois outros conjuntos de técnicas denominadas ecológicas e nucleares.
- Os rios Reno (Europa), Tejo (Portugal), Tâmisa (Inglaterra), Cheonggyecheon (Coreia do Sul) e Jundiaí são exemplos de rios que foram despoluídos.
- O objetivo da despoluição de rios é a retomada da qualidade de suas águas para a restauração dos ecossistemas fluviais e do uso desse recurso pelos seres humanos.
O que é a despoluição de rios?
Despoluição de rios é o processo de remoção dos agentes poluentes e contaminantes de um curso d’água, o que promove a recuperação gradual da sua qualidade e auxilia na retomada do ecossistema fluvial e do uso de suas águas no abastecimento urbano e rural. A despoluição de um rio demanda esforços do setor público e também da iniciativa privada, além de contar com o bom senso e o cuidado da população em não promover o descarte irregular de lixo e outras impurezas diretamente nas águas.
Como é feita a despoluição de rios?
A despoluição dos rios é feita por meio de um conjunto de técnicas de limpeza para a retirada das impurezas físicas (plásticos, borrachas, móveis, bicicletas e toda sorte de material físico descartado no curso d’água) e das impurezas químicas e biológicas — as principais responsáveis pela degradação da qualidade das águas. A seguir, apresentamos algumas das técnicas de despoluição empregadas ao redor do mundo.
→ Técnicas de despoluição de rios
Dragagem |
Remoção dos resíduos físicos presentes em um rio, notadamente sedimentos que se acumulam no leito. Por essa técnica, realiza-se a limpeza do fundo dos rios, de onde são retiradas as camadas de material poluente por meio da escavação. |
Gradeamento |
Remoção do lixo e dos materiais físicos descartados nos rios por meio do posicionamento de uma grade de metal nos trechos mais rasos do curso d’água. Assim, é possível fazer a coleta de objetos, como garrafas plásticas, garrafas e pedaços de vidro, sacolas e demais tipos de lixo que são jogados nos cursos d’água. |
Flotação |
Remoção das partículas sólidas não aparentes por meio da separação físico-química realizada pela adição de substâncias na água, como sulfato de alumínio, que promovem a separação da mistura e fazem com que o sólido flutue na água. Com isso, a sujeira pode ser removida. |
Técnicas ecológicas |
São técnicas que produzem benefícios ao curso d’água e ao ambiente em que ele está inserido. Um exemplo é a técnica dos jardins flutuantes, em que as plantas instaladas são responsáveis pela absorção e eliminação das impurezas. |
Técnicas nucleares |
Adiciona-se radioisótopos que promovem a detecção dos agentes poluentes na água, permitindo a sua remoção. |
É importante salientar que a limpeza dos rios mediante as técnicas acima descritas deve ser feita em conjunto com a educação ambiental e a conscientização, tanto da população quanto dos agentes privados, acerca da importância de ações como a da coleta seletiva e do tratamento de dejetos antes do seu descarte em corpos hídricos.
Soma-se a isso a necessidade de implementar melhorias nas redes de tratamento de efluentes urbanos, de modo a promover o tratamento do esgoto e de outros rejeitos antes do seu descarte em rios, lagos e mares.
Quais os rios passaram pelo processo de despoluição?
Muitos rios considerados tecnicamente mortos pelo seu alto nível de poluição puderam ser recuperados graças à despoluição pelo uso de uma ou mais técnicas que aprendemos até aqui. Entre os rios mais famosos que foram despoluídos, estão:
- Rio Reno: cruza seis países do continente europeu, como Suíça, França e Alemanha, e seu processo de despoluição demorou duas décadas.
- Rio Tâmisa, em Londres: teve um longo processo de mais de um século de limpeza para poder ser despoluído.
- Rio Tejo, em Portugal: sua despoluição levou cerca de uma década e meia e foi de extrema importância para a retomada da fauna local.
- Rio Cheonggyecheon, em Seul, na Coreia do Sul: foi despoluído em quatro anos e passou a fazer parte de um dos principais parques da cidade, sendo utilizado como área de passeio e descanso por turistas e residentes.
- Rio Jundiaí, no estado de São Paulo: é um dos principais exemplos de despoluição bem-sucedida no Brasil. O processo começou ainda na década de 1980, e teve duração de 30 anos.
Importante: Embora tenham sido realizados esforços para que o rio Sena, localizado em Paris, na França, fosse despoluído a tempo das Olimpíadas Paris 2024, ele ainda tem níveis de poluição acima do aceitável, o que faz com que ele continue poluído e impróprio para o banho.
Acesse também: Rio Sena — detalhes sobre o rio francês que está em processo de despoluição
Objetivos da despoluição de rios
A despoluição de rios é um processo cujo objetivo principal é devolver a qualidade das águas de um manancial por meio da eliminação dos materiais que degradam tanto fisica quanto quimicamente o curso d’água. Devido à importância dos corpos hídricos no equilíbrio ambiental e na vida prática dos seres humanos, a despoluição tem como objetivo, também, restabelecer os processos naturais que acontecem nos rios e devolver um habitat limpo e seguro para as diferentes formas de vida lacustre.
Esse processo viabiliza o uso da água para o abastecimento urbano e para o uso na irrigação e em outras atividades econômicas, além de beneficiar atividades econômicas que dependam direta ou indiretamente de rios e lagos, como é o caso do turismo.
Importância da preservação dos rios
A preservação dos rios é de extrema importância para a manutenção do meio ambiente e para a garantia do desenvolvimento socioeconômico da sociedade. Os rios e demais corpos hídricos são ambientes que abrigam ecossistemas e habitats diversos onde acontecem ciclos fundamentais para o equilíbrio ambiental em diversas escalas: local, regional e global. São cruciais, ainda, para ciclos como o da água, o que amplia seu grau de importância.
Os rios são vistos igualmente como um recurso da natureza, ou seja, os seres humanos usufruem dele para obter algo em troca, como a própria subsistência por meio da obtenção de água; o funcionamento de indústrias, de atividades do meio rural e do turismo; e também para o deslocamento de pessoas e de mercadorias. Assim, preservar os rios é fundamental para o bom funcionamento de todas as esferas terrestres.
Crédito de imagem
Fontes
BRK. Limpeza dos rios: é realmente possível despoluir as águas? Blog Saneamento em Pauta, [2019]. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-dos-rios/.
BRK. Rios despoluídos: 5 exemplos que mostram que a revitalização é possível. Blog Saneamento em Pauta, [2019]. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/rios-despoluidos/.
CÂMARA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ. Os 30 anos de recuperação do Rio Jundiaí. Câmara Municipal de Jundiaí, [s.d.]. Disponível em: https://www.jundiai.sp.leg.br/imprensa/noticias/os-30-anos-de-recuperacao-do-rio-jundiai.
FERREIRA, Ludimila. Sena: como funciona a despoluição de um rio. Guia do Estudante, 15 jul. 2024. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/sena-como-funciona-a-despoluicao-de-um-rio.
SOLDERA, Bruna. Rios despoluídos: 5 exemplos que mostram que a revitalização é possível. Instituto Água Sustentável, 10 ago. 2022. Disponível em: https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/186-rios-despoluidos-5-exemplos-que-mostram-que-a-revitalizacao-e-possivel.