Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Despoluição de rios

Biologia

A despoluição de rios é uma tarefa possível. Entretanto, é necessário investir em estações de tratamento e campanhas de conscientização.
Para que um rio seja tratado, é fundamental que não seja lançado esgoto não tratado
Para que um rio seja tratado, é fundamental que não seja lançado esgoto não tratado
PUBLICIDADE

Sabemos que no planeta Terra existe uma grande quantidade de água disponível. Entretanto, de seu total, apenas 2,5% corresponde à água doce, aquela que pode ser usada pelo ser humano. Do total de água doce existente, cerca de 69% está no estado sólido em geleiras e icebergs. A pequena parcela de água disponível para uso, infelizmente, está cada dia mais escassa e sofre, principalmente, com o problema da poluição e contaminação.

Grandes rios e lagos, que poderiam ser usados para abastecer a comunidade, encontram-se, hoje, com água imprópria para consumo. Diante disso, técnicas foram surgindo a fim de retirar os poluentes e contaminantes para que a água torne-se viável para a sobrevivência de peixes e quem sabe até mesmo para consumo humano.

O processo de despoluição é relativamente simples, porém exige esforços e muito dinheiro para a sua realização. Geralmente, para despoluir um rio, o primeiro passo é garantir que nenhum esgoto seja lançado sem o devido tratamento nas águas. Para isso, é essencial o investimento em novas estações de tratamento. Além de tratar o esgoto lançado, é importante criar campanhas de conscientização da população para que nenhum material seja lançado.

O caso mais conhecido de rio que foi despoluído é o Tâmisa, na Inglaterra. Esse rio teve suas águas declaradas como impróprias para consumo em 1610 e por séculos foi responsável por mau cheiro e doenças na população. O projeto para a despoluição do rio Tâmisa iniciou-se por volta de 1850, porém as tentativas iniciais não obtiveram o resultado esperado. Diante do fracasso, o governo começou a estudar formas de realizar o tratamento de esgoto antes de lançá-lo no rio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre 1964 e 1974 começou a construção de várias estações de tratamento, que mudaram definitivamente a história desse rio. Na década de 70, o Tâmisa, anteriormente conhecido como “Grande Fedor”, começou a apresentar seus primeiros sinais de recuperação, sendo hoje conhecido como uma das obras de maior sucesso no que diz respeito à despoluição.

Outro projeto que merece destaque é o do rio Reno na Europa Ocidental, que por vários anos sofreu com a poluição provocada pela indústria e agricultura. A história de recuperação desse rio iniciou-se em 1976 com um acordo que impedia o lançamento de produtos químicos em suas águas. Entretanto, projetos mais preocupados com a recuperação só surgiram após uma grave contaminação em 1986 por pesticidas.

No total foram quase 20 anos de luta para recuperar o rio e cerca de 15 bilhões de dólares investidos. Vale destacar que vários países uniram-se às empresas privadas para que o sucesso da recuperação fosse conseguido.

Percebe-se, portanto, que é possível tratar um rio, mesmo que o processo de despoluição demore séculos. Entretanto, é fundamental nos conscientizarmos da importância da preservação de nossos corpos hídricos, uma vez que a despoluição só será eficaz após a mudança de atitude da população, das indústrias e de nossos governantes diante desse importante recurso natural.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Despoluição de rios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/despoluicao-rios.htm. Acesso em 26 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba qual é a diferença entre água poluída e água contaminada e os riscos à saúde que elas podem representar.
Entenda o que é eutrofização, bem como conheça suas principais etapas e as consequências desse fenômeno para o meio ambiente e para o ser humano.
Saiba mais sobre poluição, clicando aqui. Neste texto exploraremos o que é poluição, seus tipos e suas consequências para o meio ambiente e os seres vivos.
Confira aqui os diversos fatores negativos da poluição hídrica.
Saiba mais sobre a poluição da água, problema sério de degradação ambiental.
Poluição das águas, aspectos físicos da água, aspectos químicos da água, aspectos biológicos da água, resíduos industriais, metais pesados, água potável, matéria orgânica, turbidez da água, esgoto.
Conheça as principais características do rio Ganges. Entenda o percurso do rio Ganges. Saiba quais países são banhados pelo Ganges.
Conheça a importância do maior rio do mundo em extensão. Entenda suas principais características. Saiba sobre a degradação ambiental no rio Nilo.
Confira aqui como se dá o processo de tratamento de água e esgoto!