Poluição

Poluição causa sérios problemas à saúde humana e de outros seres vivos. Ela pode ser provocada pela ação humana ou ser desencadeada por fatores naturais.

Poluição é um termo com diferentes definições na literatura, entretanto, de maneira geral, podemos considerar como poluição a modificação prejudicial do meio ambiente, modificação essa que afeta diferentes formas de vida, inclusive os seres humanos. A poluição está relacionada, muitas vezes, com a ação humana e suas atividades, entretanto, eventos naturais, como o vulcanismo, podem também provocá-la.

Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual. A poluição pode ser bastante nociva para os seres vivos, incluindo o ser humano, que pode desenvolver problemas de saúde em consequência da degradação ambiental.

Leia mais: Ações antrópicas no meio ambiente

Resumo sobre poluição

Videoaula sobre poluição

O que é poluição?

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. De acordo com essa lei, entende-se por:

III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

c) afetem desfavoravelmente a biota;

d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

A poluição se refere, portanto, a uma modificação ambiental que afeta de maneira desfavorável os seres humanos e também outras formas de vida encontradas naquele local. A poluição é, geralmente, provocada pelo humano e suas atividades. O ser humano provoca poluição ambiental quando suas indústrias, por exemplo, lançam poluentes no ar, quando combustíveis fósseis são queimados, quando realizam queimadas, quando utilizam agrotóxicos na agricultura, entre várias outras situações.

Vale salientar, no entanto, que a poluição nem sempre é desencadeada pela humanidade. Os vulcões, por exemplo, são uma fonte natural de poluição, e, ao entrarem em erupção, são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de gases.

Leia também: Revolução Industrial - entenda como esse processo agravou o problema da poluição no mundo

Tipos de poluição

Existem diferentes tipos de poluição, sendo alguns:

Foto um grande monte de lixo no solo
O descarte inadequado de lixo pode ser responsável pela poluição do solo.

Leia mais: Despoluição dos rios – é possível, porém necessita-se investir em estrutura e campanhas de conscientização

Videoaula sobre poluição do solo

Consequências da poluição

A poluição é responsável por provocar diversos danos aos ecossistemas, provocando alterações que afetam diretamente todos os seres vivos que ali se desenvolvem. Dentre algumas das consequências da poluição, podemos citar:

Foto de um cavalo-marinho nadando com sacolas e canudos de plástico.
A poluição não causa impacto negativo apenas aos seres humanos, sendo responsável por afetar todos os seres vivos de uma região.

Como reduzir a poluição ambiental?

É muito importante a conscientização a respeito dos problemas causados pela poluição. Quando enxergamos como a poluição nos afeta, fica mais fácil compreendermos a necessidade de medidas urgentes para frear esse problema. Atitudes simples do dia a dia podem ser responsáveis por frear a poluição, a qual é responsável pela morte de seres humanos e outros animais todos os anos.

Dentre as medidas que podemos tomar para reduzir a poluição, destacam-se:



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/poluicao.htm