Reciclagem

Biologia

PUBLICIDADE

A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.

Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.

Dessa forma, é importante separar esses materiais, para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável, não tendo outro destino a não ser ocupar espaço nos aterros sanitários e lixões. O texto “Coleta seletiva em casa” explica bem esse processo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Em nosso país, quase toda a totalidade de latinhas descartáveis e garrafas PET são recicladas. Entretanto, plásticos, latas de aço, vidro, dentre outros matérias, são pouco considerados neste processo, reforçando as estatísticas que apontam que somente 11% de tudo o que se joga na lata de lixo, em nosso país é, de fato, reciclado.

No Brasil, Curitiba (PR), Itabira (MG), Santo André (SP) e Santos (SP) são as cidades que mais reciclam seus materiais.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

 

O Brasil recicla quase 100% de suas latinhas de alumínio
O Brasil recicla quase 100% de suas latinhas de alumínio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Reciclagem "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reciclagem.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda como o Brasil tornou-se campeão mundial na reciclagem de latas de alumínio.
Saiba o que é sustentabilidade, qual a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e veja exemplos de ações sustentáveis.
Que tal conhecer o tempo de decomposição do lixo no ambiente? Nesse texto falaremos o tempo que os principais componentes do nosso lixo demoram para se decompor. Além disso, abordaremos a importância de descartar o lixo adequadamente e qual o perigo do descarte incorreto para o meio ambiente e animais.
Elemento mercúrio, substância altamente tóxica, metal pesado, impacto ambiental, Processo de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, metal tóxico, contaminação das águas subterrâneas.
Surpreenda-se com informações relativas à reciclagem do alumínio e de outros metais.
Por que descartar se você pode reciclar?
Dicas para a coleta seletiva residencial