PUBLICIDADE
Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos. Durante a fagocitose, observa-se a formação de pseudópodes e de uma bolsa denominada fagossomo.
O processo é conhecido como “o comer da célula” e pode ser observado em protozoários e também em células de defesa dos animais. Nos protozoários, a fagocitose representa a forma de nutrição desses organismos.
Leia também: Ciclo celular — as importantes modificações que ocorrem em uma célula
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre fagocitose
- 2 - O que é fagocitose?
- 3 - Como ocorre a fagocitose?
- 4 - A importância da fagocitose
Resumo sobre fagocitose
-
A fagocitose é um processo em que uma célula engloba uma partícula utilizando pseudópodes.
-
Na fagocitose ocorre a formação de vesículas chamadas de fagossomos.
-
Fagossomos se fundem com lisossomos, e ocorre a digestão da partícula englobada.
-
A fagocitose pode ser observada em protozoários bem como em células de defesa, tais como neutrófilos.
O que é fagocitose?
Diversas substâncias entram e saem da célula pelos processos de difusão e transporte ativo. Algumas partículas, no entanto, são muito grandes e necessitam de outros processos para que ocorra o transporte do meio extra para o intracelular e vice-versa.
A ingestão celular de partículas é um processo conhecido como endocitose. Esse processo tem por função garantir a nutrição, a defesa e a manutenção das atividades celulares. O processo de endocitose divide-se em dois tipos: a fagocitose e a pinocitose.
Fagocitose (do grego phagein, que significa “comer”, e kytos, que significa “célula”) é um processo por meio do qual algumas células, como protozoários e células de defesa, englobam micro-organismos ou outras partículas e as digerem em seu interior.
Esse processo é conhecido também como o “comer da célula” e envolve a formação de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos, e grandes vesículas, denominadas fagossomos.
A pinocitose, por sua vez, está relacionada com a ingestão de gotículas líquidas por pequenas vesículas. Trata-se do “beber da célula”.
Veja também: O que é meiose?
Como ocorre a fagocitose?
A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.
Após a captura, ocorre a formação de uma vesícula delimitada pela membrana plasmática da célula, contendo a partícula livre em seu interior. Essa bolsa recebe o nome de fagossomo.
Vale salientar que a fagocitose é um processo que depende da ligação da partícula a ser capturada com a superfície da célula. Essa ligação promove modificações na camada citoplasmática que permitem a emissão dos pseudópodes. A formação do fagossomo ocorre quando as bordas dos pseudópodes se fundem.
Depois de formado, o fagossomo funde-se com lisossomos, e enzimas digestivas são lançadas no seu interior. Forma-se nesse momento um vacúolo digestório e inicia-se a digestão da partícula. O que não foi digerido recebe a denominação de corpos residuais e é posteriormente excretado pela célula.
Na figura abaixo, é possível perceber a atuação de uma célula de defesa. Nesse caso, quatro etapas podem ser observadas:
-
Adesão: partículas que serão ingeridas são marcadas por anticorpos.
-
Englobamento: ocorre a formação dos pseudópodes.
-
Fusão com vesículas ricas em enzimas: fusão com lisossomos.
-
Degradação: realização do processo de digestão intracelular.
A importância da fagocitose
A fagocitose pode ser observada em alguns tipos celulares, tais como macrófagos, neutrófilos e protozoários. Nesse último grupo, a fagocitose representa a forma de alimentação desses organismos unicelulares, sendo, portanto, um processo essencial para a sua nutrição.
Para a maioria de animais, a fagocitose não está apenas relacionada com a alimentação mas também exerce papel primordial na sobrevivência desses organismos, uma vez que é um processo realizado por algumas células de defesa.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia