Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fagocitose

A fagocitose é um tipo de endocitose e está relacionada com a alimentação de protozoários e a defesa do nosso corpo contra micro-organismos.

Ilustração dos neutrófilos realizando a fagocitose.
Na fagocitose, uma célula engloba uma partícula utilizando pseudópodes.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos. Durante a fagocitose, observa-se a formação de pseudópodes e de uma bolsa denominada fagossomo.

O processo é conhecido como “o comer da célula” e pode ser observado em protozoários e também em células de defesa dos animais. Nos protozoários, a fagocitose representa a forma de nutrição desses organismos.

Leia também: Ciclo celular — as importantes modificações que ocorrem em uma célula

Tópicos deste artigo

Resumo sobre fagocitose

  • A fagocitose é um processo em que uma célula engloba uma partícula utilizando pseudópodes.

  • Na fagocitose ocorre a formação de vesículas chamadas de fagossomos.

  • Fagossomos se fundem com lisossomos, e ocorre a digestão da partícula englobada.

  • A fagocitose pode ser observada em protozoários bem como em células de defesa, tais como neutrófilos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é fagocitose?

Diversas substâncias entram e saem da célula pelos processos de difusão e transporte ativo. Algumas partículas, no entanto, são muito grandes e necessitam de outros processos para que ocorra o transporte do meio extra para o intracelular e vice-versa.

A ingestão celular de partículas é um processo conhecido como endocitose. Esse processo tem por função garantir a nutrição, a defesa e a manutenção das atividades celulares. O processo de endocitose divide-se em dois tipos: a fagocitose e a pinocitose.

Fagocitose (do grego phagein, que significa “comer”, e kytos, que significa “célula”) é um processo por meio do qual algumas células, como protozoários e células de defesa, englobam micro-organismos ou outras partículas e as digerem em seu interior.

Esse processo é conhecido também como o “comer da célula” e envolve a formação de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos, e grandes vesículas, denominadas fagossomos.

A pinocitose, por sua vez, está relacionada com a ingestão de gotículas líquidas por pequenas vesículas. Trata-se do “beber da célula”.

Veja também: O que é meiose?

Como ocorre a fagocitose?

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.

Após a captura, ocorre a formação de uma vesícula delimitada pela membrana plasmática da célula, contendo a partícula livre em seu interior. Essa bolsa recebe o nome de fagossomo.

Vale salientar que a fagocitose é um processo que depende da ligação da partícula a ser capturada com a superfície da célula. Essa ligação promove modificações na camada citoplasmática que permitem a emissão dos pseudópodes. A formação do fagossomo ocorre quando as bordas dos pseudópodes se fundem.

Depois de formado, o fagossomo funde-se com lisossomos, e enzimas digestivas são lançadas no seu interior. Forma-se nesse momento um vacúolo digestório e inicia-se a digestão da partícula. O que não foi digerido recebe a denominação de corpos residuais e é posteriormente excretado pela célula.

Na figura abaixo, é possível perceber a atuação de uma célula de defesa. Nesse caso, quatro etapas podem ser observadas:

 Ilustração das etapas da fagocitose realizadas em uma célula de defesa.
Observe atentamente as etapas da fagocitose em uma célula de defesa.
  • Adesão: partículas que serão ingeridas são marcadas por anticorpos.

  • Englobamento: ocorre a formação dos pseudópodes.

  • Fusão com vesículas ricas em enzimas: fusão com lisossomos.

  • Degradação: realização do processo de digestão intracelular.

A importância da fagocitose

A fagocitose pode ser observada em alguns tipos celulares, tais como macrófagos, neutrófilos e protozoários. Nesse último grupo, a fagocitose representa a forma de alimentação desses organismos unicelulares, sendo, portanto, um processo essencial para a sua nutrição.

Para a maioria de animais, a fagocitose não está apenas relacionada com a alimentação mas também exerce papel primordial na sobrevivência desses organismos, uma vez que é um processo realizado por algumas células de defesa.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fagocitose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fagocitose.htm. Acesso em 24 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A fagocitose pode ser definida como um processo de englobamento de partículas sólidas e grandes pela célula. O englobamento ocorre graças ao surgimento de um prolongamento do citoplasma denominado de:

a) cílio.

b) flagelo.

c) pseudópode.

d) fímbria.

Exercício 2

Após a captura de partículas no processo de fagocitose, ocorre a formação de uma vesícula no interior da célula. Essa vesícula, que é delimitada pela membrana plasmática, recebe o nome de:

a) pinossomo.

b) lisossomo.

c) fagossomo.

d) vacúolo digestório.