Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Núcleo celular

Biologia

PUBLICIDADE

O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas. Desempenha diferentes funções, sendo uma delas o controle das atividades celulares. Essa estrutura é envolta por uma dupla membrana chamada de envoltório nuclear, a qual é repleta de poros, que garantem a passagem de substâncias do citoplasma para o interior do núcleo e vice e versa. No interior do núcleo, observamos uma matriz denominada nucleoplasma e a cromatina, que, em células em divisão, está condensada, formando cromossomos.

Leia também: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

O núcleo celular

O núcleo celular é uma estrutura bastante evidente nas células eucarióticas. Apresenta formato, geralmente, arredondado ou alongado e possui cerca de cinco µm de diâmetro. Uma célula eucarionte possui, normalmente, um núcleo, entretanto, algumas células podem apresentar vários núcleos, como é o caso das do tecido muscular estriado esquelético. Além disso, algumas células não apresentam núcleo, como é o caso das hemácias, que o perdem durante seu amadurecimento.

Componentes do núcleo celular

Observe as principais estruturas que compõem o núcleo celular.
Observe as principais estruturas que compõem o núcleo celular.

A seguir, vamos compreender melhor algumas estruturas importantes que compõem o núcleo:

  • Envoltório nuclear: o núcleo celular é envolvido por uma dupla membrana denominada envoltório nuclear ou carioteca. Entre essas membranas, há um espaço, de 20 nm a 40 nm, chamado cisterna perinuclear. Cada uma delas apresenta uma estrutura formada por uma bicamada lipídica com proteínas associadas. A membrana mais externa está em contato com o citoplasma da célula, apresenta vários ribossomos associados e é, em vários locais, contínua com o retículo endoplasmático. A membrana mais interna, por sua vez, mantém contato com a matriz nuclear. Em associação com essa última, encontra-se a lâmina nuclear, uma rede de proteínas que atua na estabilização do envoltório nuclear.

    O envoltório nuclear é rico em poros circulares, os quais apresentam de 30 a 100 nanômetros de diâmetro e possuem suas bordas formadas pelas membranas internas e externas do envoltório nuclear. Os poros são importantes para garantir a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma celular. Entretanto, é importante deixar claro que eles não são apenas espaço de passagem de substâncias, sendo uma estrutura complexa circundada pelo chamado complexo do poro, o qual garante uma regulação do que entra e sai no núcleo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Nucleoplasma: no interior do núcleo, temos o chamado nucleoplasma, uma espécie de gel proteico que possui propriedades semelhantes às do citoplasma. É no nucleoplasma que encontramos a cromatina, definida como DNA associado a proteínas histonas. Dois tipos de cromatina podem ser identificados, a heterocromatina, em que a dupla hélice de DNA está muito condensada, e a eucromatina, em que o DNA está menos condensado.

    No processo de divisão celular, essa cromatina condensa-se e forma o que chamamos de cromossomos. Quando não está em divisão, a cromatina aparenta uma massa difusa, não sendo possível diferenciar os cromossomos. É importante deixar claro que cada espécie apresenta um número próprio deles. A espécie humana, por exemplo, apresenta em suas células somáticas 46 cromossomos, enquanto a mosca-das-frutas apresenta oito cromossomos, e a Arabidopsis thaliana (uma erva daninha), 10 cromossomos.

  • Nucléolo: dentro do núcleo, quando este não está em divisão, é possível observar uma estrutura esférica chamada nucléolo. Nele se observa uma grande quantidade de RNA e proteínas, bem como algumas alças de DNA que saem dos cromossomos e são conhecidas como regiões organizadoras do nucléolo. Nessa estrutura ocorre a formação das subunidades ribossômicas, que, após formadas, saem do núcleo pelos poros e seguem para o citoplasma, onde serão responsáveis por formar um ribossomo.

  • Matriz nuclear: é uma estrutura fibrilar que se espalha pelo núcleo. Alguns pesquisadores admitem a existência dela, outros não. Aqueles que não a confirmam acreditam que se trata de uma estrutura formada durante a preparação para a observação das células.

Leia mais: Citologia ou biologia celular - área de estudos das células

Funções do núcleo celular

O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes.
O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes.

O núcleo celular é extremamente importante para a célula, exercendo funções como:

  • Controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.

  • Armazenamento da informação genética, uma vez que é no núcleo que está presente a maior parte do DNA. Dizemos especificamente que a maior parte do DNA está no núcleo, pois nas mitocôndrias e plastos observa-se também a sua presença.

  • Duplicação do DNA.

  • Síntese e processamento do RNA mensageiro, transportador e ribossomal.



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Núcleo celular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/nucleo-das-celulas.htm. Acesso em 17 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Cesgranrio- RJ) Dos constituintes celulares a seguir relacionados, qual está presente somente nos eucariontes e representa um dos critérios utilizados para distingui-los dos procariontes?

a) DNA.

b) Membrana celular.

c) Ribossomo.

d) Envoltório nuclear.

e) RNA.

Questão 2

(PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:

a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula.

b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.

c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.

d) Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo.

e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda de uma vez por todas o que é célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos, e aprenda a diferença entre uma célula procarionte e uma eucarionte.
Amplie seus conhecimentos sobre as células eucariontes entendendo melhor as suas principais características!
Amplie seus conhecimentos sobre as células procariontes conhecendo suas principais características!
Que tal aprender mais sobre o DNA? Neste texto abordamos a estrutura, as funções, as diferenças entre DNA e RNA e os processos de replicação e transcrição.
Você sabe todas as diferenças entre células procariontes e eucariontes? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esse tema.
O que é, o que contém e a relação destes com a hereditariedade.
Amplie seus conhecimentos a respeito da mitose, um tipo de divisão celular que ocorre nas células somáticas e garante a formação de células idênticas à célula-mãe.
Conheça os três tipos de RNA e entenda a importância de cada um deles para o processo de tradução.
Amplie seus conhecimentos a respeito dos ácidos nucleicos clicando aqui. Entenda a função e estrutura dessas moléculas, bem como as características do DNA e do RNA.