Citoplasma é encontrado em todos os tipos celulares, sendo na célula eucarionte a região compreendida entre a membrana plasmática e a membrana nuclear.
O citoplasma é uma região localizada, nas células eucariontes, entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Nas células procariontes, como não possuem núcleo, o citoplasma corresponde à região interna da célula. É no citoplasma que encontramos estruturas celulares denominadas organelas bem como o citoesqueleto e inclusões lipídicas e grânulos de glicogênio. O espaço entre as organelas é denominado matriz citoplasmática ou citosol.
O citoplasmacorresponde a todo conteúdo celular localizado fora do núcleo. Nele está contida uma variada quantidade de organelas membranosas,as quais desenvolvem as mais variadas funções. A parte do citoplasma localizada entre as organelas recebe o nome de citosol ou matriz citoplasmática, no qual importantes reações químicas acontecem.
O citoplasma está presente em todos os tipos celulares.
O citosol apresenta uma consistência que varia entre um sol e um gel. Essa consistência é adquirida graças a sua composição, que inclui uma grande quantidade de moléculas grandes e pequenas. Formado, principalmente, por água, o citosol apresenta ainda outras substâncias comoproteínas, aminoácidos, carboidratos, lipídios e íons.
Vale destacar que o citoplasma não se comporta apenas como uma sopa contendo compostos e organelas. Quando observamos sob o microscópio eletrônico, o citosol de uma célula eucarionte é cruzado por uma série de filamentos, os quais formam uma espécie de rede.
Essa rede é o chamado citoesqueleto, o qual é constituído por filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. Esses três tipos de filamentos garantem reforço mecânico à célula, ajudam na movimentação e no processo na divisão celular. Além disso, o citoesqueleto é importante para garantir o posicionamento adequado das organelas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Organelas celulares
As organelas celulares estão suspensas no citosol e são encontradas nas células eucariontes. Vale salientar que os ribossomos, por não apresentarem membranas, não são considerados organelas celulares por alguns autores. Outros, no entanto, denominam-no como organelas não membranosas. Independentemente da classificação, os ribossomos são complexos constituídos por RNA ribossomal e proteínas, que apresentam como função a síntese proteica. Essas estruturas estão presentes tanto no citosol de células eucariontes quanto de procariontes.
As organelas celulares estão presentes no citosol da célula.
Veja, a seguir, o nome de algumas organelas celulares e algumas das funções desempenhadas por elas:
Como vimos, o citoesqueleto está relacionado com a movimentação do citoplasma. Dois movimentos celulares podem ser identificados: o movimento ameboide e a ciclose.
Movimento ameboide: leva ao deslocamento da célula inteira. Nesse caso, observa-se o surgimento de projeções citoplasmáticas, denominadas de pseudópodes, que surgem devido à interação entre filamentos de actina e miosina que promovem a contração da célula.
Ciclose: consiste em uma corrente citoplasmática circular, em que é possível observar organelas e várias substâncias movendo-se de maneira ordenada. Essa corrente é importante para garantir a troca de substâncias dentro da célula e também entre a célula e o meio ambiente. Também é provocada por interações entre actina e miosina.
O citoplasma é fundamental para a célula, desempenhando variadas funções, como:
Serve de local para realização de diferentes reações químicas;
Facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre células adjacentes;
Devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma atua promovendo a sustentação da célula e garantindo sua movimentação, no caso daquela que apresenta movimento ameboide.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"Citoplasma"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/o-citoplasma-das-celulas.htm. Acesso em 19 de maio
de 2022.