Topo
pesquisar

Pinocitose

Biologia

A pinocitose é um tipo de endocitose, no qual ocorre o englobamento de fluídos com substâncias dissolvidas. Esse processo envolve a formação de vesículas.
O processo de pinocitose é um tipo de endocitose
O processo de pinocitose é um tipo de endocitose
PUBLICIDADE

Sabemos que várias substâncias entram no interior da célula, entretanto, esse processo ocorre de diferentes maneiras. Água e alguns solutos, por exemplo, entram por difusão. Outras substâncias penetram na célula graças a processos ativos, ou ainda devido a proteínas que atuam como carreadoras (Leia: transporte ativo e passivo). Em alguns casos, porém, a entrada de substâncias envolve a formação de vesículas provenientes da membrana plasmática da célula, um processo conhecido como endocitose.

Endocitose

A endocitose garante a entrada de moléculas e partículas na célula por meio da formação de vesículas na membrana plasmática. Nesse processo, as vesículas formadas, semelhantes a pequenas bolas que contêm as moléculas e partículas englobadas, fecham-se e soltam-se da membrana plasmática, ficando no interior da célula.

Existem três tipos básicos de endocitose: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor. De maneira resumida, podemos dizer que a fagocitose está relacionada com a captura de partículas maiores, como micro-organismos. A pinocitose é o englobamento de fluídos com substâncias dissolvidas, e a endocitose mediada por receptor, que é um tipo de pinocitose, envolve o englobamento de macromoléculas específicas devido à presença de receptores nas membranas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pinocitose

A pinocitose, como dito anteriormente, é um tipo de endocitose e está relacionado com o englobamento de fluídos. Na pinocitose, observa-se a formação da vesícula com cerca de 80 nm de diâmetro, contendo diferentes moléculas dissolvidas nas gotículas de líquido. Por absorver diferentes substâncias, podemos concluir que se trata de um tipo muito inespecífico de transporte, pois não é seletivo.

Inicialmente, formam-se depressões na membrana plasmática e, em seguida, ocorre a contração para formar as vesículas. Essas vesículas destacam-se e migram para porções mais internas da célula graças a ação do citoesqueleto.

Na maioria dos casos, as vesículas formadas fundem-se aos lisossomos, garantindo, assim, a digestão e a degradação das partículas englobadas. Em alguns casos, no entanto, essas vesículas servem como transportadoras, indo de um lado a outro da célula.

Endocitose mediada por receptor

A endocitose mediada por receptor é um tipo especializado de pinocitose. Nesse caso, apenas solutos específicos são capazes de ligar-se a sítios receptores na membrana plasmática. Normalmente, esse processo está relacionado com a captura de hormônios e lipoproteínas.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pinocitose"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pinocitose.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A pinocitose é um processo que ocorre nas células e está relacionado com o transporte de substâncias. A pinocitose pode ser classificada como um tipo de

a) exocitose.

b) fagocitose.

c) transporte passivo.

d) endocitose.

e) osmose.

Questão 2

A migração das vesículas formadas no processo de pinocitose ocorre graças à ação do(s)

a) flagelos.

b) cílios.

c) citoesqueleto.

d) complexo golgiense.

e) retículo endoplasmático.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola