Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sais minerais

Biologia

Alguns alimentos que contêm sais minerais.
Alguns alimentos que contêm sais minerais.
PUBLICIDADE

Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.

Dessa forma, esses elementos, cada um apresentando propriedades químicas distintas, com cargas e afinidades moleculares particulares, foram durante milhões de anos se organizando não só na formação física da matéria, mas também compartilhando o complexo arranjo biológico.

Entre os principais elementos minerais importantes aos seres vivos, destacam-se:

- Cálcio → necessário durante o processo de calcificação e manutenção óssea, compondo também a estruturação dos dentes, além de colaborar com a condução de impulsos nervosos e contração muscular. Fonte: leite e seus derivados (queijo, iogurte) e vegetais com coloração verde escuro.

- Fósforo → auxilia a manutenção óssea, está presente na composição da molécula de DNA, RNA e ATP. Fonte: carne em geral e legumes.

- Sódio → atua na osmoregulação, difusão dos impulsos nervosos e auxílio no processo de contração muscular. Fonte: condimento (sal) utilizado no preparo dos alimentos.

- Flúor → proporciona a formação dos dentes e ossos. Fonte: presente em baixa concentração nos alimentos e adicionada ao fornecimento de água potável.

- Potássio → também participa da osmoregulação, está presente na conformação dos fosfolipídios da membrana plasmática,  participa da transmissão dos impulsos nervosos, e também influencia a contração muscular. Fonte: frutas, verduras e legumes.

- Ferro → parte integrante da molécula de hemoglobina, responsável pela assimilação e transporte de oxigênio. Fonte: fígado, vegetais verdes, ovo e legumes.

- Iodo → composição de substâncias hormonais da glândula tireoide. Fonte: principalmente sal de cozinha enriquecido com iodo.

- Magnésio → presente na molécula de clorofila, proporciona a captação de luminosidade. Fonte: frutas, cereais, legumes e vegetais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Sais minerais "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/os-sais-minerais.htm. Acesso em 19 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Sabemos que diversos íons atuam em nosso corpo desempenhando as mais variadas funções. Um exemplo desses íons é o cálcio, que:

a) atua na formação de ossos e dentes.

b) está presente na composição de hormônios da tireoide.

c) atua na digestão.

d) é um componente extremamente importante das hemácias.

e) faz parte da bomba cálcio-potássio.

Questão 2

Podemos definir a anemia como uma doença em que a quantidade de hemoglobina no sangue está baixa. A hemoglobina é um pigmento responsável pelo transporte de oxigênio e é composta principalmente por:

a) Cloro.

b) Cálcio.

c) Magnésio.

d) Iodo.

e) Ferro.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda mais sobre abobrinha, suas características, tipos e modos de preparo. Ela é muito comercializada no Brasil e apresenta uma série de nutrientes.
Saiba mais sobre a composição química da célula e entenda como as substâncias orgânicas e inorgânicas atuam regulando o funcionamento dessa unidade.