Whatsapp

Cloroplastos

Biologia

PUBLICIDADE

Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde. Elas estão relacionadas com o processo de fotossíntese e, nas plantas, são encontradas principalmente nas folhas.

Podemos encontrar cerca de meio milhão de cloroplastos por milímetro quadrado de superfície foliar e cerca de 40 a 50 cloroplastos em células do mesofilo da folha. Nas angiospermas, os cloroplastos apresentam de 3 a 10 µm de diâmetro e apresentam formato discoide. Os cloroplastos apresentam dupla membrana e um complexo sistema de membranas em seu interior.

Leia também: Quais as diferenças entre as células animais e as células vegetais?

O que é cloroplasto?

Cloroplasto é uma organela celular encontrada em células de vegetais e algas. Os cloroplastos são um tipo de plastídio ou plasto que junto com a presença de vacúolos e parede celular celulósica caracterizam uma célula vegetal. O cloroplasto é rico em clorofila, um pigmento verde que atua no processo de fotossíntese e é responsável por garantir a cor verde das plantas e algas verdes. Além de clorofila, os cloroplastos apresentam também carotenoides que são pigmentos de tom amarelo e alaranjado. Esses pigmentos, normalmente, são mascarados pela clorofila.

Na imagem, é possível observar a presença de estruturas verdes: os cloroplastos, organelas ricas em clorofila.
Na imagem, é possível observar a presença de estruturas verdes: os cloroplastos, organelas ricas em clorofila.
  • Outros plastídios

Como dito anteriormente, os cloroplastos são um tipo de plastídio ou plasto. Além dos cloroplastos, temos ainda outros dois importantes plastídios:

  • cromoplastos,
  • leucoplastos.

Os cromoplastos apresentam pigmentos carotenoides, não contendo clorofila em sua estrutura. A presença de carotenoides torna essas organelas responsáveis, por exemplo, pela coloração de flores, frutas e até mesmo raízes, como é o caso da cenoura.

Os leucoplastos, por sua vez, não apresentam pigmentos, bem como também não possuem um sistema elaborado de membranas. Essas organelas estão relacionadas com o armazenamento de algumas substâncias. Alguns leucoplastos são chamados de amiloplastos devido ao acúmulo de amido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrutura do cloroplasto

Os cloroplastos são organelas celulares que apresentam uma estrutura complexa. Apresentam formato discoide e, assim como as mitocôndrias, duas membranas revestindo-os. Entre essas duas membranas, há o espaço intermembranas. No interior dos cloroplastos, observa-se um fluido denso chamado de estroma, no qual se encontra um sistema de membranas que formam espécies de sacos denominados de tilacoides. O espaço dentro dos tilacoides é denominado de lume do tilacoide, e as clorofilas e carotenoides estão contidos na membrana dos tilacoides.

Os tilacoides podem estar empilhados formando colunas que lembram pilhas de moedas, chamadas grânulo ou grano. Os tilacoides presentes nas pilhas são chamados de tilacoides dos grânulos, e aqueles que interligam as pilhas são chamados de tilacoides intergrânulos ou tilacoides do estroma.

Os cloroplastos podem apresentar grãos de amido, estando o surgimento desses grãos ligado ao processo de fotossíntese. Esses grãos só aparecem quando o organismo está realizando ativamente a fotossíntese. Esse amido fica temporariamente armazenado, tendendo a desaparecer em situações de prolongado escuro. Além do amido, pequenos corpos oleaginosos podem ocorrer nessas organelas.

Observe a estrutura básica de um cloroplasto.
Observe a estrutura básica de um cloroplasto.

Assim como as mitocôndrias, os cloroplastos apresentam DNA próprio circular, similar ao de organismos procariontes, e ribossomos. Devido à presença de DNA e ribossomos, dizemos que os cloroplastos são organelas semiautônomas, apresentando a capacidade de sintetizar algumas proteínas, mas não todas as necessárias. Outra característica importante dos cloroplastos é sua capacidade de originar outro por divisão. As características dos cloroplastos e das mitocôndrias sugerem que essas organelas surgiram graças a uma associação simbiótica com outro organismo. A teoria que explica o surgimento dessas organelas é chamada de teoria endossimbiótica.

Leia também: Quais as diferenças entre células eucariontes e procariontes?

Função do cloroplasto

Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz. Além do papel na fotossíntese, devemos destacar o papel de cloroplasto em outros processos como armazenamento temporário de amido e síntese de aminoácidos e ácidos graxos.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cloroplastos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cloroplastos.htm. Acesso em 16 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Os cloroplastos são organelas típicas de algas e plantas que apresentam a coloração verde. Isso ocorre graças à presença de:

a) carotenoides.

b) clorofila.

c) flavonoides.

d) antocianina.

e) ficobilina.

Questão 2

Os cloroplastos, estruturas relacionadas principalmente com a fotossíntese, estão presentes em algas e plantas. Essas estruturas são delimitadas por duas membranas e são constituídas, internamente, por uma complexa rede de membranas. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que indica corretamente o nome da estrutura indicada pelo número 1.

Observe a estrutura de um cloroplasto
Observe a estrutura de um cloroplasto

a) Estroma.

b) Tilacoide.

c) Granum.

d) Tonoplasto.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Seres autotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou filamentosos.
Amplie seus conhecimentos sobre o Ciclo de Calvin para entender melhor o processo de fotossíntese!
Aprenda mais sobre o citoplasma clicando aqui! Neste texto falaremos sobre o que é citoplasma, a sua função e os movimentos citoplasmáticos.
Conheça mais sobre a célula animal, isto é, seus componentes e as estruturas que a diferenciam da célula vegetal.
Conheça as principais estruturas que caracterizam uma célula vegetal e aprenda a importância de cada uma delas para a planta.
Amplie seus conhecimentos sobre fotossíntese, um processo realizado por seres autotróficos fundamental para a manutenção da vida no planeta.
Entenda o que são plastos e aprenda a importância dessas organelas para a sobrevivência de uma planta.
Conheça como belamente ocorre o processo da fotossíntese por meio da reação química envolvida.
Saiba mais sobre a teoria endossimbiótica e como ela explica a origem de mitocôndrias e cloroplastos.