Topo
pesquisar

Transporte ativo e passivo

Biologia

As substâncias podem atravessar a membrana plasmática com gasto de energia ou não, sendo esses processos conhecidos, respectivamente, como transporte ativo e passivo.
PUBLICIDADE

A membrana plasmática é uma estrutura formada por duas camadas de fosfolipídeos presentes em todas as células existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular.

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.

  • Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.

  • Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
     

Mapa Mental: Transporte através da membrana

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
 

Transporte passivo

Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

  • Difusão simples

    Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.

  • Osmose

    A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    A osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares, que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. Essa diferença de concentração faz com que a água entre no interior das raízes e seja levada posteriormente para o restante da planta.

  • Difusão facilitada

    A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora. Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser transportado. Após a ligação, elas sofrem uma modificação que faz com que o soluto seja levado de um lado para outro. Vale destacar também que a difusão facilitada pode ocorrer por meio de transportadores inespecíficos.


Transporte ativo

O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As plantas absorvem água do solo por intermédio de um processo conhecido como osmose
As plantas absorvem água do solo por intermédio de um processo conhecido como osmose

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Transporte ativo e passivo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/transporte-ativo-passivo.htm. Acesso em 17 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O oxigênio e o gás carbônico são moléculas que atravessam a membrana plasmática da célula do local onde ocorrem em maior concentração para o local com menor concentração. Esse movimento é um tipo de transporte conhecido como:

a) Osmose.

b) Difusão facilitada.

c) Difusão simples.

d) Bomba de sódio e potássio.

e) Transporte ativo.

Questão 2

O transporte de substâncias pela membrana pode ser classificado em passivo e ativo. O transporte passivo é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Todos os exemplos a seguir são de transporte passivo, exceto:

a) Osmose.

b) Bomba de sódio e potássio.

c) Difusão simples.

d) Difusão facilitada.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola