Topo
pesquisar

Complexo de Golgi

Biologia

PUBLICIDADE

O complexo golgiense, ou conhecido pelas seguintes denominações: aparelho de golgi, dictiossomo, golgiossomo ou complexo de golgie, constitui uma organela citoplasmática típica de células eucarióticas, com função fundamental de eliminação de substâncias produzidas pela síntese celular através do processo de secreção.

É formado por vesículas com morfologia de sacos achatados. Além de promover maturação e armazenamento de proteínas ribossomáticas, efetua também a distribuição das moléculas sintetizadas e empacotadas nas vesículas.

Aderidas ao citoesqueleto, as vesículas são transportadas no interior da célula até a região basal da mebrana plasmática. A partir desse instante a membrana da vesícula se funde à membrana da célula, eliminando o conteúdo proteico para o meio extracelular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Boa parte das vesículas transportadoras do retículo endoplasmático rugoso (RER) são transportadas em direção ao complexo de Golgi, passando por sínteses modificadas e enviadas aos seus destinos finais.

Essa organela tende a se concentrar em células especializadas na secreção de substâncias hormonais, principalmente células de órgãos como: o pâncreas (síntese de insulina e glucagom), Hipófise (somatotrofina – hormônio do cescimento) e Tireoide (T3 e T4).

Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

O complexo de Golgi e o aspecto morfológico de sacos empilhados
O complexo de Golgi e o aspecto morfológico de sacos empilhados

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Complexo de Golgi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/complexo-golgi.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Analise as alternativas abaixo e marque a única que não se refere a uma função que pode ser atribuída ao complexo golgiense.

a) secreção celular.

b) glicosilação.

c) adesão celular.

d) síntese de proteoglicanas.

e) síntese de carboidratos.

Questão 2

O complexo golgiense apresenta como principal função distribuir as macromoléculas provenientes do retículo endoplasmático. Algumas dessas substâncias, como algumas proteínas, são levadas para o meio externo por meio de vesículas produzidas por essa organela. Esse processo recebe o nome de:

a) síntese de proteínas.

b) glicosilação.

c) secreção celular.

d) síntese de carboidratos.

e) sinalização.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola