Teoria celular

A teoria celular afirma que as células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos e que elas se originam apenas de outra célula preexistente.

As células fazem parte da constituição do corpo dos seres vivos
Crédito da Imagem: Shutterstock

Hoje em dia é muito difundida a ideia de que os seres vivos são formados por células, com exceção apenas dos vírus. Essa ideia, no entanto, surgiu apenas após diversas observações e posterior formulação da chamada Teoria Celular.

Ideias que levaram à criação da Teoria Celular

Até 1665, as pessoas não sabiam o que eram células e, tampouco, a função que elas desempenhavam. A descoberta foi feita por Robert Hooke após analisar cortes de cortiça no microscópio. Esse cientista percebeu que o material era formado por pequenas cavidades, o que denominou de célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento).

Hooke não percebeu nesse estudo que as células apresentam outros componentes. Isso ocorreu porque sua análise foi feita em um material biológico com células vegetais mortas, por isso, ele conseguiu observar apenas as paredes celulares.

Após essa descoberta, diversos estudos foram realizados a fim de observar as células em outros seres vivos. Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882) propuseram de forma independente, após vários estudos, que todos os seres vivos eram formados por células. Essa ideia tornou-se a base da teoria celular.

Após a aceitação de que os seres vivos eram constituídos por células, começou-se a estudar como essas estruturas surgiam. Segundo Rudolph Virchow (1821-1902), uma célula poderia apenas surgir de outra célula preexistente. Uma frase muito famosa desse pesquisador é: Omnis cellula ex cellula”, que significa “Toda célula origina-se de outra célula”.

Pontos fundamentais da Teoria Celular

A Teoria Celular é formada por ideias de Schleiden, Schwann e Virchow. Os dois primeiros propuseram a base dessa teoria. A Teoria celular pode ser dividida em três postulados:

1. Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas delas derivadas. Assim sendo, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;

2. Na célula são realizados processos que são fundamentais à vida. Isso significa, então, que as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;

3. Todas as células só se originam de outras células preexistentes. Com esse postulado, considera-se que as células realizam divisão celular.

Os vírus e a Teoria Celular

Como todos sabemos, os vírus não são formados por células, característica que faz com que alguns autores não os considerem seres vivos. Os vírus, no entanto, apresentam grande dependência de células para realizar suas atividades, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Assim sendo, mesmo que não tenham células, os vírus necessitam de células para seu funcionamento.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Teoria celular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/teoria-celular.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

As ideias que compõem a teoria celular foram propostas por três pesquisadores:

a) Redi, Oparin e Haldane.

b) Darwin, Lamarck e Aristóteles.

c) Schleiden, Schwann e Virchow.

d) Crick, Watson e Hooke.

e) Gould, Linnaeus e Wilson.

Marque a alternativa que indica o único ser vivo que não obedece à teoria celular:

a) Vírus.

b) Protozoários.