Topo
pesquisar

Célula vegetal

Biologia

A célula vegetal é eucariótica e apresenta peculiaridades, como a presença de parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.
PUBLICIDADE

A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula.

Algumas organelas e estruturas são compartilhadas com outros tipos celulares, como as mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático, ribossomos e peroxissomos. Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegetal, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula. Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.

Parede celular

A parede celular é uma estrutura relativamente rígida que está localizada externamente à membrana plasmática, restringe o tamanho da célula e impede sua ruptura no momento em que ocorre a entrada de água. Além disso, ela também atua na defesa contra organismos patogênicos, na junção de células adjacentes, fornece resistência ao vegetal, entre outras funções.

A parede celular é formada basicamente por celulose, mas também possui outros componentes, como a hemicelulose e substâncias pépticas. Em alguns tecidos, a parede é impregnada de lignina, que funciona como um reforço nas paredes celulares. A lignina é encontrada em paredes de células do esclerênquima e xilema, por exemplo.

Além das substâncias citadas, ao observar uma parede celular, é possível verificar a deposição de cutina, suberina e ceras. O principal papel dessas substâncias é garantir que a perda de água não ocorra de maneira exagerada.

Plastídios

Os plastídios apresentam genoma próprio e capacidade de se autoduplicar, o que sugere que essas estruturas surgiram por endossimbiose. Eles são classificados em três tipos básicos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.

Cloroplastos: são os plastídios mais conhecidos e também os mais complexos. Estão relacionados com a fotossíntese e contêm como pigmento principal a clorofila. Eles apresentam formato discoide, dupla membrana e, em seu interior, uma complexa rede de membranas formada por sacos achatados denominados de tilacoides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na foto acima, é possível observar a epiderme vegetal e vários pontos verdes que correspondem aos cloroplastos
Na foto acima, é possível observar a epiderme vegetal e vários pontos verdes que correspondem aos cloroplastos

Cromoplastos: armazenam principalmente carotenoides, pigmentos responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Essa organela é encontrada em maior quantidade nas partes coloridas das plantas.

Leucoplastos: são plastídios que não possuem nenhum pigmento, mas armazenam substâncias. Eles recebem nomes diferentes de acordo com a substância armazenada. Aqueles que armazenam amido, por exemplo, são chamados de amiloplastos, e aqueles que armazenam proteínas são chamados de proteinoplastos.

Vacúolo de suco celular

O vacúolo de suco celular é uma estrutura típica da célula vegetal que atua em diversas atividades da célula, garantindo, por exemplo, o acúmulo de substâncias, a manutenção do pH, a digestão de componentes celulares, a degradação de macromoléculas, a manutenção da rigidez dos tecidos, o controle osmótico, entre outras funções. Essa estrutura é delimitada por uma membrana denominada de tonoplasto e apresenta em seu interior suco celular.

Os vacúolos em células meristemáticas apresentam-se numerosos e pequenos. À medida que ocorre a diferenciação, os vacúolos iniciam um processo de fusão. Em uma célula vegetal diferenciada, o vacúolo pode ocupar cerca de 90% do espaço celular total.

Glioxissomos

Além das estruturas citadas, em algumas células vegetais, principalmente em sementes oleaginosas, é possível observar a presença de glioxissomos. Essa estrutura, classificada como microcorpo, participa do processo de conversão de lipídios em açúcares.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Observe algumas estruturas presentes na célula vegetal
Observe algumas estruturas presentes na célula vegetal

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Célula vegetal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celula-vegetal.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

As células eucariontes podem ser classificadas em dois grupos principais: células animais e células vegetais. Essas últimas apresentam algumas estruturas exclusivas, tais como os cloroplastos, que são responsáveis pelo processo de fotossíntese. Analise as alternativas a seguir e marque a única estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal da animal.

a) cromoplastos.

b) leucoplastos.

c) vacúolo de suco celular.

d) mitocôndria.

e) parede celular.

Questão 2

Vacúolos são estruturas existentes em diferentes tipos celulares, entretanto, o vacúolo de suco celular é uma estrutura típica da célula vegetal. Observe as funções abaixo e marque aquela que não pode ser atribuída ao vacúolo.

a) Atua no armazenamento de substâncias.

b) Participa do processo de respiração celular.

c) Realiza a digestão de componentes celulares.

d) Promove o controle osmótico.

e) Ajuda na manutenção do pH.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola