PUBLICIDADE
Endocitose é um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.
→ Importância da endocitose para os organismos unicelulares e multicelulares
A endocitose ocorre tanto em organismos multicelulares como em seres unicelulares. Nos unicelulares, como protozoários, a endocitose é fundamental para garantir a nutrição dessas células. Sendo assim, a endocitose nesses organismos funciona como a principal forma de obter alimento.
Em organismos multicelulares, por sua vez, a endocitose tem um papel um pouco diferenciado. Em nós, humanos, por exemplo, que possuímos uma digestão extracelular, as células não funcionam garantindo nossa nutrição. Nesse caso, a endocitose tem papel primordial na defesa. Esse é o caso dos glóbulos brancos do nosso corpo, que captam partículas e organismos invasores.
→ Fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor
Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.
-
Fagocitose (do grego phageîn, comer): Nesse processo de endocitose, que acontece apenas em células móveis, ocorre a emissão de pseudópodes (prolongamentos do citoplasma), que capturam partículas maiores, como micro-organismos. Na fagocitose, forma-se uma vesícula chamada de fagossomo que possui diâmetro > 250 nm.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Pinocitose (do grego pínein, beber): a célula apresenta a capacidade de ingerir fluídos e algumas moléculas neles presentes. A pinocitose pode ou não ser seletiva, ou seja, pode capturar fluidos específicos ou capturar qualquer produto do meio exterior. Nesse tipo de endocitose, formam-se vesículas com diâmetro < 150 nm.
-
Endocitose mediada por receptor: ocorre a captura de macromoléculas em virtude da presença de receptores nas membranas. Nas membranas existem áreas específicas, denominadas de fossetas cobertas, que possuem receptores. Na região voltada para o citoplasma, há também uma variedade de proteínas, principalmente clatrina. As fossetas formam as chamadas vesículas cobertas, que entram no citoplasma e fundem-se com os endossomos. A clatrina solta-se da vesícula e é reutilizada, assim como os receptores.
Curiosidade: O processo de endocitose está presente apenas em eucariontes, pois procariontes não possuem citoesqueleto, fundamental para a movimentação das vesículas formadas no processo.
Por Ma. Vanessa dos Santos