Topo
pesquisar

Endocitose

Biologia

A endocitose é um processo em que a membrana plasmática sofre invaginação com a finalidade de trazer para a célula macromoléculas importantes para seu funcionamento.
Na endocitose, observa-se a formação de vesículas por invaginação
Na endocitose, observa-se a formação de vesículas por invaginação
PUBLICIDADE

Endocitose é um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.

Importância da endocitose para os organismos unicelulares e multicelulares

A endocitose ocorre tanto em organismos multicelulares como em seres unicelulares. Nos unicelulares, como protozoários, a endocitose é fundamental para garantir a nutrição dessas células. Sendo assim, a endocitose nesses organismos funciona como a principal forma de obter alimento.

Em organismos multicelulares, por sua vez, a endocitose tem um papel um pouco diferenciado. Em nós, humanos, por exemplo, que possuímos uma digestão extracelular, as células não funcionam garantindo nossa nutrição. Nesse caso, a endocitose tem papel primordial na defesa. Esse é o caso dos glóbulos brancos do nosso corpo, que captam partículas e organismos invasores.

Fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor

Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.

  • Fagocitose (do grego phageîn, comer): Nesse processo de endocitose, que acontece apenas em células móveis, ocorre a emissão de pseudópodes (prolongamentos do citoplasma), que capturam partículas maiores, como micro-organismos. Na fagocitose, forma-se uma vesícula chamada de fagossomo que possui diâmetro > 250 nm.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Pinocitose (do grego pínein, beber): a célula apresenta a capacidade de ingerir fluídos e algumas moléculas neles presentes. A pinocitose pode ou não ser seletiva, ou seja, pode capturar fluidos específicos ou capturar qualquer produto do meio exterior. Nesse tipo de endocitose, formam-se vesículas com diâmetro < 150 nm.

  • Endocitose mediada por receptor: ocorre a captura de macromoléculas em virtude da presença de receptores nas membranas. Nas membranas existem áreas específicas, denominadas de fossetas cobertas, que possuem receptores. Na região voltada para o citoplasma, há também uma variedade de proteínas, principalmente clatrina. As fossetas formam as chamadas vesículas cobertas, que entram no citoplasma e fundem-se com os endossomos. A clatrina solta-se da vesícula e é reutilizada, assim como os receptores.

Curiosidade: O processo de endocitose está presente apenas em eucariontes, pois procariontes não possuem citoesqueleto, fundamental para a movimentação das vesículas formadas no processo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Endocitose"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/endocitose.htm>. Acesso em 26 de maio de 2019.

O englobamento de partículas sólidas e grandes recebe o nome de fagocitose
Biologia Fagocitose
Observe as características de cada tipo de leucócito
Biologia Leucócitos
O processo de pinocitose é um tipo de endocitose
Biologia Pinocitose
A exocitose é um processo em que ocorre a liberação de uma substância para o exterior da célula
Biologia Exocitose
O citoesqueleto garante forma e sustentação para a célula eucarionte
Biologia Citoesqueleto
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola