Topo
pesquisar

Mitose

Biologia

A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.
PUBLICIDADE

A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe. A divisão celular é um processo dividido em cinco fases principais, sendo essas fases apenas uma classificação didática, uma vez que a mitose é um processo que ocorre continuamente. A seguir, falaremos a respeito da mitose, suas etapas e a importância desse processo de divisão celular para os seres vivos.

Mitose e o ciclo celular

O ciclo celular envolve a interfase e a fase mitótica, a qual inclui a mitose e a citocinese. A interfase é uma fase que precede e sucede a mitose e pode ser dividida em três subfases: G1, S e G2. Durante as três etapas, é possível observar intensa atividade metabólica com a finalidade de preparar a célula para a divisão que se iniciará.

A fase G1 ocorre logo após a mitose e antes da fase S, sendo caracterizada por um período de crescimento da célula e síntese de enzimas e estruturas celulares. Naqueles tecidos que se renovam rapidamente, percebe-se que a etapa de G1 é curta. Vale salientar que algumas células não continuam o ciclo celular e assumem um estado quiescente denominado de G0.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na fase chamada de S, ocorre um importante ponto da interfase, uma vez que é a etapa de duplicação do DNA. Após a fase S, observa-se a fase G2, uma etapa em que se verifica se o DNA está corretamente duplicado. Nessa etapa, a célula também acumula energia para a realização da divisão celular.

Leia também: O que é cromossomo?

Observe as etapas do ciclo celular e alguns dos eventos que ocorrem nessas etapas.
Observe as etapas do ciclo celular e alguns dos eventos que ocorrem nessas etapas.

Fases da mitose

A mitose é dividida em cinco fases principais que são apenas uma divisão didática, uma vez que a mitose é um processo contínuo. As fases da mitose estão no quadro a seguir:

Fases da mitose

Prófase

Prometáfase

Metáfase

Anáfase

Telófase


Leia também: Teoria celular

Prófase

A primeira etapa da mitose. Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico.

Os fusos mitóticos são formados por fibras do fuso, que são feixes de microtúbulos. A montagem dos microtúbulos que formam os fusos ocorre no centrossomo, também chamado de centro organizador de microtúbulos.

Nessa etapa, verificamos que cada cromossomo duplicado está presente como duas cromátides irmãs, as quais estão unidas por meio de seus centrômeros (uma constrição localizada no cromossomo) e ao longo de seus braços.

Mapa Mental: Mitose

Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Prometáfase

Na prometáfase, verifica-se a fragmentação do envelope nuclear, e os cromossomos continuam sua condensação. No centrômero dos cromossomos, nota-se a presença do cinetocoro (complexos formados por proteína especializadas), que serve de local para a ligação dos microtúbulos.

Cada cromátide irmã apresenta seu próprio cinetoro. Os microtúbulos que se ligam aos cinetocoros são chamados de microtúbulos do cinetocoro. Vale enfatizar que alguns microtúbulos não interagem com os cinetocoros, distendendo-se de um polo a outro.

A prometáfase não é uma fase descrita por todos os autores. Muitos consideram apenas a prófase, metáfase, anáfase e telófase como sendo fases da mitose.

Metáfase

Na metáfase, observamos que os centrossomos estão posicionados em polos opostos da célula, e os cromossomos estão reunidos na chamada placa metafásica (plano equatorial). Nessa fase, já não se observa nem o envoltório nuclear, nem o nucléolo.

Anáfase

A anáfase é a fase mais curta da mitose, inicia-se de maneira abrupta com a separação simultânea das cromátides irmãs e completa-se dentro de poucos minutos. Nessa etapa, cada cromátide começa a se mover em direção ao lado oposto da célula.

Esse movimento acontece em consequência do encurtamento dos microtúbulos do cinetocoto em razão da perda de subunidades de tubulina. Nessa etapa, vemos o alongamento da célula e no final da etapa de anáfase observa-se que há, em cada extremidade, uma coleção completa de cromossomos.

Telófase

Na telófase, é possível notar a formação dos núcleos por causa do ressurgimento dos envelopes nucleares ao redor de cada lote de cromossomo. Os envelopes surgem a partir de fragmentos do núcleo da célula-mãe e também de outras porções do sistema de endomembranas da célula. Além do núcleo, o nucléolo também reaparece.

Nessa fase, verifica-se também que os cromossomos descondensam-se, os microtúbulos que ainda estão presentes desaparecem. Nessa fase, a mitose é finalizada e os núcleos das células-filhas entram em interfase.

Citocinese

A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase. A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.

Enquanto nas células animais, observa-se a formação de um sulco que leva à divisão, na célula; vegetal, o que se verifica é a formação da placa celular que se forma na região mediana da célula e cresce para fora.

Importância da mitose

A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.

Leia também: Entenda a relação do câncer com a divisão celular

Diferenças entre mitose e meiose

Assim como a mitose, a meiose é um processo de divisão celular. Entretanto, apesar de levarem a divisão da célula, esses dois processos são distintos. Veja a seguir as principais diferenças entre eles.

DIFERENÇAS ENTRE MITOSE E MEIOSE

Mitose

Meiose

No final do processo, observa-se a formação de duas células-filhas geneticamente iguais.

No final do processo, observa-se a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Ocorre em células somáticas.

Ocorre em células germinativas.

Ocorre uma divisão celular.

Ocorrem duas divisões celulares.


Para saber mais, leia este texto: O que é meiose?


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou.
Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Mitose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mitose.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Fazu-MG) Entre as frases a seguir, em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a:

a)      Na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no equador da célula em maior grau de condensação.

b)      A célula mãe dá origem a duas células filhas com metade do número de cromossomos.

c)       As células filhas são idênticas às células mãe.

d)      Ocorre nas células somáticas, tanto de animais como de vegetais.

e)      É um processo muito importante para o crescimento dos organismos.

Questão 2

(Unifor-CE) Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa:

a)      Crescimento

b)      Regeneração

c)       Recombinação

d)      Reprodução

e)      Gametogênese

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola