PUBLICIDADE
A membrana plasmática é uma estrutura celular que está relacionada com o controle do que entra e do que sai da célula. Algumas substâncias entram e saem da célula por difusão; outras, por transporte ativo, e alguns produtos necessitam de modificações na membrana plasmática, processo conhecido por exocitose.
→ Qual é a função da exocitose?
A exocitose garante que a célula expulse de seu interior algumas substâncias, que podem ser resíduos provenientes do processo de digestão intracelular ou ainda substâncias por ela produzidas.
Entre as substâncias produzidas pela célula, podemos destacar hormônios e neurotransmissores. Essas macromoléculas geralmente são produzidas no retículo endoplasmático, sofrem modificações no complexo golgiense e são presas em vesículas formadas por essa organela. Essas vesículas deslocam-se no sentido da membrana, fundem-se e liberam sua secreção. A exocitose pode acontecer de forma regulada ou não. Na via regulada, ocorre um estímulo que garante o movimento da vesícula. Já na via não regulada, a secreção ocorre de maneira contínua.
→ Como ocorre o processo de exocitose?
No processo de exocitose, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula.
Para que ocorra a fusão das membranas, é necessário que interações moleculares ocorram, uma vez que todas as membranas possuem carga negativa, repelindo-se quando próximas. Na exocitose, as vesículas possuem proteínas fusogênicas que garantem a fusão. Vale destacar que esse processo está associado geralmente ao aumento da concentração de cálcio no citoplasma.
→ O que é o fluxo de membrana?
Como na endocitose observa-se a invaginação da membrana com formação de vesícula, podemos concluir que parte da membrana é perdida. Na exocitose, a superfície celular ganha uma porção de membrana. Isso é o que chamamos de fluxo de membrana: enquanto a endocitose retira porções da membrana, a exocitose devolve-as.
Curiosidade: Você sabia que procariontes não realizam exocitose? Por não possuírem citoesqueleto, não há como as vesículas se movimentarem.
Por Ma. Vanessa dos Santos