Topo
pesquisar

Exocitose

Biologia

A exocitose é um processo realizado pela célula eucariótica em que ocorre a eliminação de substâncias por vesículas e que leva a modificações na membrana plasmática.
PUBLICIDADE

A membrana plasmática é uma estrutura celular que está relacionada com o controle do que entra e do que sai da célula. Algumas substâncias entram e saem da célula por difusão; outras, por transporte ativo, e alguns produtos necessitam de modificações na membrana plasmática, processo conhecido por exocitose.

Qual é a função da exocitose?

A exocitose garante que a célula expulse de seu interior algumas substâncias, que podem ser resíduos provenientes do processo de digestão intracelular ou ainda substâncias por ela produzidas.

Entre as substâncias produzidas pela célula, podemos destacar hormônios e neurotransmissores. Essas macromoléculas geralmente são produzidas no retículo endoplasmático, sofrem modificações no complexo golgiense e são presas em vesículas formadas por essa organela. Essas vesículas deslocam-se no sentido da membrana, fundem-se e liberam sua secreção. A exocitose pode acontecer de forma regulada ou não. Na via regulada, ocorre um estímulo que garante o movimento da vesícula. Já na via não regulada, a secreção ocorre de maneira contínua.

Como ocorre o processo de exocitose?

No processo de exocitose, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que ocorra a fusão das membranas, é necessário que interações moleculares ocorram, uma vez que todas as membranas possuem carga negativa, repelindo-se quando próximas. Na exocitose, as vesículas possuem proteínas fusogênicas que garantem a fusão. Vale destacar que esse processo está associado geralmente ao aumento da concentração de cálcio no citoplasma.

O que é o fluxo de membrana?

Como na endocitose observa-se a invaginação da membrana com formação de vesícula, podemos concluir que parte da membrana é perdida. Na exocitose, a superfície celular ganha uma porção de membrana. Isso é o que chamamos de fluxo de membrana: enquanto a endocitose retira porções da membrana, a exocitose devolve-as.

Curiosidade: Você sabia que procariontes não realizam exocitose? Por não possuírem citoesqueleto, não há como as vesículas se movimentarem.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A exocitose é um processo em que ocorre a liberação de uma substância para o exterior da célula
A exocitose é um processo em que ocorre a liberação de uma substância para o exterior da célula

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Exocitose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/exocitose.htm. Acesso em 22 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome do processo em que uma célula libera uma substância para fora de seu meio interno através de modificações na membrana plasmática.

a) Difusão.

b) Transporte ativo.

c) Endocitose.

d) Plasmólise.

e) Exocitose.

Questão 2

Das células citadas abaixo, qual não realiza exocitose?

a) Célula animal.

b) Célula vegetal.

c) Célula de protozoários.

d) Células de algas.

e) Células bacterianas.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola