Topo

Trigonometria

Matemática

A Trigonometria é o estudo de relações existentes entre lados e ângulos de triângulos, especialmente por meio das definições de seno, cosseno e tangente.

A Trigonometria (trigono: triângulo; metria: medidas) é o estudo da Matemática responsável pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos (possuem um ângulo de 90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis (30º, 45º e 60º), que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente. Nos triângulos que não possuem ângulo reto (ângulo de 90º), as condições são adaptadas na busca pela relação entre os ângulos e os lados.

Um pouco da História da Trigonometria

Os estudos iniciais estão relacionados com os povos babilônicos e egípcios e foram desenvolvidos pelos gregos e indianos. Por meio da prática, conseguiram criar situações de medição de distâncias inacessíveis. Hiparco de Niceia (190 a.C. a 125 a.C.) foi um astrônomo grego que introduziu a Trigonometria como ciência. Por meio de estudos, ele implantou as relações existentes entre os elementos do triângulo.

O Teorema de Pitágoras possui papel importante no desenvolvimento dos estudos trigonométricos, pois é por meio dele que desenvolvemos fórmulas teóricas comumente usadas nos cálculos relacionados com situações práticas cotidianas.

Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaboração dos estudos das funções trigonométricas, relacionadas aos ângulos e aos fenômenos periódicos. A partir do século XV, a modernidade dos cálculos criou novas situações teóricas e práticas relacionadas aos estudos dos ângulos e das medidas. Com a criação do Cálculo Diferencial e Integral pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz, a Trigonometria ganhou moldes definitivos no cenário da Matemática, sendo constantemente empregada em outras ciências, como Medicina, Engenharia, Física, Química, Geografia, Astronomia, Biologia, Cartografia, entre outras.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

artigos Trigonometria

Aplicações Trigonométricas na Física

As Razões Inversas do Seno, Cosseno e da Tangente

As Razões Recíprocas do Seno, do Cosseno e da Tangente

Calculadora Científica na Trigonometria

Comprimento de uma Curva

Uso da trigonometria na construção de estradas

Conversões de Medidas de Ângulos

Fórmulas de transformação de soma em produto.

Funções Trigonométricas