Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Secante, cossecante e cotangente

Secante, cossecante e cotangente são conhecidas como razões inversas das razões trigonométricas cosseno, seno e tangente.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As razões trigonométricas secante, cossecante e cotangente são inversas das razões cosseno, seno e tangente. O estudo da trigonometria no ciclo trigonométrico obteve grandes contribuições para o desenvolvimento das funções inversas

A razão inversa do seno (sen x) é conhecida como cossecante (cossec x), a razão inversa do cosseno (cos x) é conhecida como secante (sec x), e a razão inversa da tangente (tg x) é conhecida como cotangente (cotg x). Elas podem ser representadas por:

Leia também: Os 4 erros mais cometidos na trigonometria básica

Instrumentos utilizados para o estudo da trigonometria.
Instrumentos utilizados para o estudo da trigonometria.

Tópicos deste artigo

Cossecante

Conhecida como a razão trigonométrica inversa do seno, a cossecante é definida para ângulos cujo seno é diferente de zero. Para encontrarmos a cossecante de um ângulo x, basta calcularmos então o inverso do valor de seu seno.

Exemplo

Calcule o valor da cossec 60º.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Cossecante no ciclo trigonométrico

No estudo da trigonometria, a razão cossecante está ligada ao ciclo trigonométrico, que é um círculo de raio 1. Para encontrarmos a cossecante de um ângulo geometricamente, conhecendo o ângulo x, vamos traçar a reta tangente ao ponto B, reta t. A cossecante de x será o seguimento que liga o centro até o ponto em que a reta t intercepta o eixo vertical, representado por AC na imagem.

O seguimento AC é a cossecante do ângulo x.
O seguimento AC é a cossecante do ângulo x.
  • Condição de existência da cossecante

Como vimos que o valor da cossecante é o seguimento que liga o centro da circunferência ao ponto em que a reta tangente toca o eixo vertical, percebemos que existem três ângulos em que não existe cossecante definida, pois a reta tangente não toca o eixo vertical.

Não existe cossecante para os ângulos de 0º, 180º e 360º. Vamos lembrar que nesses ângulos o valor do seno é zero, algebricamente, estaríamos calculando a divisão de 1 por zero, o que não é possível.

Não existe cossecante para os ângulos de 0º, 180º e 360º.
Não existe cossecante para os ângulos de 0º, 180º e 360º.
  • Sinal da cossecante

É possível percebermos, na representação no ciclo, que, para ângulos maiores que 0º e menores 180º, a cossecante será sempre positiva. Para ângulos acima de 180º, o sinal da cossecante será negativo, ou seja, a cossecante é positiva no 1º e 2º quadrantes e negativa no 3º e 4º quadrantes.

Veja também: Redução ao primeiro quadrante no ciclo trigonométrico

Secante

Conhecida como a razão trigonométrica inversa do cosseno, a secante está definida para ângulos cujo cosseno é diferente de zero. Para encontrarmos a secante de um ângulo x, basta calcularmos então o inverso do valor de seu cosseno.

Exemplo:

Calcule a sec 45º.

  • Secante no ciclo trigonométrico

Para encontrarmos a secante de um ângulo geometricamente, conhecendo o ângulo x, vamos traçar a reta t, tangente ao ponto B. A secante de x será o seguimento que liga o centro até o ponto em que a reta t intercepta o eixo horizontal, representado por CD na imagem.

O seguimento CD é a secante do ângulo x.
O seguimento CD é a secante do ângulo x.
  • Condição de existência da secante

Não existe secante para os ângulos de 90º e 270º, geometricamente, porque nesses pontos a reta t não toca o eixo horizontal e, algebricamente, porque o valor do cosseno de 90º e 270º é zero, e a divisão de 1 por zero é impossível.

  • Sinal da secante

Para ângulos maiores que 0º e menores 90º e para ângulos maiores que 270º e menores que 360º, a secante será sempre positiva. Para ângulos acima de 90º e menores que 270º, o sinal da secante será negativo, ou seja, a secante é positiva no 1º e 4º quadrantes e negativa no 2º e 3º quadrantes.

Veja também: Aplicações das leis trigonométricas de um triângulo: seno e cosseno

Cotangente

Conhecida como a razão trigonométrica inversa da tangente, a cotangente está definida para ângulos cuja tangente é diferente de zero. Para encontrarmos a cotangente de um ângulo x, basta calcularmos o inverso do valor de sua tangente.

Exemplo:

Calcule a cotg 30º.

  • Cotangente no ciclo trigonométrico

Para representar a cotangente, traçamos uma reta p, paralela ao eixo horizontal no ponto A. Depois, ao construirmos o ângulo x, traçamos a reta r, que passa pelo centro C e pelo ponto B, para encontrarmos o ponto E, que é o ponto de encontro entre as retas p e r. O seguimento AE será a cotangente do ângulo x.

O segmento AE é a cotangente de x.
O segmento AE é a cotangente de x.
  • Condição de existência da cotangente

A cotangente não existe para ângulos cuja tangente é igual a zero, que são os ângulos de 0º, 180º e 360º. Geometricamente, nesses ângulos a reta r será paralela a p, logo, eles não possuem ponto em comum, o que torna impossível traçar o segmento AE.

  • Sinal da cotangente

O sinal da cotangente é positivo para ângulos maiores que 0º e menores que 90º e também para ângulos maiores que 180º e menores que 270º, e é negativo para ângulos maiores que 90º e menores que 180º e também para ângulos maiores que 270º e menores que 360º. Então a cotangente é positiva para o 1º e 3º quadrantes (ímpares) e negativa para o 2º e 4º quadrantes (pares).

Execícios resolvidos

Questão 1 – As funções trigonométricas cotg x e sec x no segundo quadrante possuem imagens, respectivamente:

a) positiva e positiva

b) negativa e negativa

c) positiva e negativa

d) negativa e positiva

Resolução

Alternativa B.

Analisando-se o comportamento de cada uma das funções, percebe-se que a cotangente é positiva nos quadrantes ímpares e negativa nos quadrantes pares, logo, ela será negativa no 2º quadrante. Já a função secante é positiva no primeiro e quarto quadrantes e negativa no segundo e terceiro quadrantes, logo, ela também será negativa.

Questão 2 - Sabendo-se que x = 90º, o valor da expressão é:

Resolução

Alternativa C.

Substituindo x = 90º, temos que:

Agora vamos calcular separadamente cada uma das razões trigonométricas:

Calculando-se cada uma delas, é possível substituir na expressão:

 

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Raul Rodrigues de Oliveira Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor do programa PIC Jr. (OBMEP) e como professor preceptor do programa Residência Pedagógica. Também é professor concursado da Seduc-GO, gestor escolar e produtor de conteúdo didático.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. "Secante, cossecante e cotangente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/secante-cosecante-cotangente.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Aplicações das leis trigonométricas de um triângulo: seno e cosseno

A leis trigonométricas possuem uma grande aplicação em situações reais, mas para utilizá-las devemos compreender as informações que cada situação requer.
Matemática

Circunferência trigonométrica

Aprenda a determinar ângulos na circunferência trigonométrica, também conhecida como círculo ou ciclo trigonométrico.
Matemática

Círculo trigonométrico

Aprenda a construir o círculo trigonométrico, além de entender como funciona a redução ao primeiro quadrante e como realizar o estudo da trigonometria por meio dele.
Matemática

Identificando os Quadrantes do Ciclo Trigonométrico

Os ângulos do ciclo trigonométrico.
Matemática

Lei dos cossenos

Clique aqui, saiba o que diz a lei dos cossenos, descubra qual é sua fórmula e aprenda quando utilizá-la no estudo de triângulos.
Matemática

Lei dos senos

Clique aqui, descubra o que é a lei do senos, conheça sua fórmula e saiba como utilizá-la no estudo de triângulos.
Matemática

Redução ao primeiro quadrante no ciclo trigonométrico

Dado um ângulo qualquer, você sabe como fazer sua redução ao primeiro quadrante? Veja como realizar essa mudança!
Matemática

Relação Fundamental da Trigonometria

Estudando a relação fundamental da Trigonometria.
Matemática

Seno e cosseno de ângulos obtusos

Conheça as razões trigonométricas de ângulos obtusos conhecidas como seno e cosseno.
Matemática

Trigonometria em um Triângulo qualquer

Lei dos senos e Lei dos cossenos.
Matemática