Simetria no Círculo Trigonométrico

Matemática

PUBLICIDADE

O ciclo trigonométrico é uma circunferência de raio unitário com intervalo de [0, 2π], a cada ponto da circunferência associamos um número real. No ciclo trigonométrico trabalhamos três tipos de simetria: em relação ao eixo vertical (seno), eixo horizontal (cosseno) e em relação ao centro.

Seno

Alguns valores envolvendo seno de ângulos são conhecidos e fáceis de aprimorar, por exemplo, sen π/6 = sen 30º = 1/2. Outro bem familiar é sen π/4 = 45º = √2/2. Para identificarmos o seno dos outros ângulos utilizamos a simetria vertical. Observe a circunferência trigonométrica a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cosseno

No caso dos cossenos vamos utilizar a simetria horizontal para determinar o cosseno dos ângulos do círculo trigonométrico.

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Simetria no Círculo Trigonométrico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/simetria-no-circulo-trigonometrico.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Aprenda a determinar ângulos na circunferência trigonométrica, também conhecida como círculo ou ciclo trigonométrico.
Clique aqui e aprenda as razões trigonométricas cossecante, secante e cotangente! Conheça as suas representações no ciclo e o sinal de cada uma delas.
Dado um ângulo qualquer, você sabe como fazer sua redução ao primeiro quadrante? Veja como realizar essa mudança!
Clique para aprender a calcular o ângulo entre dois vetores!