Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pontos notáveis de um triângulo

Os triângulos possuem alguns pontos que aparecem com frequência em problemas do nosso cotidiano, esses são chamados de pontos notáveis.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os triângulos possuem pontos notáveis com diversas aplicações. Alguns desses elementos, como altura, mediana, mediatriz e bissetriz, que são dados por segmentos de reta no interior do triângulo, possuem importantes características e aplicações, não só na matemática.

Sabemos que a intersecção de duas ou mais retas é dada por um ponto, assim, o encontro desses segmentos formam pontos que possuem importantes características e propriedades, são eles:

 

  • ortocentro
  • baricentro
  • circuncentro
  • incentro
O triângulo é uma das formas geométricas elementares. Compreender suas propriedades é muito importante.
O triângulo é uma das formas geométricas elementares. Compreender suas propriedades é muito importante.

Tópicos deste artigo

Altura do triângulo

A altura de um triângulo é o segmento formado pela união de um dos vértices com seu lado oposto ou seu prolongamento, no qual é formado um ângulo de 90° entre o segmento e o lado. Em todo triângulo, é possível desenhar três alturas relativas a cada um dos lados. Veja:

O segmento AG é a altura relativa ao lado BC, e o segmento DH é a altura relativa ao lado EF. Observe que, para determinar-se a altura relativa ao lado EF, foi necessário realizar-se um prolongamento do lado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ortocentro

O ortocentro é a intersecção das alturas relativas aos três vértices, ou seja, é ponto de encontro entre todas as alturas de um triângulo.

O ponto O é o ortocentro do triângulo ABC.

O ortocentro possui algumas importantes propriedades em alguns tipos de triângulo, veja:

→ No triângulo acutângulo, as alturas e o ortocentro ficam no interior da figura.

→  Em um triângulo retângulo, duas alturas são coincidentes com os dois catetos, uma outra altura fica no interior do triângulo, e o ortocentro é localizado no vértice do referido triângulo, que possui o ângulo de 90°.

→  Em um triângulo obtusângulo, uma das alturas fica no interior do triângulo, e as outras duas ficam no seu exterior, o ortocentro é localizado também nessa parte externa.

Leia também: Classificação dos triângulos: critérios e nomes

Mediana

A mediana de um triângulo é o segmento formado pela união de um dos seus vértices com o ponto médio do lado oposto a esse vértice. Note que, em um triângulo, é possível determinar três medianas relativas a cada um dos lados, veja:

O segmento de reta CD é a mediana relativa ao lado AB. Observe que esse segmento dividiu o lado AB em duas partes iguais, ou seja, ao meio.

Baricentro

O baricentro é dado pela intersecção das três medianas de um triângulo, isto é, pelo ponto de encontro das três medianas, veja:

O ponto G é o baricentro do triângulo ABC.

Assim como no ortocentro, o baricentro possui algumas importantes propriedades, veja:

→ O baricentro determinará em cada uma das medianas segmentos que satisfazem cada uma das igualdades.

Exemplo 1

Sabendo que o ponto G da imagem seguinte é o baricentro do triângulo ABC e que GD = 3 cm, determine o comprimento do segmento CG.

    

Das propriedades do baricentro, sabemos que a razão entre o segmento GD e CG é igual a meio. Assim, substituindo esses valores na relação, temos:

→ Considerando a definição de mediana, veja que todas as medianas estão no interior do triângulo, assim, podemos concluir que o baricentro de qualquer triângulo também está sempre no interior da figura. Essa observação é valida para qualquer triângulo. 

O baricentro também nos dá uma importante característica física dos triângulos, pois ele nos permite equilibrá-los, isto é, o baricentro é o centro de massa de um triângulo.

Veja também: Seno, cosseno, tangente – razões trigonométricas

Mediatriz

A mediatriz de um triângulo é dada por uma reta perpendicular que passa no ponto médio em um dos lados desse triângulo.

Circuncentro

O circuncentro é definido pelo encontro das mediatrizes, ou seja, pela intersecção entre elas. Caso representemos um triângulo inscrito em uma circunferência, veremos que o circuncentro é o centro dessa circunferência, veja:

O ponto M é o circuncentro do triângulo ABC e o centro da circunferência. Os pontos H, I e J são, respectivamente, os pontos médios dos lados CB, CA e AB.

O circuncentro também possui algumas propriedades quando desenhados no triângulo retângulo, obtusângulo e acutângulo.

→ O circuncentro no triângulo retângulo é o ponto médio da hipotenusa.

→ O circuncentro em um triângulo obtusângulo fica no seu exterior.

→ O circuncentro em um triângulo acutângulo fica no seu interior.

Acesse também: Círculo e circunferência – quais são as diferenças?

Bissetriz

A bissetriz de um triângulo é dada pela semirreta que divide um ângulo interno do triângulo. Ao desenhar a bissetriz interna, veja que teremos três bissetrizes internas relativas aos três lados do triângulo:

Incentro

O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas. Como as bissetrizes são internas, o incentro também sempre ficará no interior do triângulo.

O incentro possui algumas propriedades úteis para resolver alguns problemas, veja algumas delas:

→ O centro de uma circunferência inscrita em um triângulo coincide com o incentro dessa figura.

→ O incentro de um triângulo é equidistante de todos os seus lados, isto é, as distâncias entre o incentro e os três lados do triângulo são todas iguais.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Sabendo que o segmento no interior é a bissetriz relativa ao lado AC e que as medidas assinaladas na figura representam o ângulo dividido pela bissetriz, determine o valor de x.

Resolução

Pela definição de bissetriz, sabemos que ela divide o ângulo interno de um triângulo ao meio, isto é, em duas partes iguais, portanto, teremos que:

5x –10 = 3x + 20

Resolvendo a equação do primeiro grau, teremos que:

5x – 10 = 3x + 20

5x – 3x = 20 + 10

2x = 30

x = 15

Portanto, x = 15.

Questão 2 – O segmento de reta perpendicular traçado de um vértice de um triângulo a um de seus lados é denominado:

a) altura

b) bissetriz

c) mediatriz

d) mediana

e) base

Resolução

Das definições que estudamos, vimos que a única que satisfaz a condição do enunciado é a altura. Lembre-se de que a altura é o segmento perpendicular a um dos lados de um triângulo.


Por Robson Luiz
Professor de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LUIZ, Robson. "Pontos notáveis de um triângulo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/pontos-notaveis-de-um-triangulo.htm. Acesso em 07 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a diferença entre regra de três simples e composta?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Como transformar fração em porcentagem?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


Direitos das crianças no Brasil

Veja nesta videoaula o histórico dos direitos das crianças no Brasil, percorrendo o período colonial até a...

Êxodo rural

Assista à nossa aula e descubra o que é o êxodo rural. Conheça as causas e consequências desse fenômeno mundial....