Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como conseguir o certificado do Encceja

Educação

Diplomas do Encceja são emitidos pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais
PUBLICIDADE

Você fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi aprovado (a). Agora, chega o momento de pedir o diploma do ensino fundamental ou médio. Você sabe como conseguir o certificado do Encceja?

No Encceja, o participante que conseguir nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e o mínimo de 5 pontos na redação pode solicitar o diploma do ensino fundamental ou médio. Há também a possibilidade de solicitar a declaração parcial de proficiência para os casos em que a pontuação total do exame não foi alcançada, mas houve a aprovação em uma ou mais matérias. 

Quem emite o certificado do Encceja?

O Certificado de Conclusão pelo Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. Ao todo, são 383 instituições certificadoras cadastradas. A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no próprio edital do Exame.

Veja as instituições certificadoras do Encceja 2019

No caso das secretarias, é feita a emissão de diplomas e declarações parciais de proficiência para os ensinos fundamental e médio, já os institutos são emissores apenas para o ensino médio. 

O Inep não tem responsabilidade na emissão do certificado, apenas repassa as notas das provas para que secretarias estaduais e institutos federais possam emitir o documento. 

Como e onde solicitar o diploma do Encceja?

Após a divulgação do resultado do Encceja, o participante pode procurar as secretarias estaduais de educação ou os institutos federais. É importante levar o documento de identificação com foto e número de inscrição no Encceja para que a pontuação seja localizada pelos emissores dos certificados e declarações de proficiência. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não são todos os institutos federais que emitem a certificação pelo Encceja, por isso, é importante acessar as páginas oficiais dos IFs para saber quais recebem os pedidos dos diplomas e das declarações de proficiência. 

Como usar o diploma do Encceja? 

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o diploma emitido pelas escolas de ensino regular (fundamental ou médio), assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Com o diploma obtido pela prova do Encceja para ensino médio, o estudante pode ingressar no ensino superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso do Enem, é possível usar as notas para:

- entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
- tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni);
- financiar as mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Também é possível usar o certificado do Encceja para comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados. 

Certificados do Encceja são emitidos pelas secretarias de educação e institutos federais
Certificados do Encceja são emitidos pelas secretarias de educação e institutos federais

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Como conseguir o certificado do Encceja"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/como-conseguir-certificado-encceja.htm. Acesso em 17 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
As provas do Encceja 2019 foram aplicadas em agosto. Saiba quando serão divulgados o gabarito e o resultado para ensino fundamental e ensino médio.
Saiba como e quando serão as provas do Encceja 2020. Exame de certificação é meio para conseguir diplomas de ensinos fundamental e médio.
Os gabaritos do Encceja 2019 já estão disponíveis para consulta. As provas foram realizadas em 25 de agosto.
Mais de 430 mil estudantes do ensino superior farão no próximo domingo as provas do Enade 2019. Prazo para preencher questionário termina hoje, 21.
O Inep informou quando os resultados do Encceja 2019 serão divulgados para ensino fundamental e médio. Gabarito sai dia 6 de setembro.