Topo
pesquisar

Como conseguir o certificado do Encceja

Educação

Diplomas do Encceja são emitidos pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais
PUBLICIDADE

Você fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi aprovado (a). Agora, chega o momento de pedir o diploma do ensino fundamental ou médio. Você sabe como conseguir o certificado do Encceja?

No Encceja, o participante que conseguir nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e o mínimo de 5 pontos na redação pode solicitar o diploma do ensino fundamental ou médio. Há também a possibilidade de solicitar a declaração parcial de proficiência para os casos em que a pontuação total do exame não foi alcançada, mas houve a aprovação em uma ou mais matérias. 

Quem emite o certificado do Encceja?

O Certificado de Conclusão pelo Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. Ao todo, são 383 instituições certificadoras cadastradas. A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no próprio edital do Exame.

Veja as instituições certificadoras do Encceja 2019

No caso das secretarias, é feita a emissão de diplomas e declarações parciais de proficiência para os ensinos fundamental e médio, já os institutos são emissores apenas para o ensino médio. 

O Inep não tem responsabilidade na emissão do certificado, apenas repassa as notas das provas para que secretarias estaduais e institutos federais possam emitir o documento. 

Como e onde solicitar o diploma do Encceja?

Após a divulgação do resultado do Encceja, o participante pode procurar as secretarias estaduais de educação ou os institutos federais. É importante levar o documento de identificação com foto e número de inscrição no Encceja para que a pontuação seja localizada pelos emissores dos certificados e declarações de proficiência. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não são todos os institutos federais que emitem a certificação pelo Encceja, por isso, é importante acessar as páginas oficiais dos IFs para saber quais recebem os pedidos dos diplomas e das declarações de proficiência. 

Como usar o diploma do Encceja? 

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o diploma emitido pelas escolas de ensino regular (fundamental ou médio), assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Com o diploma obtido pela prova do Encceja para ensino médio, o estudante pode ingressar no ensino superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso do Enem, é possível usar as notas para:

- entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
- tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni);
- financiar as mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Também é possível usar o certificado do Encceja para comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados. 

Certificados do Encceja são emitidos pelas secretarias de educação e institutos federais
Certificados do Encceja são emitidos pelas secretarias de educação e institutos federais

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Como conseguir o certificado do Encceja"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/como-conseguir-certificado-encceja.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola