Topo
pesquisar

Geografia do turismo

Geografia

O turismo modifica o espaço geográfico porque necessita criar uma infraestrutura e direcionar mão de obra especializada para atender os turistas.
PUBLICIDADE

As viagens internacionais, há algum tempo, servia apenas a uma restrita parcela da população mundial, aquelas com alto poder aquisitivo, no entanto, atualmente a indústria do turismo tem produzido um volume extraordinário de dinheiro, todos os países têm adotado políticas direcionadas ao turismo.

O turismo se expandiu por vários motivos, mas com certeza o que impulsionou essa atividade foi o desenvolvimento dos transportes (ferroviário, rodoviário, hidroviário, marítimo e aéreo) e da telecomunicação (telefone, internet, celular etc.), pois esses facilitam a comunicação entre as empresas que trabalham nesse ramo. Hoje existe um fluxo internacional grande de turistas que gastam e consomem, incrementando ainda mais a atividade.

O ramo turístico modifica o espaço geográfico, pois para atender o turista é preciso criar infraestrutura e direcionar mão de obra especializada, mas é importante destacar que o turismo exerce uma função importante em cidades turísticas, pois as características e a identidade do lugar são preservadas.

Os países que recebem o maior fluxo de turistas são Estados Unidos e União Europeia.
Os europeus são os que mais realizam viagens turísticas, em seguida os Americanos e Canadenses.

Mas é bom ressaltar que essa é uma realidade vivida por pessoas de classe média e alta, que representam a minoria da população mundial. A maioria, aquelas que têm baixo poder aquisitivo, não tem expectativa de realizar tais viagens.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Veja também:
- Cidades do Brasil - História, Pontos Turísticos, Hotéis e Restaurantes.

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Geografia do turismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-turismo.htm>. Acesso em 07 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA