Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Meios de comunicação

Geografia

Meios de comunicação e sua modernização proporcionaram a maior circulação de informações e a conexão de pessoas e lugares. Destaca-se a utilização da internet e do celular.
Dos mais antigos aos mais modernos, os meios de comunicação são utilizados para a transmissão de informações.
Dos mais antigos aos mais modernos, os meios de comunicação são utilizados para a transmissão de informações.
PUBLICIDADE

Meios de comunicação são todos os instrumentos utilizados para a transmissão de informações e ideias, além de promoverem a conexão entre pessoas ou grupos de pessoas. Eles podem ser individuais, quando se estabelece a comunicação entre um indivíduo e outro ou um grupo restrito, ou de massa, quando a informação é propagada para uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

Desde a invenção da escrita até o surgimento da internet, os meios de comunicação passaram por profundas transformações e adaptações. Entre os mais utilizados na atualidade estão a televisão, o computador e os celulares.

Confira no nosso podcast: Internet, redes sociais e conflitos contemporâneos

Resumo sobre meios de comunicação

  • Os meios de comunicação são instrumentos utilizados para a transmissão de informações.

  • Eles podem ser individuais, quando a comunicação ocorre em nível interpessoal, ou de massa, quando se atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

  • São classificados ainda em escritos, sonoros, audiovisuais, multimídia ou hipermídia.

  • Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Tipos de meios de comunicação

Os meios de comunicação podem ser categorizados em dois diferentes tipos de acordo com a plataforma, por meio da qual se dá a propagação de informações, e também o seu público receptor. São eles:

  • Meios de comunicação individual: são aquelas ferramentas que permitem a troca de informações em nível interpessoal e de maneira direta, de um indivíduo a outro ou entre um pequeno grupo de pessoas. O público emissor e receptor da mensagem é, portanto, limitado. Os principais exemplos são: carta, telefone, celular (por meio de aplicativos de mensagem instantânea) e e-mail.

  • Meios de comunicação em massa ou social: são aquelas ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação e a troca de informações com uma vasta quantidade de pessoas, até mesmo populações inteiras. Os principais exemplos são: rádio, televisão, jornal, revista e internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificação dos meios de comunicação

A classificação dos meios de comunicação acontece também de acordo com o tipo de linguagem empregada.

  • Escritos: são os meios em que a informação é transmitida via linguagem escrita. Em muitos dos casos, como nos livros, jornais e revistas, diz-se que são meios impressos ou mídia impressa, produzidos em gráficas e difundidos em ampla escala. Podem ser individuais, como as cartas, ou de comunicação em massa.

  • Sonoros: são os meios em que a informação é transmitida via ondas sonoras. Os principais exemplos dessa categoria de meio de comunicação são o telefone e o rádio. Na última década, tornou-se popular também o podcast, disponibilizado com o auxílio da internet e acessado por meio de aplicativos e sites especializados.

  • Audiovisuais: são os meios em que a informação é transmitida de forma mista, tanto por meio das imagens difundidas em uma tela quanto por meio do áudio, o que ocorre simultaneamente. Como exemplos temos o cinema e a televisão.

  • Multimídia: são os meios em que a transmissão das informações acontece por meio de diversas formas ao mesmo tempo, isto é, por meio de imagens estáticas e dinâmicas, textos e áudios. São exemplos o DVD e o CD-ROM.

  • Hipermídia: os meios de comunicação hipermídia se assemelham à multimídia no sentido de reunir diversas linguagens em um mesmo ambiente, que nesse caso é computadorizado. No entanto, a sua inovação está na presença do hipertexto, que permite o usuário fazer a própria seleção de conteúdos que deseja acessar no momento.

    O caminho que leva até esses conteúdos são os chamados links ou hiperlinks, que direcionam o indivíduo até o documento, pasta, texto, vídeo, foto, áudio desejados, o que pode se dar online (com acesso à internet) ou não. Exemplos desses meios são os computadores e smartphones.

Leia mais: Elementos da comunicação — compõem a estrutura que nos permite criar e compreender mensagens

Quais são os principais meios de comunicação?

Os meios de comunicação passaram por profundas transformações e foram se adaptando à medida que a sociedade se modificava. Alguns deles se tornaram obsoletos com o tempo e foram substituídos por instrumentos mais modernos, como o telégrafo, que, aos poucos, deu lugar ao telefone. Outros, no entanto, embora muito antigos, ainda são utilizados como veículos de transmissão de ideias e troca de informações.

Os principais meios de comunicação hoje utilizados são:

  • Escrita: trata-se da principal forma utilizada para a comunicação, e é definida como um conjunto de símbolos e códigos empregados na transmissão de informações. Ela surgiu milênios antes da era atual, e foi amplamente difundida pelas inúmeras civilizações antigas até o presente.

  • Correio: consiste no envio de documentos, cartas, mercadorias e encomendas, em geral, de um remetente até o destinatário e entre diferentes localidades. Hoje é utilizado em diversas escalas, até mesmo internacional, sendo possível enviar objetos de um país a outro. Trata-se de um meio de comunicação muito antigo, com registros que remontam à Pérsia e ao Egito Antigo.

  • Jornais e revistas: são meios que começaram como impressos e hoje são encontrados na forma física e na digital. São muito utilizados para a propagação de notícias e informações relevantes para a população ou ainda para um recorte específico de público, notadamente quando se trata das revistas.

    O primeiro jornal impresso do mundo surgiu no ano de 1605, em Estrasburgo, hoje parte da França. O formato, entretanto, é muito anterior a isso, e surgiu ainda no Império Romano, por volta de 59 a.C. A primeira revista impressa data de 1663 e se tratou de uma publicação alemã intitulada Edificantes Discussões Mensais.

  • Telefone: surgiu do aprimoramento do telégrafo, que até então transmitia somente códigos. O telefone faz a transmissão de ondas sonoras a longa distância, o que facilitou em muito a comunicação interpessoal em todo o mundo. Surgiu na segunda metade do século XIX.

  • Rádio: trata-se de um meio de comunicação de massas que propaga informações pelo som. É contemporâneo do telefone, tendo surgido também em meados do século XIX.

  • Televisão: realiza a transmissão de imagem e som em tempo real (ao vivo) ou previamente gravados. A sua invenção ocorreu no início do século XX, e os primeiros testes e transmissões ocorreram entre 1926 e 1928.

Aparelhos antigos de televisão expostos, ao lado ou em cima uns dos outros, em loja
A televisão surgiu no início do século XX e permanece até hoje como um importante meio de comunicação de massa.
  • Computador: é, junto dos smartphones, um dos principais meios de comunicação utilizados na atualidade. Ele consiste em um equipamento responsável pelo processamento e armazenamento de dados. A transmissão das informações ocorre de diversas formas, como pela escrita, por imagens, pelo áudio ou por vídeos. Sua invenção data do século XIX, e o advento da internet potencializou o uso dessa ferramenta.

  • Celular e smartphone: são meios de comunicação de longa distância que, inicialmente, propagavam as informações pelo som, posteriormente somado ao texto (mensagens), e hoje realizam também o armazenamento e processamento de dados, tornando-se uma ferramenta multimídia com acesso à internet.

  • Internet: também chamada de rede mundial de computadores, via internet é possível realizar a transmissão de informações de forma simultânea e instantânea para diversas partes do mundo. Ela representou uma verdadeira revolução nas comunicações e nas relações interpessoais e coletivas, e é atualmente parte essencial do cotidiano de muitas pessoas.

Evolução dos meios de comunicação

O estabelecimento de comunicação e a troca de informações sempre foram necessários desde os primórdios da espécie humana. Os registros encontrados em cavernas, que mais tarde receberam o nome de arte rupestre, são evidências da existência de um código de escrita desde a Pré-História, que corresponde aos períodos Paleolítico e Neolítico.

Um sistema de códigos e símbolos foi mais tarde desenvolvido pelas civilizações orientais, por volta de 4000 a.C., que registravam informações importantes do seu cotidiano em superfícies de argila, o que ficou conhecido como escrita cuneiforme.

A escrita foi amplamente utilizada e aperfeiçoada por diversas civilizações até o presente, e é hoje uma importante forma de comunicação, mas não a única. Destaca-se a invenção da imprensa por Johann Gutemberg, no século XV, como uma das principais revoluções na comunicação, iniciando com a reprodução de livros e culminando no desenvolvimento de jornais e revistas, no século XVII.

A comunicação entre longas distâncias utilizando-se de fios para a transmissão de sinais escritos começou a ser pesquisada ao final do século XVIII e se concretizou, em 1835, com a invenção do estadunidense Samuel Morse, que criou o telégrafo, capaz de enviar códigos valendo-se de cabos e da eletricidade. Esse meio se difundiu rapidamente durante o século XIX, e chegou ao Brasil em 1852. Ele representou o início da conexão dos espaços e a redução, ainda que sutil, das distâncias, abrindo espaço para as revoluções técnicas que viriam na sequência.

Em meados do século XIX, por volta do ano de 1860, aconteceram, concomitantemente, os surgimentos do rádio e do telefone, instrumento este que substituiu aos poucos o telégrafo. A segunda invenção é comumente associada a Alexander Graham Bell, mas, no início dos anos 2000, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu o italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci como inventor do telefone.

Os rádios se difundiram principalmente na primeira metade do século XX, sendo um instrumento de comunicação em massa muito utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, a primeira transmissão foi realizada em 1922.

Telefones de diferentes épocas, dispostos em superfície de madeira, representando a evolução do aparelho
Os meios de comunicação foram se modernizando e se adaptando às necessidades contemporâneas. Um dos maiores exemplos disso é o telefone.

O advento da televisão, que teve a sua primeira demonstração no ano de 1927, mas cujo processo de desenvolvimento teve início décadas antes, revolucionou a comunicação de massas e o modo de vida das pessoas. Embora novos instrumentos tenham surgido com o passar do tempo, a TV se modernizou e acompanhou as transformações e demandas da sociedade, e continua fazendo parte do cotidiano.

A modernização dos meios de comunicação se acelerou, a partir da segunda metade do século XX, com o aperfeiçoamento das técnicas, de um lado, e o surgimento de novas demandas por parte da sociedade, de outro. A comunicação interpessoal e de massas sofreu assim uma rápida transformação mediante o aparecimento dos primeiros celulares e da internet, os quais possibilitaram a interconexão com diversas partes do mundo ao mesmo tempo por meio do compartilhamento instantâneo de informações, marcando assim uma importante fase de concretização do fenômeno da globalização.

Atualmente 59,5% da população mundial estão conectados à internet, a maior parcela deles por meio dos smartphones (92,6%). Nota-se, no entanto, que os meios tradicionais não desapareceram, mas foram ressignificados de modo a se adaptarem aos novos tempos.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Meios de comunicação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meios-de-comunicacao.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2022.

Artigos Relacionados
Compreenda o conceito de Era da Informação e entenda como esse processo interfere na dinâmica das sociedades.
Internet, o que é internet, a história da internet, funcionamento da internet, rede de sites, www, urls, acesso a Internet, provedores, Internet no Brasil e o avanço da Informática.
Entenda as diferentes fases da ação humana sobre o espaço, do meio natural ao meio técnico-científico-informacional, um importante conceito geográfico.
Compreender o processo de globalização no que tange a seus antecedentes, mecanismos e evolução.
Conheça mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Saiba quais são suas principais características e entenda também sobre a Quarta Revolução Industrial.