Os tipos textuais são enunciados que se organizam e se agrupam de acordo com a finalidade da comunicação. Do dinamismo de nossas relações sociais, e por consequência as situações comunicacionais nas quais estamos envolvidos, nascem os gêneros textuais, que se apoiam nos cinco tipos de textos existentes.
Esses cinco tipos de textos apresentam características intrínsecas e invariáveis, ou seja, não sofrem a influência do contexto de nossas atividades comunicativas. De maneira predeterminada, apresentam vocabulário, relações lógicas, tempos verbais e construções frasais que acolhem os diversos gêneros. A tipologia textual tem como objeto de estudo os seguintes textos:
Textos narrativos;
Textos dissertativos;
Textos descritivos;
Textos expositivos;
Textos injuntivos.
Nesta seção, você encontrará diversos artigos sobre tipologia textual e sobre as diferenças existentes entre tipos textuais e gêneros textuais. Estudar os tipos textuais é de extrema utilidade para quem quer interpretar e produzir textos. Além disso, identificar as especificidades de cada um dos textos pode nos preparar como leitores. Boa leitura e bons estudos!
Por Luana Castro
Graduada em Letras