Longe de se tornar um estigma, mesmo porque seria indelicado de nossa parte fazer tal afronta ao nosso idioma, o emprego dos tempos e modos verbais por vezes se concebe como algo complexo, mas não incompreensível.
Tal concepção resulta das muitas peculiaridades que se atribuem aos verbos, sobretudo os irregulares. E, por assim dizer, o modo imperativo, apesar de se constituir de apenas duas formas (negativa e afirmativa) não fica aquém de tais acontecimentos. Dessa forma, em face dessa realidade, ocupemo-nos em compreender acerca da forma como se dá a formação do modo imperativo, alvo de alguns questionamentos por parte de muitos usuários do sistema linguístico. Para tanto, subsidiar-nos-emos no verbo “pular”, constituído, basicamente, das pessoas do presente do indicativo e do presente do subjuntivo. Vejamo-lo, portanto:
O imperativo do verbo “pular” se dá mediante o presente do indicativo e o presente do subjuntivo
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Formação do modo imperativo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2019.
Abaixo se encontra demarcada uma letra musical, cuja autoria é da cantora Pitty. Atente-se, pois, a ela e, em seguida, procure responder ao que se pede:
Admirável Chip Novo
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, morre, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor (2x)
[...]
Mas lá vêm eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.
a- Tal criação artística traz em seu refrão algumas formas verbais expressas no imperativo afirmativo. Dessa forma, cite-as.
b – Como você sabe, toda criação artística, seja ela retratada por meio de poemas, canções musicais, pintura, escultura, enfim, muitas vezes revela a ideologia advinda do próprio emissor, levando em conta o contexto que norteia a sociedade como um todo. Nesse sentido, há uma notável crítica impressa nas palavras da cantora, identifique-a.
Há um conhecido anúncio publicitário referente a uma instituição financeira, o qual se constitui dos seguintes dizeres: “VEM PRA CAIXA VOCÊ TAMBÉM!”. Partindo do pressuposto de que somos regidos por um padrão convencional de linguagem, sendo esse manifestado nas situações formais de interlocução, teça um comentário acerca do emprego da forma verbal expressa no modo imperativo, levando em consideração a pessoa gramatical atribuída por ela (por essa forma verbal).
Mais Questões