Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Editorial

O editorial é um gênero textual jornalístico que se posiciona criticamente a respeito dos assuntos mais relevantes para o momento, expressando a opinião de uma equipe.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Editorial é um texto de cunho jornalístico e opinativo que serve para apresentar o posicionamento crítico de determinado grupo (empresa, jornal ou direção) sobre os principais assuntos do momento da publicação. Possui uma linguagem formal e padronizada na norma culta, com argumentação impessoal. Sua estrutura se compõe na apresentação do tema, discussão, fundamentação e conclusão, sendo comumente indicada no topo ou canto da página com algum indicativo como “carta ao leitor”.

Leia também: Carta aberta – gênero argumentativo de caráter público e acessível

Tópicos deste artigo

Características e estrutura de um editorial

O editorial é um gênero textual de cunho jornalístico, opinativo e argumentativo que apresenta a opinião ou o posicionamento crítico da empresa, do jornal ou da direção a respeito dos temas mais patentes no momento da publicação. Desse modo, é um texto que sintetiza, em certa medida, a leitura geral do momento no qual o jornal será publicado, ao mesmo tempo em que apresenta o posicionamento da equipe.

Por ser um texto profissional e direcionado a amplo público, o trato com a linguagem é exigente e padronizado, buscando garantir, com isso, uma identidade do texto jornalístico, bem como a impessoalidade e a acessibilidade à leitura, tendo em vista a diversidade de tipos de leitores que podem se dedicar ao texto.

Nesse sentido, é essencial que se utilize a língua na norma culta, evitando, contudo, palavras e expressões muito específicas ou arcaicas, pois podem dificultar a inteligibilidade do texto. Ainda é comum uma estrutura sintática na voz passiva, com verbos na terceira pessoa do presente do infinitivo. Além disso, por ser um texto que representa um coletivo de pessoas, é escrito conjuntamente e não apresenta assinatura individual. Comumente aparece nos jornais como “carta ao leitor”.

O editorial se divide em três partes principais:

  • introdução;

  • desenvolvimento;

  • conclusão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cada uma dessas partes cumpre uma função importante para garantir ao texto sua unidade de sentido. Abaixo segue uma breve explicação do que deve conter em cada uma das partes.

  • Introdução: deve apresentar uma contextualização do tema, situando, assim, o leitor dentro do cenário no qual se insere o ponto de vista apresentado. Por isso, ela deve trabalhar com as informações mais conhecidas para dar um ponto de partida para a seguinte discussão. Nesse sentido, também é comum que os editoriais apresentem uma tese a respeito dos problemas ou questões levantadas.

  • Desenvolvimento: aprofunda os tópicos indicados na introdução, contextualizando o tema por meio de novas informações, apresentando suas teses com fundamentação e embasamento, principalmente com o uso de dados concretos e/ou reais.

  • Conclusão: faz uma síntese do que foi dito anteriormente, apresentando, em certa medida, um resumo geral do que se pretendeu afirmar com o texto. É também comum uma reafirmação da tese apresentada, bem como a retomada de informações-chaves, além de indicações de possíveis caminhos para o enfrentamento das questões.

Tipos de editorial

Os editoriais apresentam-se no topo ou lateral da folha com algum indicativo, como “carta ao leitor”.
Os editoriais apresentam-se no topo ou lateral da folha com algum indicativo, como “carta ao leitor”.

Os editoriais possuem uma estrutura bem semelhante, entretanto é comum, em alguns jornais, que o editorial venha por setor, ou seja, para cada grande área (economia, esporte, educação, segurança, etc.), há um editorial. Sendo assim, apesar de não falarmos de tipos em termos de estrutura, é preciso observar as variações temáticas.

Veja também: Operadores argumentativos – elementos que cooperam para a coesão de um texto

Como fazer um editorial?

Antes de realizar a escrita, é importante reunir o grupo responsável pelo editorial, a fim de se debater os assuntos do momento, indicar posicionamentos e ideias, para que, após um primeiro consenso, o texto possa ser iniciado de fato na escrita. A tarefa de escrita e revisão do texto pode ser dividida de diferentes modos, a depender do jornal e da equipe envolvida.

Em relação à estrutura, é importante definir qual tese será defendida sobre o momento, identificar as informações que já são conhecidas e desconhecidas ao grande público, pesquisar informações e dados que contribuam na defesa do ponto de vista, para organizar o material dentro da estrutura do editorial.

É pertinente que o texto se inicie com o que é mais conhecido ao leitor, apontando para problemas que indicarão a sua tese. Em seguida, no desenvolvimento, aproveitar para aprofundar o assunto, apresentar outras leituras, colocar os argumentos, fundamentar as defesas, tudo em direção ao convencimento do leitor. Na conclusão, propor um desfecho crítico ou propositivo para o assunto.

 

Por Talliandre Matos
Professora de Redação

Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Editorial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-editorial.htm. Acesso em 05 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas