Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Seminário

O seminário é um gênero textual da oralidade que serve a diversas situações, escolar a profissional, e atua como veículo de apresentação de temas, pesquisas, relatórios.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 O seminário é um gênero oral que serve para apresentar um conteúdo a determinado público, utilizando, se necessário, recursos audiovisuais e outros, com intuito de qualificar a apresentação. Ele serve para diferentes situações, como trabalhos escolares, divulgação de relatórios ou defesa de projetos. Sua linguagem deve estar adequada à norma-padrão, bem como alinhada às características do público-alvo. Pode ser apresentado individualmente ou em grupo, a depender da situação.

Leia também: Elementos da comunicação – aspectos que permitem o fluxo comunicativo

Tópicos deste artigo

O que é um seminário?

O seminário é um gênero textual oral utilizado para apresentar um tema a um grande público. Ele pode trabalhar com diferentes conteúdos e funções, como expor um tema, apresentar relatórios ou ainda ensinar algum conteúdo.

Apesar de ser um gênero oral, o seminário exige um cuidado com a língua, por isso o apresentador deve adequar sua fala à variedade padrão. Além disso, o vocabulário e o nível de pessoalidade devem estar adequados à proximidade entre os interlocutores.

O apresentador precisa garantir que a plateia mantenha a atenção em sua fala, bem como compreenda o conteúdo que está sendo compartilhado. Nesse sentido, ele pode utilizar recursos complementares, como exposição de slides, apresentação de vídeos, gráficos, imagens e outras ferramentas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve um seminário?

O seminário serve a um propósito central: apresentar um conteúdo via apresentação oral para um grande público. Essa função pode ser ramificada para outros propósitos mais específicos, como a exposição de um tema.

A exposição temática pode ser utilizada em aulas, quando se pretende explicar um assunto e utiliza-se do gênero para tal. Também é recorrente em alguns ambientes de trabalho, em que regras, normalizações, novos produtos, serviços e metas podem ser compartilhados entre funcionários via seminário.

Além dessa, outra função comum ao seminário é a apresentação de relatórios. Em alguns casos, o apresentador utiliza esse gênero textual para expor resultados de trabalhos, seja de ordem teórica, seja prática. De forma semelhante a esse propósito, o seminário pode servir também à apresentação de propostas ou projetos. Nesse caso, o gênero pode apresentar uma interferência do aspecto argumentativo, considerando que o apresentador necessita convencer e conquistar o público.

Veja também: Carta aberta – gênero textual que tem como objetivo expor a solicitação de um grupo

Como é feito um seminário?

Um bom seminário deve ser compreensível, organizado e instigante ao público.
Um bom seminário deve ser compreensível, organizado e instigante ao público.

Um seminário deve ser organizado previamente para que consiga atender ao seu objetivo. Desse modo, antes da apresentação, o autor deve fazer uma profunda pesquisa do tema que será abordado. Após o recolhimento e estudo das informações coletadas, deve-se fazer uma seleção do que é mais pertinente para o uso, bem como é preciso estabelecer uma ordem de relevância entre os dados.

Encerrado o primeiro momento de pesquisa e organização pré-textual, é necessário refletir se algum recurso audiovisual ou de outra natureza será utilizado como ferramenta auxiliar na apresentação. Caso opte por algum material, é importante organizá-lo de modo que tanto sua exposição seja possível e eficaz quanto se apresente na ordem adequada ao discurso oral.

Em sequência, organiza-se um roteiro de apresentação. Define-se como será a apresentação inicial, as primeiras informações a serem apresentadas e a sequência de tópicos que aprofundará o assunto, finalizando, por fim, com uma despedida cordial, mais agradecimentos.

Em alguns contextos, é possível que haja rodada de perguntas após a apresentação. Nesses casos, é importante pensar as possíveis respostas, de modo que a plateia perceba o preparo inicial do apresentador, bem como o seu domínio sobre o conteúdo.

Por exemplo, considerando um tema hipotético, como “narração”, o autor pode organizar sua apresentação da seguinte maneira:

  • 1ª fase: apresentação do nome do autor e do tema do seminário.

  • 2ª fase: introdução temática — nesse caso, pode-se falar sobre a origem da narração na vida humana, qual a sua importância social e cultural e qual o propósito da apresentação com o tema.

  • 3ª fase: apresentação da metodologia do seminário, que serve para explicar os blocos da apresentação (tópicos sobre o texto narrativo) e qual o objetivo de cada um deles.

  • 4ª fase: desenvolvimento do tema. Nesse momento, o autor pode apresentar os elementos que compõem os textos narrativos, as diferenças entre narração ficcional e não ficcional, entre outros detalhes que sejam pertinentes.

  • 5ª fase: recapitulação do tema. Retomar os aspectos mais relevantes da introdução e do desenvolvimento, propondo uma visão geral sobre o tema.

  • 6ª fase: considerações finais. Últimos apontamentos sobre a narração, encerramento da apresentação e agradecimento.

Como apresentar um seminário?

A apresentação de um seminário deve obedecer a uma ordem que ajude a organizar as informações do texto e, com isso, contribua para a compreensão do sentido. Nesse caso, a estrutura da apresentação deve organizar-se da seguinte forma:

  • Abertura: deve apresentar todos os autores do seminário, ou seja, aqueles que falam e expõem o conteúdo. A depender do ambiente, as informações necessárias podem variar, mas é essencial informar o nome de todos que falarão. Além disso, ela deve fornecer informações extratextuais que tenham relevância para a apresentação, como curso, nível de especialidade, cargo profissional, etc.

  • Introdução do tema: encerrando a breve apresentação inicial, deve-se encaminhar para o assunto do seminário. Sendo assim, o apresentador (ou apresentadores) deve atrair os leitores para o tema, por meio da exposição de dados iniciais, mais conhecidos e reconhecidos pela plateia. Se a apresentação tiver um teor argumentativo, esse momento também serve à apresentação do problema.

  • Metodologia de apresentação: após iniciar o assunto e indicar o possível problema, deve-se explicar como será feita a apresentação oral, quais os blocos e os tópicos que compõem a estrutura. É possível também que se apresentem informações sobre a metodologia da pesquisa prévia ao seminário.

  • Desenvolvimento: o momento de aprofundar o tema ou os argumentos, apresentando dados e informações inovadoras e/ou críticas. Também pode servir à defesa do ponto de vista, ou ainda à exposição de detalhes do projeto ou relatório.

  • Recapitulação: serve para retomar o conteúdo de forma resumida, destacando os pontos mais relevantes da discussão, como um encaminhamento ao encerramento da apresentação.

  • Conclusão: deve encerrar a apresentação, indicando os últimos tópicos e considerações finais.

  • Encerramento: apresenta um agradecimento cordial e, caso haja possibilidade, abre espaço para perguntas.

Tipos de seminário

Os seminários podem diferenciar-se tanto pelo número de apresentadores quanto pelo contexto de apresentação. Em relação à primeira categoria, dividem-se em:

  • UM APRESENTADOR: enquadra os seminários que possuem um único autor;

  • GRUPO APRESENTADOR: enquadra os seminários que possuem dois ou mais integrantes em sua composição, sendo a apresentação oral dividida entre eles.

Em relação ao contexto de apresentação, existe uma diversidade de tipos, tento em vista que o seminário pode ser adaptado a diferentes situações comunicativas. Alguns deles são os apresentados a seguir.

  • Seminário acadêmico: tipo utilizado em universidades e outras instituições educativas que exigem uma apresentação de temas, trabalhos, pesquisas e outros via seminário.

  • Seminário de projeto: tipo utilizado em apresentações de projetos idealizados pelos autores, geralmente para alguma seleção que faça tal exigência.

  • Seminário de relatório: tipo utilizado para compartilhar resultados e reflexões a respeito de alguma experiência vivida previamente.

 

Por Talliandre Matos
Professora de Redação 

Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Seminário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Artigo de opinião

Você sabe o que é um artigo de opinião? Clique aqui, descubra quais são suas características e estrutura. Aprenda como fazê-lo, e veja um exemplo.
Redação

Ctrl C Ctrl V, o plágio escolar

O Plágio escolar e suas causas.
Sociologia

Desenvolvendo um Trabalho

Como desenvolver um trabalho, como produzir um trabalho, trabalhos escolares, trabalho escolar, procurando um trabalho, produzindo um trabalho, escrevendo, resumindo, fazendo um trabalho.
Dicas de estudo

Dicas ortográficas

Dicas ortográficas são recursos acessíveis ao usuário no sentido de aperfeiçoar cada vez mais a competência linguística, sobretudo na escrita.
Gramática

Memorando

Descubra o que é um memorando e aprenda quais são as suas principais características e sua função no ambiente profissional. Leia exemplos para ajudar na compreensão.
Redação

O debate – Uma modalidade oral

Interaja-se com as características que a ele se referem!
Redação

Requerimento

Conheça o requerimento e descubra as diversas funções cidadãs que o gênero possui. Aprenda sobre sua estrutura e acompanhe modelos.
Redação

Resenha

Conheça o gênero textual resenha e veja qual é a sua estrutura básica, além de conhecer seus diferentes tipos. Saiba qual é a diferença entre resenha e resumo.
Redação

Texto de divulgação científica

Descubra o que são os textos de divulgação científica, quais as suas características e estrutura e como escrevê-los. Leia um exemplo do gênero em questão.
Redação

Trabalho em Grupo

Regras para obter sucesso nos trabalhos feitos com os amigos.
Educação