close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Texto injuntivo

Texto injuntivo está presente em vários gêneros textuais e tem como principal característica explicar algo ou descrever um método para a realização de alguma atividade.

A injunção oferece instrução, como na imagem, em que temos, via linguagem verbal e não verbal, um texto que ensina como lavar as mãos adequadamente.
A injunção oferece instrução, como na imagem, em que temos, via linguagem verbal e não verbal, um texto que ensina como lavar as mãos adequadamente.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores. Ele pode ser facilmente encontrado em textos como receitas médica ou culinária, guias de viagens, material de autoajuda etc.

Na internet é comum encontrarmos diversos textos intitulados “Passo a passo” para realizar determinada ação (“Passo a passo para escrever um texto dissertativo-argumentativo”, “Passo a passo para perder peso mais rápido” etc.). Todos esses textos possuem o elemento instrucional ligado à injunção.

Leia mais: Textualidade — conjunto de características capazes de garantir que algo seja percebido como texto

Tópicos deste artigo

Resumo sobre texto injuntivo

  • É um tipo textual voltado para a instrução ou recomendação ao seu leitor.

  • Apresenta os seguintes elementos: instruir/educar o seu receptor, incentivar ou induzir o leitor, uso de linguagem simples e objetiva, verbos predominantemente no imperativo, infinitivo ou presente do indicativo indeterminado, e estrutura em tópicos.

  • Oferece liberdade ao leitor (podendo seguir ou não as recomendações). Já o texto prescritivo estabelece como pré-condição o cumprimento dos elementos expostos.

Videoaula sobre tipologias textuais: injunção

O que é texto injuntivo?

A injunção é um tipo textual identificado pela presença de marcadores linguísticos relacionados à explicação ou descrição, o famoso “passo a passo”, para a realização de diversas atividades. Esse tipo de texto pode ser encontrado na internet ou em jornais e revistas.

O texto injuntivo está presente em gêneros textuais que possuem como característica principal a orientação ao seu leitor. A seguir, confira alguns dos gêneros textuais com forte presença de marcadores de injunção:

  • manuais de instrução;

  • receitas de cozinha;

  • receitas médicas;

  • textos de orientações comportamentais;

  • textos de orientações religiosas;

  • livros de autoajuda;

  • guias de viagens.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as características do texto injuntivo?

O texto injuntivo apresenta os seguintes elementos:

  • instruir/educar o seu receptor;

  • incentivar ou induzir o leitor a agir da forma recomendada no texto;

  • uso de linguagem simples e objetiva para facilitar a compreensão do leitor;

  • presença de verbos predominantemente no imperativo e, em alguns momentos, no presente do indicativo com sujeito indeterminado ou no infinitivo;

  • estrutura geralmente feita em tópicos por se apresentar mais didática ao leitor.

O texto injuntivo pode variar em sua composição estrutural a depender do gênero utilizado (receita de cozinha e autoajuda apresentam configurações distintas, por exemplo). No entanto, é preciso que o texto apresente uma sequência lógica e de maneira simples ao seu público.

Leia mais: Tipos de sujeito — simples, composto, elíptico e indeterminado

Exemplos de texto injuntivo

Receita de brigadeiro low carb

Ingredientes:

1 xícara de creme de leite (200 ml)

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de cacau em pó

2 colheres de sopa de adoçante (xilitol)

Modo de preparo:

Inserir a manteiga em uma panela em fogo baixo. Em seguida, acrescentar o creme de leite e misturar levemente os dois ingredientes.

Quando estiver homogêneo, acrescentar o cacau em pó e o adoçante.

Mexer até obter a consistência.

Tirar de fogo e, após esfriar, levar à geladeira.

Retirar da geladeira, utilizar as mãos para fazer as bolinhas de brigadeiro, e servir.

O texto acima é um exemplo de como funciona a injunção. A receita low carb divide os ingredientes em tópicos e marcando a quantidade de cada um. Em vermelho, os verbos encontram-se no infinitivo, umas das características do texto injuntivo, passando a ideia de instrução.

BR-153 – EM DIREÇÃO A SÃO PAULO E CALDAS NOVAS, VIRE À DIREITA.

A frase acima é muito encontrada em rodovias. Ela visa a instruir os motoristas sobre qual rumo pegar dependendo do destino que eles podem estar seguindo. Sendo assim, aqueles que estão indo para São Paulo ou Caldas Novas precisam se deslocar para a direita. Em vermelho, identificamos a presença do verbo “virar” no imperativo.

Diferença entre texto injuntivo e texto prescritivo

O texto injuntivo, por funcionar de maneira recomendativa, abre possibilidades ao leitor de cumprir ou não o que nele está escrito. Assim, seu conteúdo não se configura como uma exigência, agindo mais como um conselho. Por outro lado, o texto prescritivo tem como pré-requisito o cumprimento das instruções.

Um bom exemplo de um texto prescritivo são os editais de concursos. Neles, o indivíduo precisa cumprir o que está sendo requerido ou não conseguirá concorrer à vaga. Agora, retomando a receita de brigadeiro, se o sujeito modificar a quantidade ou a ordem de alguns ingredientes, por exemplo, não haverá impedimentos. 

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Texto injuntivo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-injuntivos.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Videoaulas