Injunção é o ato de injungir, ou seja, de instruir, ordenar, de estabelecer leis, regras, para que alguma ação, costume ou circunstância aconteça. A injunção é bastante frequente no cotidiano de grande parte das pessoas, já que podemos encontrá-la em algumas situações durante a interação verbal oral – quando recebemos ou damos ordens a alguém – e/ou verbal escrita – a partir de textos injuntivos, como os manuais de instrução, as receitas culinárias, algumas campanhas eleitorais e publicitárias, as cartilhas com instruções e regras de jogos, bulas de remédio, livro de autoajuda, cartilhas de instrução de viagens aéreas e rodoviárias etc.
Tópicos deste artigo
Textos injuntivos
O texto injuntivo é um tipo de texto, assim como outros que existem e são organizados de maneiras distintas, como o texto narrativo, o dissertativo, o descritivo, o prescritivo e o explicativo.
De maneira geral, os textos injuntivos têm o objetivo de instruir os leitores a realizarem alguma atividade, como instalar um equipamento eletrônico, montar um guarda-roupa, fazer uma receita culinária etc. De maneira geral, como o texto injuntivo é desenvolvido a partir de verbos no modo imperativo (Ex.: Conecte o cabo azul ao televisor.) ou infinitivo (Ex.: Conectar o cabo azul ao televisor), podemos dizer que a função da linguagem de um texto injuntivo é a conativa/apelativa. Ainda com relação à linguagem dos textos injuntivos, esta deve ser clara, objetiva e didática para que possa alcançar o objetivo de promover a execução perfeita da tarefa/atividade a ser realizada.
Geralmente, a mensagem é estruturada em duas partes, sendo a primeira para a enumeração dos elementos/materiais e a segunda para a explicação sobre o modo de realizar a tarefa/atividade.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Leia uma receita de 'Quiche de peito de peru', um perfeito exemplo de texto injuntivo:
Quiche de peito de peru
Ingredientes:
Massa
-
1 xícara (chá) de farinha de trigo (160 g)
-
4 colheres (sopa) de azeite (60 ml)
-
½ xícara (chá) de requeijão (120 g)
-
½ colher (chá) de fermento em pó sal a gosto
Recheio
-
1¼ xícara (chá) de peito de peru picadinho (150 g)
-
1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada (150 g)
-
1/3 xícara (chá) de azeitona verde picadinha (50 g)
-
2 gemas
-
1 xícara (chá) de requeijão
-
(240 g) sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picadinho a gosto
-
2 claras batidas em neve
-
Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:
Massa
1 - Numa tigela coloque 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de azeite, ½ xícara (chá) de requeijão, ½ colher (chá) de fermento em pó, sal a gosto e misture até obter uma massa. Com um rolo, abra essa massa entre dois sacos plásticos e transfira para uma forma de Quiche com fundo falso (25 cm de diâmetro x 3 cm de altura) e forre o fundo e as laterais.
2 - Leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por 15 minutos. Retire do forno e reserve.
Recheio
3 - Coloque em uma tigela 1 ¼ xícara (chá) de peito de peru picadinho, 1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada, 1/3 xícara (chá) de azeitona verde picadinha, 2 gemas, 1 xícara (chá) de requeijão, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picadinho a gosto e misture. Adicione 2 claras batidas em neve e misture delicadamente. Transfira essa mistura para a forma com a massa (reservada acima). Cubra com queijo parmesão ralado a gosto e volte ao forno a 180°C por 40 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo