PUBLICIDADE
O relatório é uma modalidade textual responsável por fazer um registro conciso e direto de todas as atividades feitas por uma pessoa um grupo pertencente a uma instituição, seja ela uma universidade, empresa ou órgão público.
Ele é conhecido por pertencer ao gênero dos textos técnicos, pois em sua linguagem prevalece a denotação e a objetividade. O texto também precisa ser claro. Um bom relatório não apresenta rodeios ou marcas de pessoalidade. Nesse tipo de texto, portanto, utiliza-se a terceira pessoa do singular.
Leia também: Diferenças entre resenha crítica e resumo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre relatório
- 2 - Videoaula sobre relatório
- 3 - O que é um relatório?
- 4 - Características e estrutura de um relatório
- 5 - Passo a passo para elaborar um relatório
- 6 - Tipos de relatório
Resumo sobre relatório
-
O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo.
-
Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem.
-
Ele é escrito de forma impessoal.
-
Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.
-
Ele pode ser classificado em relatório simples e relatório completo.
Videoaula sobre relatório
O que é um relatório?
O relatório é um texto de caráter expositivo cuja finalidade é relatar, de maneira detalhada ou não, o funcionamento de uma instituição ou mesmo uma atividade específica em um determinado período.
Características e estrutura de um relatório
Por se tratar de um texto que se qualifica na categoria redação técnica/oficial, o relatório mantém algumas características do gênero, como:
-
uso da linguagem padrão da língua portuguesa;
-
prevalência de linguagem clara e concisa;
-
predomínio da denotação e da impessoalidade.
Quanto à sua estrutura, o relatório se organiza da seguinte forma:
-
Título: RELATÓRIO ou RELATÓRIO DE […]
-
Texto: Fazer uma breve introdução dos assuntos a serem tratados e depois apresentar em tópicos as principais atividades desenvolvidas, podendo indicar resultados parciais ou finais e os aspectos positivos e negativos do período analisado. Esse item é opcional e depende do objetivo do relatório. Caso haja tabela, imagem e/ou cronograma, é possível apresentá-los como anexo.
-
Local e data: Identificar o período e o local de origem do documento.
-
Assinatura: Registrar a assinatura do responsável pelo relatório, juntamente de seu cargo, caso haja.
Leia também: Memorando — texto usado para comunicados dentro de uma instituição
Passo a passo para elaborar um relatório
O relatório é o registro de atividades em um determinado período. Sendo assim, em primeiro lugar, é preciso obter o registro das principais informações a serem consultadas para a elaboração do relatório. Com uma breve consulta, é possível definir os caminhos para a escrita da redação. Em seguida, deve-se:
-
Definir o título de acordo com o principal assunto a ser abordado no relatório (utilize a estrutura RELATÓRIO DE […]).
-
Na introdução, explicitar os objetivos para a produção do relatório. Por exemplo, um relatório acadêmico tem como finalidade o registro em campo de uma determinada atividade profissional. Essa informação precisa constar no relatório.
-
Descrever as situações de maneira objetiva, sem excessos de descrição e narração. O relatório precisa ser o mais enxuto possível e oferecer informações essenciais.
-
Finalizar o texto, fazendo uma conclusão ou consideração das atividades realizadas.
Tipos de relatório
O relatório pode ser classificado em dois tipos: o relatório simples e o relatório completo.
-
Relatório simples: é feito em forma de síntese, isto é, um resumo descritivo das principais atividades realizadas. Ele geralmente apresenta entre uma e duas páginas e é pouco detalhado.
-
Relatório completo: é maior porque exige mais informações, resultando em um produto extenso. Em alguns casos, como nos relatórios acadêmicos, exige-se que haja capa e contracapa com dados da instituição e do estagiário.
No entanto, nos dois casos, prevalece a ideia do uso de linguagem concisa e direta. Ainda que o relatório completo tenha mais informações, elas precisam ser apresentadas também de forma clara e sem rodeios. Em resumo, a principal diferença entre ambos é que enquanto o primeiro faz uma síntese com os principais temas elencados e brevemente descritos, o relatório completo traz uma estrutura um pouco mais robusta, com mais informações e detalhamento.
Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação