PUBLICIDADE
O anúncio publicitário visa apresentar, ao grande público, determinado produto, marca ou serviço, com o intuito de atrair e convencer os consumidores a adquirirem ou aderirem ao que está sendo apresentado. A linguagem desse gênero é mista, mesclando elementos verbais com não verbais. Para construir um bom anúncio, é preciso estar atento, além de ter em mente, de modo objetivo, o que está sendo apresentado. A forma de apresentação pode variar a depender da necessidade da marca.
Leia também: O que são os operadores argumentativos?
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é um anúncio publicitário?
- 2 - Tipos de anúncio publicitário
- 3 - Característica e estrutura do anúncio publicitário
- 4 - Como fazer um anúncio publicitário?
- 5 - Exemplos de anúncio publicitário
O que é um anúncio publicitário?
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem a função de apresentar determinado produto/marca para um amplo público, no intuito de atraí-lo a adquirir o objeto ofertado. Por ser um texto curto, mas com presença de caráter argumentativo, esse gênero amplia as possibilidades de expressão da língua e mescla o uso de linguagem verbal e não verbal.
Quando uma determinada marca pretende apresentar um novo ou já conhecido produto, o que faz com que um consumidor escolha por um e não outro produto? A qualidade pode ser uma das respostas, mas uma grande influenciadora de nossas escolhas de consumo é a publicidade da marca, ou seja, é a maneira como ela expressa, apresenta e vende seus produtos.
Nesse contexto, o anúncio publicitário é o veículo pelo qual as marcas dialogam com um amplo público, apresentando seus produtos e/ou serviços, de modo criativo e instigante. A linguagem visual — com a exploração de cores, texturas, contrastes, luz — e a linguagem sonora podem ser exploradas de modo significativo nos textos publicitários.
A linguagem verbal, embora tenha sua relevância no gênero, apresenta diferenças do seu uso mais comum, pois passa a ter um valor mais conotativo, de modo que todas as palavras, bem como a estrutura na qual elas estão organizadas, passam a ser mais simbólicas e expressivas, além de estarem à disposição do conteúdo que se deseja expressar.
Tipos de anúncio publicitário
Os anúncios publicitários apresentam subgêneros em sua manifestação no mundo. Essas subdivisões determinam variações na forma como os textos são construídos. A princípio, existem duas grandes categorias nessa diferenciação: os anúncios em texto/imagem e os anúncios em vídeo.
Os anúncios em texto/imagem enquadram todos os tipos de textos publicitários que apresentam uma forma “estática”, composta por elementos verbais e não verbais, ou seja, não se referem somente à escrita, mas principalmente à falta de movimento. Nessa categoria, enquadram-se outdoor, anúncios em margens de sites, cartazes e até posts em redes sociais.
Os anúncios em vídeo enquadram os textos que apresentam alguma cena ou animação responsável por, por meio da figuração, representar um estado de espírito, ilustrar uma vantagem, apresentar uma transformação ou explorar circunstâncias do cotidiano com outra perspectiva, para, assim, conseguir convencer os consumidores de que aquele produto ou marca é o melhor. Nesse sentido podem ocorrer diálogos, músicas, danças e outras linguagens artísticas como elementos da linguagem.
Característica e estrutura do anúncio publicitário
O anúncio publicitário se caracteriza e se estrutura baseado no conteúdo que deseja expressar, ou seja, a depender da mensagem decidida, elabora-se uma forma textual, com hibridismo de linguagem, capaz de chamar a atenção e convencer os consumidores a adquirirem o produto/serviço. Desse modo, é importante destacar que os textos publicitários apresentam diferentes formas e, nesse caso, isso é positivo.
A publicidade procura trabalhar com o novo, mesmo que se refira a um produto já existente. A tentativa dos textos é apresentar um aspecto diferencial que consiga se destacar e atrair o público. Para ajudar nesse processo, os textos apoiam-se nos mais diversos elementos de linguagens (imagem, vídeo, som, dança, desenho, cores, texturas, etc.), para produzir algo novo, significativo e atraente.
A importância do poder de convencimento se relaciona com o público-alvo desse gênero textual. Nesse caso, as publicidades se enquadram como textos de massa, ou seja, textos que dialogam com um grande número de pessoas, em diferentes locais e com diferentes realidades e ideais de mundo, logo a linguagem precisa acolher essa diversidade de modo eficiente.
Em relação à mensagem, o anúncio publicitário busca apresentar valores ideais de alegria, juventude, evolução, crescimento, ou seja, trabalha o conteúdo para expressá-lo como algo positivo, como um “degrau mais alto” em relação a algo ou alguém. Esse modo de expressar idealiza os conceitos em “como devem e podem ser” e em “como vai ser”, caso se adquira o produto.
Por sua linguagem concisa e curta, os textos trabalham a palavra como um recurso de forte poder expressivo, portanto fogem dos seus usos denotativos e mais “comuns” e passam a ser um “ícone” de alguma parte da mensagem. Isso também ocorre com os outros elementos, como as cores, que possuem uma simbologia, bem como a padronização dos corpos, do bom e mal, do bonito e feio, etc.
Veja também: Editorial – gênero que apresenta o posicionamento crítico de determinado grupo midiático
Como fazer um anúncio publicitário?
Um anúncio publicitário sempre apresenta algo a ser vendido ou servido, desse modo é importante pensar e escolher o que será apresentado no anúncio e qual a mensagem que se deseja passar com a venda desse produto. Por exemplo, em vez de escrever “usar esse perfume te deixa atraente”, deve-se pensar em um tipo de contexto ou imagem que represente essa mensagem.
Pode-se escolher um desenho, uma cena ou uma animação para produzir o anúncio. Após essa escolha, deve-se considerar a simbologia das cores, palavras, ambiente, diálogos, sons, iluminação ou qualquer outro aspecto que ajude a fortalecer o impacto do seu anúncio e a gerar a sensação desejada nos consumidores.
É importante considerar que a publicidade se dirige a um público de massa, logo é necessário tomar cuidado com preconceitos linguísticos, estéticos e outros, que podem prejudicar a sua mensagem, ao excluir parte importante dos consumidores. Entretanto, pode-se explorar os ideais desejados pelos consumidores, apontando para a eficácia do produto/serviço.
Exemplos de anúncio publicitário
A seguir, encontram-se alguns exemplos do gênero textual anúncio publicitário.
O primeiro exemplo apresenta uma propaganda da nova bebida do “Café da Lu”. O nome do estabelecimento já é colocado em posição superior, algo que pode reforçar o vínculo entre produto, consumidor e marca. Há também o jogo de cores que mistura os tons de marrom, que remetem ao café e ao chocolate, ao mesmo tempo em que o fundo preto contribui para uma noção de seriedade ou sofisticação, que pode, inclusive, ser uma identidade da cafeteria. Mesclado a esses tons mais fechados, vê-se a marcação do verde das folhas e do amarelo, contribuindo para o “clima de verão”, sem negar a identidade do estabelecimento.
O anúncio trabalha com frases curtas e incisivas que apresentam as dúvidas, necessidades, respostas e soluções: “VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU?”/ “AQUI TEM”. Além disso, embora não conste o preço da bebida, afirma-se que, na compra de uma bebida, ganha-se outra. Essas são algumas das estratégias de atração e convencimento que a publicidade pode utilizar para oferecer um produto ou serviço.
O segundo exemplo trata de um anúncio da Secom, setor responsável por divulgar os materiais publicitários do Governo Federal. Nele, recebemos a informação de uma medida do governo que reduz os impostos a empresas que fornecem acesso à internet. Além da informação verbal, o anúncio explora a fotografia, referenciando as torres que permitem o compartilhamento de dados, e o próprio céu, que apresenta uma coloração muito expressiva, podendo evocar sensação de grandeza e expansão. Toda a imagem visual contribui na produção de sentido do texto verbal, de modo que a mensagem chegue de forma impactante e significativa ao interlocutor.
Por Talliandre Matos
Professora de Redação