Fundo Menu

Cinética Química

A Cinética Química envolve o estudo da velocidade das reações e dos fatores que interferem na ocorrência delas e na sua velocidade.

A velocidade de uma reação é estudada na Cinética Química

A Cinética Química estuda a taxa de desenvolvimento, isto é, a velocidade, com que as reações se processam e como podemos interferir, aumentando ou diminuindo essa velocidade.

Esse ramo da Química é extremamente importante para o desenvolvimento de nossa sociedade. Por exemplo, uma das suas áreas de estudos analisa os catalisadores, substâncias fundamentais para a indústria, pois eles são capazes de acelerar a velocidade de muitas reações. Dessa forma, a Cinética Química torna possível a produção de uma série de compostos importantes para a nossa vida, que de outra forma demorariam muito para serem formados e, ainda por cima, em quantidade muito pequena.

Além disso, a Cinética Química fornece também as ferramentas necessárias para sabermos como diminuir a velocidade de reações indesejadas, como a decomposição de alimentos.

Entenda melhor sobre esse campo, que está em constante progresso, ao ler os textos abaixo com bastante atenção.

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Cinética Química"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cinetica-quimica-.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

Artigos Cinética Química

Na autocatálise, não é necessário adicionar um catalisador, ele surgirá como produto da própria reação

Autocatálise

A catálise é um processo muito importante para as produções industriais. Conheça um dos tipos de catálise, a autocatálise.

Catálise e catalisador

Presença de catalisadores em reações químicas.

Modelo da enzima pepsina, responsável pela digestão de proteínas alimentares (as diferentes cores representam as subunidades que compõem a enzima)

Catálise enzimática

A catálise enzimática é muito importante para a manutenção de nossa vida e para a determinação de doenças. Veja como ela ocorre em nosso organismo.

O catalisador automotivo ou conversor catalítico é um exemplo do cotidiano de catálise heterogênea

Catálise Heterogênea

Entenda o que caracteriza uma catálise heterogênea.

O catalisador adicionado à reação provoca sua aceleração. Nesse caso, todos estão em meio aquoso, sendo, portanto, uma catálise homogênea

Catálise Homogênea

Entenda como ocorre a catálise homogênea e veja como é alterado o mecanismo da reação a fim dela se processar mais rapidamente.

Quando o combustível é oxidado na câmara de combustão, libera-se calor, aumentando a energia cinética de suas moléculas. Assim que os gases quentes sã

Cinética Química

Cinética Química: ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

Reações se processando mais rapidamente devido à adição de catalisador

Como atuam as substâncias catalisadoras?

Descubra como as substâncias catalisadoras conseguem aumentar a velocidade das reações sem nem ao menos serem consumidas nelas.

Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão

Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações

Um aumento na concentração dos reagentes aumenta a velocidade de uma reação. Entenda o porquê lendo esse texto.

Reação química ocorrendo

Condições para Ocorrência de Reações Químicas

Por que um giz não reage em contato com a água, enquanto que o sódio metálico sim? Existem algumas condições para a ocorrência de reações; veja quais são lendo esse texto.

A energia necessária para romper as ligações é denominada energia de ativação

Energia de ativação

A energia de ativação é a quantidade de energia mínima necessária para que a reação ocorra.

O sangue possui uma enzima que atua como catalisadora da decomposição da água oxigenada, ou seja, que aumenta a velocidade dessa reação

Fatores que alteram a velocidade das reações

Conheça os fatores que alteram a velocidade das reações estudados em Cinética Química e veja como eles atuam.

Os inibidores de catalisador são usados em conservantes de cosméticos

Inibidores de Catalisador

Conheça a ação anticatalítica realizada em muitas reações químicas pelos inibidores de catalisador, conhecidos também como venenos ou anticatalisadores.

A velocidade das reações é diretamente proporcional à concentração dos reagentes

Lei da velocidade das reações químicas

Conheça a equação matemática que é usada para representar a lei da velocidade de uma reação química em determinada temperatura.

A equação da lei da velocidade para as reações não elementares só pode ser conseguida por meio da realização do experimento

Lei da velocidade para reações não elementares

Descubra como é determinada a lei da velocidade para reações não elementares, conteúdo muito importante em Cinética Química.

A ordem da reação é uma relação matemática

Ordem da Reação

Entenda como a concentração de cada reagente relaciona-se matematicamente com a taxa de desenvolvimento da reação global por meio da ordem da reação.

Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó e, no segundo, está em comprimido

Superfície de Contato e Velocidade das Reações

Entenda por que aumentar a superfície de contato entre os reagentes (como no caso de triturar ou pulverizar um sólido) contribui para o aumento da velocidade da reação.

Um aumento na temperatura aumenta a velocidade da reação e vice-versa

Temperatura e Velocidade das Reações

A temperatura tem grande influência na velocidade das reações, sendo diretamente proporcionais. Veja por que isso acontece lendo esse texto.

A colisão entre as moléculas é determinante para a ocorrência de uma reação.

Teoria das Colisões

Clique para entender tudo a respeito da Teoria das Colisões, que está ligada com a velocidade e ocorrência de uma reação química. Confira o que é energia de ativação, complexo ativado, os...

A velocidade das reações pode variar de acordo com o intervalo de tempo, por isso, trabalhamos com velocidade média

Velocidade das Reações Químicas

Entenda como é calculada a velocidade das reações no estudo de Cinética Química.

Estude agora