Topo
pesquisar

Eletroquímica

Química

A eletroquímica é o ramo da química que estuda as pilhas, as baterias e as eletrólises.
O estudo da eletroquímica envolve processos com transferência de elétrons, tais como pilhas, baterias e eletrólises
O estudo da eletroquímica envolve processos com transferência de elétrons, tais como pilhas, baterias e eletrólises
PUBLICIDADE

A Eletroquímica é o campo de pesquisas que estuda as relações existentes entre reações de oxidorredução e corrente elétrica. Essa área divide-se basicamente em dois ramos opostos:

  • Pilhas e baterias: essa área estuda a transformação de energia química em energia elétrica. Nesses dispositivos, reações de oxirredução, em que há transferências de elétrons, produzem correntes elétricas que são utilizadas para fazer determinados equipamentos funcionarem. Esse é um processo espontâneo.
  • Eletrólise: estuda como a energia elétrica é transformada em energia química. A passagem de corrente elétrica vinda de algum gerador (como uma pilha ou bateria), por um sistema líquido, produz reações de oxirredução. Visto que a corrente elétrica precisa ser fornecida, esse processo não é espontâneo.

Em nossa sociedade, as interações entre eletricidade e transformações químicas tornam-se cada vez mais importantes, pois proporcionam um desenvolvimento da tecnologia, de descobertas de fontes de energia, de questões ligadas à Medicina, do bem-estar e comodidade para as pessoas e assim por diante. Por isso, não deixe de ler os textos desta seção e conferir o quanto a Eletroquímica é essencial para as nossas vidas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola