Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Superfície de Contato e Velocidade das Reações

Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação.

Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó e, no segundo, está em comprimido
Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó e, no segundo, está em comprimido
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na imagem acima, temos dois copos com água, sendo que no primeiro, adicionou-se pó efervescente e no segundo, adicionou-se um comprimido efervescente. Se compararmos os dois casos, em qual dos copos o antiácido terá se dissolvido mais rapidamente?

Sabemos que é no primeiro, no que adicionamos o pó. Isso acontece porque a superfície de contato do remédio é maior quando ele está na forma de pó do que na forma de comprimido.

Lembre-se de que toda reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária. Portanto, quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação.

No caso do comprimido, somente as partículas que se encontram na superfície é que irão reagir com as moléculas de água. À medida que elas forem consumidas, as partículas mais internas passarão a entrar em contato com a água e reagirão progressivamente até que todo o reagente acabe.

Isso não acontece no caso do pó, já que ele possui uma maior área em contato com as moléculas de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse fato acontece em diversos casos e isso nos leva à seguinte generalização:

Superfície de contato e velocidade da reação

No entanto, aumentar a superfície de contato apenas intensifica a velocidade da reação, mas não aumenta a quantidade dos produtos no final do processo.

Outro exemplo que nos mostra que aumentar a superfície de contato acelera a reação ocorre quando nos alimentamos. Quanto mais mastigamos o alimento, aumentando sua superfície de contato, maior será a velocidade da nossa digestão.

Devemos mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão

É interessante que quanto menos mastigamos, mais sono sentimos após o almoço. Isso acontece porque o suco gástrico que digere os alimentos possui como principal constituinte o ácido clorídrico (HCl). Para a formação desse ácido são retirados íons H+ do sangue, o que gera o estado de sonolência, que é chamado de alcalose pós-prandial.

Quanto menos mastigamos, mais tempo durará a reação de digestão e mais íons serão retirados do sangue, aumentando a nossa vontade de dormir.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Superfície de Contato e Velocidade das Reações"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/superficie-contato-velocidade-das-reacoes.htm. Acesso em 09 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Puccamp-SP) Considere as duas fogueiras representadas a seguir, feitas, lado a lado, com o mesmo tipo e quantidade de lenha.

Toras de madeira em exercício sobre superfície de contato e velocidade das reações
Toras de madeira em exercício sobre superfície de contato e velocidade das reações

A rapidez da combustão da lenha será:
a) maior na fogueira 1, pois a superfície de contato com o ar é maior.
b) maior na fogueira 1, pois a lenha está mais compactada, o que evita a vaporização de componentes voláteis.
c) igual nas duas fogueiras, uma vez que a quantidade de lenha é a mesma e estão no mesmo ambiente.
d) maior na fogueira 2, pois a lenha está menos compactada, o que permite maior retenção de calor pela madeira.
e) maior na fogueira 2, pois a superfície de contato com o ar é maior.

Exercício 2

(UFRGS-RS) Indique, entre as alternativas abaixo, a forma mais rapidamente oxidável para um material de ferro, supondo-as todas submetidas às mesmas condições de severidade.

a) Limalha.     b) Chapa plana.     c) Esferas.     d) Bastão.     e) Lingote.

Artigos Relacionados


Autocatálise

A catálise é um processo muito importante para as produções industriais. Conheça um dos tipos de catálise, a autocatálise.
Química

Catálise Heterogênea

Entenda o que caracteriza uma catálise heterogênea.
Química

Catálise Homogênea

Entenda como ocorre a catálise homogênea e veja como é alterado o mecanismo da reação a fim dela se processar mais rapidamente.
Química

Catálise enzimática

A catálise enzimática é muito importante para a manutenção de nossa vida e para a determinação de doenças. Veja como ela ocorre em nosso organismo.
Química

Cinética Química

Cinética Química: ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.
Química

Como atuam as substâncias catalisadoras?

Descubra como as substâncias catalisadoras conseguem aumentar a velocidade das reações sem nem ao menos serem consumidas nelas.
Química

Condições para Ocorrência de Reações Químicas

Por que um giz não reage em contato com a água, enquanto que o sódio metálico sim? Existem algumas condições para a ocorrência de reações; veja quais são lendo esse texto.
Química

Energia de ativação

A energia de ativação é a quantidade de energia mínima necessária para que a reação ocorra.
Química

Inibidores de Catalisador

Conheça a ação anticatalítica realizada em muitas reações químicas pelos inibidores de catalisador, conhecidos também como venenos ou anticatalisadores.
Química

Teoria das Colisões

Clique para entender tudo a respeito da Teoria das Colisões, que está ligada com a velocidade e ocorrência de uma reação química. Confira o que é energia de ativação, complexo ativado, os fatores que ampliam a colisão entre as partículas e alguns exercícios resolvidos sobre o tema.
Química