Topo
pesquisar

Superfície de Contato e Velocidade das Reações

Química

Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação.
Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó e, no segundo, está em comprimido
Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó e, no segundo, está em comprimido
PUBLICIDADE

Na imagem acima, temos dois copos com água, sendo que no primeiro, adicionou-se pó efervescente e no segundo, adicionou-se um comprimido efervescente. Se compararmos os dois casos, em qual dos copos o antiácido terá se dissolvido mais rapidamente?

Sabemos que é no primeiro, no que adicionamos o pó. Isso acontece porque a superfície de contato do remédio é maior quando ele está na forma de pó do que na forma de comprimido.

Lembre-se de que toda reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária. Portanto, quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação.

No caso do comprimido, somente as partículas que se encontram na superfície é que irão reagir com as moléculas de água. À medida que elas forem consumidas, as partículas mais internas passarão a entrar em contato com a água e reagirão progressivamente até que todo o reagente acabe.

Isso não acontece no caso do pó, já que ele possui uma maior área em contato com as moléculas de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse fato acontece em diversos casos e isso nos leva à seguinte generalização:

Superfície de contato e velocidade da reação

No entanto, aumentar a superfície de contato apenas intensifica a velocidade da reação, mas não aumenta a quantidade dos produtos no final do processo.

Outro exemplo que nos mostra que aumentar a superfície de contato acelera a reação ocorre quando nos alimentamos. Quanto mais mastigamos o alimento, aumentando sua superfície de contato, maior será a velocidade da nossa digestão.

Devemos mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão

É interessante que quanto menos mastigamos, mais sono sentimos após o almoço. Isso acontece porque o suco gástrico que digere os alimentos possui como principal constituinte o ácido clorídrico (HCl). Para a formação desse ácido são retirados íons H+ do sangue, o que gera o estado de sonolência, que é chamado de alcalose pós-prandial.

Quanto menos mastigamos, mais tempo durará a reação de digestão e mais íons serão retirados do sangue, aumentando a nossa vontade de dormir.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Superfície de Contato e Velocidade das Reações"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/superficie-contato-velocidade-das-reacoes.htm. Acesso em 24 de junho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Puccamp-SP) Considere as duas fogueiras representadas a seguir, feitas, lado a lado, com o mesmo tipo e quantidade de lenha.

Toras de madeira em exercício sobre superfície de contato e velocidade das reações
Toras de madeira em exercício sobre superfície de contato e velocidade das reações

A rapidez da combustão da lenha será:
a) maior na fogueira 1, pois a superfície de contato com o ar é maior.
b) maior na fogueira 1, pois a lenha está mais compactada, o que evita a vaporização de componentes voláteis.
c) igual nas duas fogueiras, uma vez que a quantidade de lenha é a mesma e estão no mesmo ambiente.
d) maior na fogueira 2, pois a lenha está menos compactada, o que permite maior retenção de calor pela madeira.
e) maior na fogueira 2, pois a superfície de contato com o ar é maior.

Questão 2

(UFRGS-RS) Indique, entre as alternativas abaixo, a forma mais rapidamente oxidável para um material de ferro, supondo-as todas submetidas às mesmas condições de severidade.

a) Limalha.     b) Chapa plana.     c) Esferas.     d) Bastão.     e) Lingote.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola