Topo
pesquisar

Autocatálise

Química

A autocatálise é um tipo de reação na qual um dos produtos formados atua como o catalisador da própria reação.
PUBLICIDADE

As reações de catálise são aquelas que utilizam um catalisador, isto é, uma substância capaz de aumentar a velocidade dessa reação sem participar dela, pois é totalmente regenerado ao final do processo. A reação se processa mais facilmente porque há uma diminuição da barreira de energia ou energia de ativação.

O número de processos químicos que utilizam catalisadores aumenta constantemente, sendo que atualmente mais de 80% dos produtos químicos são obtidos com o auxílio desses métodos. Isso traz uma série de benefícios para a empresa produtora, pois torna possível uma aceleração da produção, uma fabricação mais limpa e barata, os processos podem ser operados em temperaturas e pressões menores, pois sem o catalisador, muitas reações ocorrem bem lentamente em temperatura e pressão ambientes.

Além disso, o catalisador pode diminuir a produção de produtos secundários da reação que não são o produto requerido. O meio ambiente também agradece, pois diminui a quantidade de rejeitos.

Porém, um aspecto negativo (mas, que ainda assim compensa) é o elevado custo de alguns desses catalisadores. Imagine então não precisar nem mesmo adicionar um catalisador, mas esse catalisador surgir espontaneamente! Seria maravilhoso, não é mesmo?! O problema estaria solucionado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pois saiba que isso é possível por meio da autocatálise.

A autocatálise é um tipo de reação em que um dos próprios produtos atua como catalisador.

Por exemplo, a reação a seguir, a temperatura ambiente é lenta, mas à medida que produz o íon manganês (Mn2+), ela vai ficando cada vez mais rápida.

2 MnO-4 + 5 (COO)22- + 16 H+ → 10 CO2 + 2 Mn2+ + 8 H2O
                                                            catalisador

Outro exemplo é reação entre o cobre e o ácido nítrico:

3 Cu(s) + 8 HNO3(aq) → 3 Cu(NO3)2(aq) + 2  NO(g) + 4 H2O(l)
                                                           
catalisador

Nesse caso, o catalisador é o óxido de nitrogênio, que à medida que é formado vai aumentando progressivamente a velocidade da reação.

Infelizmente, são poucas reações que se dão dessa forma. Assim, a maioria dos processos industriais ainda necessita que se adicione o catalisador.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Na autocatálise, não é necessário adicionar um catalisador, ele surgirá como produto da própria reação
Na autocatálise, não é necessário adicionar um catalisador, ele surgirá como produto da própria reação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Autocatálise"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/autocatalise.htm. Acesso em 18 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Uma reação química que apresenta diminuição da sua energia de ativação, provocada por uma das substâncias formadas a partir dos reagentes, deve ser denominada:

a) catálise heterogênea

b) catálise homogênea

c) autocatálise

d) catálise

e) nda.

Questão 2

Cada vez mais, estão sendo utilizadas substâncias que favorecem o aumento da velocidade de reações químicas. Isso traz uma série de benefícios para a empresa produtora, pois torna possível acelerar a produção, com uma fabricação mais limpa e barata e com processos feitos em temperaturas e pressões menores. Sem essas substâncias, muitas reações ocorrem bem lentamente em temperatura e pressão ambiente. Quais são essas substâncias?

a) Inibidores

b) Venenos

c) Destruidores

d) Catalisadores

e) nda.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola