Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é uma reação química?

O que é?

Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias.
As reações químicas são representadas e interpretadas por meio de equações químicas
As reações químicas são representadas e interpretadas por meio de equações químicas
PUBLICIDADE

A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.

Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química.

Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

Álcool pegando fogo – reação de combustão
Álcool pegando fogo – reação de combustão

Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:

REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:

Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água

Essa reação química é representada abaixo por meio de átomos de acordo com o modelo de Dalton, na forma de simples esferas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Representação modelo de uma reação de combustão do etanol
Representação modelo de uma reação de combustão do etanol

Observe que as ligações iniciais entre os átomos foram quebradas e eles formaram novas ligações, surgindo novas substâncias.

Assim, as equações químicas são escritas utilizando-se fórmulas e símbolos que melhor representem o esquema acima. No caso considerado (reação de combustão do etanol), temos que a equação química é expressa assim:

C2H5OH(?) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v)

Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:

* Desprendimento de gás;

* Mudança de cor;

* Formação de precipitado;

* Aparecimento de chama ou luminosidade.

Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.

Existem vários tipos de reações químicas, que podem ser classificados de acordo com vários critérios, mas os tipos principais estudados em química são:

1. Reações inorgânicas: Costumam ser classificadas de acordo com o número de substâncias formadas, número de reagentes e presença ou não de substâncias simples e compostas. São quatro os principais tipos de reações inorgânicas:

1.1. Reações de síntese ou adição;

1.2. Reação de decomposição ou análise;

1.3. Reação de simples troca, deslocamento ou oxirredução;

1.4. Reação de dupla troca ou metátese;

2. Reações orgânicas: São as que envolvem os compostos do carbono. Geralmente são classificadas em três tipos principais:

2.1. Reações de Adição;

2.2. Reações de Substituição;

2.3. Reações de Eliminação.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é uma reação química?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-reacao-quimica.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que é Kp, a constante do equilíbrio em termos de pressão, e saiba como obtê-la utilizando obrigatoriamente as pressões parciais de todos os gases presentes em um equilíbrio químico, que podem estar em atmosferas (atm) ou em milímetros de mercúrio (mmHg). Clique aqui e descubra mais sobre esse assunto!
Clique e aprenda o que é o aminoácido e conheça a importância, os principais tipos e a forma de obtenção dessa substância orgânica.
Entenda o que é a energia de ativação, saiba como identificar e interpretar esse fator no gráfico e o que pode influenciar sua atuação.
Entenda o que é a lei da velocidade e descubra como é possível usar essa ferramenta para determinar a velocidade ou a ordem de uma reação química.
Acesse este link e aprenda o que é o processo de oxidação de um material, o qual envolve a perda de elétrons e o aumento do NOX por parte de um átomo ou grupo, favorecendo um consequente ganho (fenômeno denominado redução) de elétrons por parte de outro átomo ou grupo. Entenda esse assunto com a nossa explicação!
Descubra o que é reação de polimerização e conheça as formas de ocorrência desse fenômeno químico.
Saiba o que é uma reação de adição e descubra como ocorre e quais são os reagentes mais comuns nesse tipo de processo químico.
Entenda o que é uma reação de transesterificação, meio pelo qual se obtém atualmente o biodiesel, um dos principais biocombustíveis usados no Brasil.
Entenda como uma reação de esterificação origina ésteres, compostos muito importantes em nosso cotidiano.
Conheça como ocorrem as reações de neutralização total e parcial.
Aprenda a identificar quando uma reação é de oxirredução e qual átomo ou íon sofreu redução ou oxidação.
Esse texto aborda o que é uma reação de deslocamento (ou de simples troca ou de substituição), quais são as condições para a ocorrência dessa reação e traz alguns exemplos.
As principais reações de adição são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
As reações químicas são classificadas em reações de síntese ou adição, de simples troca, de dupla troca, de decomposição, de oxirredução e dos óxidos.
Conheça três tipos de reações que ocorrem com anel benzeno.