Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações

Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.

Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão
Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Podemos notar que sempre que aumentamos a concentração de um ou de todos os reagentes participantes de uma reação química, ocorre aumento de sua taxa de desenvolvimento, isto é, a velocidade da reação.

O contrário também é verdadeiro.  Por exemplo, atualmente está sendo recomendado que utilizemos o álcool gel no lugar do álcool comum, pois há um menor risco dele entrar em combustão e, assim, evitam-se acidentes. O álcool líquido comum é na realidade uma mistura de álcool e água, sendo que o álcool gel contém uma menor quantidade de álcool. Portanto, quando se diminui a concentração de um dos reagentes da combustão, no caso do álcool, a reação se processa mais lentamente. Em contrapartida, quanto mais puro estiver o álcool, mais rápida será a reação de combustão.

O álcool gel possui baixo teor alcoólico, o que evita acidentes

Conforme dito no texto  Condições para Ocorrência de Reações Químicas, uma das condições para que uma reação se processe é a colisão efetiva entre as partículas. Assim, o aumento da concentração dos reagentes faz com que se tenha uma maior quantidade de partículas ou moléculas confinadas num mesmo espaço. Isso aumenta a quantidade de choques entre elas e aumenta também a probabilidade de ocorrerem colisões eficazes que resultem na ocorrência da reação. O resultado é que a reação ocorre com maior rapidez.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Concentração dos reagentes e rapidez da reação

Para constatar isso, pense no seguinte exemplo:quando temos uma brasa queimando e queremos que essa combustão se processe mais rapidamente, nós assopramos ou abanamos a brasa? Por que isso funciona?

Bem, um dos reagentes dessa reação de combustão é o oxigênio do ar. Quando abanamos, a corrente de ar retira a cinza que está sendo formada na combustão e isso facilita o contato do oxigênio com a brasa. Dessa forma, aumentamos o contato entre os reagentes e aceleramos a reação de combustão.

 Resumidamente, temos:

Relação entre aumento da concentração e velocidade

Quando trabalhamos com gases, uma forma de aumentar a concentração dos reagentes é diminuir a pressão. Quando fazemos isso, diminuímos o volume e, consequentemente, há um aumento nas concentrações dos reagentes.

Concentração de partículas gasosas e rapidez da reação


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/concentracao-dos-reagentes-velocidade-das-reacoes.htm. Acesso em 15 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Fuvest-SP) Em solução aquosa ocorre a transformação:

H2O2 + 2 I- + 2 H+ → 2 H2O + I2
   (Reagentes)          (Produtos)

Em quatro experimentos, mediu-se o tempo decorrido para a formação de mesma concentração de I2, tendo-se na mistura de reação as seguintes concentrações iniciais de reagentes:

Tabela de exercício sobre concentração dos reagentes e velocidade das reações
Tabela de exercício sobre concentração dos reagentes e velocidade das reações

Esses dados indicam que a velocidade da reação considerada depende apenas da concentração de:

a) H2O2 e I.

b) H2O2 e H+.

c) H2O2.

d) H+.

e) I

Exercício 2

(UEPG-PR) Aparas de magnésio foram colocadas para reagir com ácido clorídrico em diferentes concentrações. Em todas as amostras, observou-se que, após determinado tempo, ocorreu a dissolução do metal, com a evolução de gás hidrogênio. A respeito dessa experiência, considerando os dados apresentados na tabela abaixo, assinale o que for correto.

Exercício sobre inlfuência da concentração dos reagentes sobre a velocidade das reações
Exercício sobre inlfuência da concentração dos reagentes sobre a velocidade das reações

(01) Comparativamente, a reação da amostra 4 apresentou a maior velocidade média.

(02) Comparativamente, a amostra 1 liberou a maior quantidade de gás hidrogênio por causa da maior quantidade de magnésio dissolvido.

(04) Apesar de ter sido utilizada a mesma massa de Mg nas amostras 2 e 3, observa-se que o tempo de sua dissolução na amostra 2 foi maior, o que pode ser resultado da utilização de uma menor concentração de ácido clorídrico nessa amostra.

(08) Se nessa experiência tivesse sido utilizado magnésio em pó, a velocidade de todas as reações teria sido maior, por causa do aumento da superfície de contato entre os reagentes.

Artigos Relacionados


Autocatálise

A catálise é um processo muito importante para as produções industriais. Conheça um dos tipos de catálise, a autocatálise.
Química

Catálise Heterogênea

Entenda o que caracteriza uma catálise heterogênea.
Química

Catálise Homogênea

Entenda como ocorre a catálise homogênea e veja como é alterado o mecanismo da reação a fim dela se processar mais rapidamente.
Química

Catálise e catalisador

Presença de catalisadores em reações químicas.
Química

Catálise enzimática

A catálise enzimática é muito importante para a manutenção de nossa vida e para a determinação de doenças. Veja como ela ocorre em nosso organismo.
Química

Cinética Química

Cinética Química: ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.
Química

Como atuam as substâncias catalisadoras?

Descubra como as substâncias catalisadoras conseguem aumentar a velocidade das reações sem nem ao menos serem consumidas nelas.
Química

Energia de ativação

A energia de ativação é a quantidade de energia mínima necessária para que a reação ocorra.
Química

Inibidores de Catalisador

Conheça a ação anticatalítica realizada em muitas reações químicas pelos inibidores de catalisador, conhecidos também como venenos ou anticatalisadores.
Química

Teoria das Colisões

Clique para entender tudo a respeito da Teoria das Colisões, que está ligada com a velocidade e ocorrência de uma reação química. Confira o que é energia de ativação, complexo ativado, os fatores que ampliam a colisão entre as partículas e alguns exercícios resolvidos sobre o tema.
Química