Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Período Neolítico

História Geral

PUBLICIDADE

O período Neolítico compreende uma das fases da Pré-História, entre os anos de 7 mil a.C. a 2500 a.C., e foi caracterizado por inúmeras transformações ocorridas entre os hominídeos, como a sedentarização e a produção agrícola. Alguns historiadores reconhecem a importância dessas mudanças e denominaram esse período como Revolução Neolítica. A produção artística foi intensa, e a economia se desenvolveu por meio da agricultura, do comércio e do artesanato.

Leia também: Idade dos Metais – a última fase da Pré-História

Principais características do período Neolítico

A descoberta e o controle do fogo marcaram a transição do Paleolítico para o Neolítico. Logo após o período em que os primeiros grupos humanos se adaptaram ao ambiente em busca da sobrevivência, o uso do fogo aperfeiçoou as ações desses grupos. Dessa forma, eles puderam caçar à noite, aquecer-se do frio e cozinhar os alimentos. Essas mudanças originadas pelo uso do fogo permitiram aos hominídeos explorar o meio ambiente a seu favor.

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura. O plantio e a colheita das sementes fizeram com que esses grupos explorassem a terra onde moravam. A produção agrícola era armazenada em objetos de cerâmica para o consumo posterior ou para a troca com outros grupos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se no Paleolítico os primeiros humanos usavam a pedra lascada, no Neolítico a pedra polida foi introduzida na vida dos hominídeos. O uso dessa pedra contribuiu para a confecção de armas mais eficientes, pois dava mais precisão ao corte. Isso melhorou as atividades ligadas à caça e à pesca e o ataque aos animais selvagens ou grupos inimigos.

Como foi a Revolução Neolítica?

Ao se tornarem sedentários, ou seja, morar em um único lugar, os hominídeos começaram a construir suas primeiras moradias.
Ao se tornarem sedentários, ou seja, morar em um único lugar, os hominídeos começaram a construir suas primeiras moradias.

A Revolução Neolítica foi as inúmeras mudanças ocorridas na Pré-História e que deram base à formação das primeiras civilizações da humanidade no Oriente. O modo de vida dos hominídeos se transformou ao se tornarem sedentários e viverem em um único lugar. Dessa forma, surgiram as primeiras sociedades com divisão social mais complexa, ou seja, homens e mulheres tinham suas funções definidas.

As relações entre os hominídeos e o ambiente vivido também se transformaram. Em vez de simplesmente se adaptarem ao ambiente, os grupos humanos começaram a explorar o que a natureza lhes oferecia e a interferir nela. As ações dos hominídeos se tornaram mais eficazes com o uso da pedra polida na produção de armas e instrumentos de trabalho.

Veja também: Pré-História americana: período Neolítico

Principais mudanças da Revolução Neolítica

No Neolítico, os hominídeos usavam a pedra polida para confeccionar instrumentos do cotidiano, cujo corte era mais eficaz, favorecendo a caça e a pesca.
No Neolítico, os hominídeos usavam a pedra polida para confeccionar instrumentos do cotidiano, cujo corte era mais eficaz, favorecendo a caça e a pesca.

As principais mudanças no Neolítico foram:

  • produção agrícola

  • uso da pedra polida

  • sedentarização

  • aumento populacional

  • formação das primeiras cidades

Quando os hominídeos abandonaram a prática de se deslocar de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida, eles se tornaram sedentários. Ao se fixar em um único lugar para morar, os grupos humanos começaram a explorar a terra onde estavam. dando início à prática agrária. O plantar e o colher se tornaram partes da realidade dos primeiros humanos. A partir do momento que se reconheciam os fenômenos naturais bem como as melhores formas de se usar a terra, a produção aumentou, tendo como principal consequência o aumento populacional.

Os pequenos grupos cresceram de tamanho e ampliaram o uso da terra e da produção agrícola. Novos instrumentos foram criados para que a colheita pudesse atender à demanda. O excedente da produção era armazenado em objetos de cerâmica para que não se perdesse e pudesse ser consumido nos dias seguintes ou ser trocado por outros produtos com grupos vizinhos. Esse aumento da população propiciou o surgimento das primeiras cidades localizadas no Crescente Fértil e que dariam origem aos impérios da Antiguidade oriental.

A pedra polida foi usada na confecção de armas mais eficientes, o que facilitou a caça, a pesca e o combate aos grupos inimigos. O uso desse instrumento colaborou na melhor lida da terra, aumentando a produção agrícola.

Além da terra, os hominídeos também começam a usar as águas dos rios não apenas para saciar a sede mas também para irrigar a plantação, o transporte, e a fabricação de objetos, como a cerâmica e a argila. Durante o Paleolítico, os hominídeos buscavam satisfazer as necessidades básicas para a sobrevivência, como se alimentar, beber água, proteger-se contra os animais silvestres e as intempéries da natureza. Já no Neolítico, os hominídeos começaram a explorar a natureza a seu favor.

Arte no período Neolítico

Os objetos de cerâmica eram utilizados para armazenar o excedente da produção agrícola e também se tornaram obras de arte durante o Neolítico. Os hominídeos faziam desenhos nesses objetos, representando o cotidiano vivido bem como suas crenças. As pedras polidas eram usadas nas cerimônias religiosas e na construção das primeiras moradias.

Veja mais: Aspectos relevantes da arte na Pré-História

Economia do período Neolítico

No Neolítico, a principal atividade econômica foi a agricultura. O sedentarismo dos hominídeos, com a permanência em um único lugar, possibilitou-lhes utilizar a terra para nela plantar e dela colher sementes. Outra atividade econômica foi o comércio, já que os produtos excedentes eram trocados com grupos vizinhos. Além disso, o artesanato foi outra atividade importante ao se confeccionar objetos de cerâmica e argila bem como armas com o uso da pedra polida.

Resumo sobre o período Neolítico

  • O Neolítico compreende a fase de maior transformação na vida dos hominídeos durante a Pré-História.

  • As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades.

  • A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

  • A arte neolítica se baseou nos desenhos feitos nos objetos de cerâmica e argila bem como nas pedras usadas na construção das primeiras casas e em cerimônias religiosas.

  • Principais atividades econômicas do Neolítico: agricultura, comércio e artesanato.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - O Neolítico foi uma das fases da Pré-História caracterizada por grandes transformações na vida dos hominídeos. Leia os itens e assinale o que indica corretamente uma dessas transformações:

A) Sedentarização e prática agrícola.

B) Industrialização, caça e pesca.

C) Consumo de produtos naturais.

D) Manutenção da vida nômade.

Resolução

Alternativa A. Ao se tornarem sedentários, ou seja, habitar um único lugar, os hominídeos puderam usar a terra plantando e colhendo sementes, dando início à produção agrícola. Essas mudanças provocaram o aumento populacional e surgimento das primeiras cidades.

Questão 2 - Uma das principais características da arte neolítica foi:

A) pintura nas paredes das cavernas.

B) pintura nos objetos de cerâmica e argila.

C) pintura nos corpos dos animais mortos em caça.

D) pintura nas lanças para ter boa sorte.

Resolução

Alternativa B. As transformações ocorridas no Neolítico influenciaram na produção artística da Pré-História. Os objetos de cerâmica e argila (produzidos para armazenar as produções agrícolas excedentes) eram usados pelos hominídeos como meio para expressarem, por desenhos, seu cotidiano e suas crenças religiosas.

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Período Neolítico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neolitico.htm. Acesso em 22 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Explique o que foi a Revolução Neolítica. Por que tal evento ficou conhecido como uma revolução?

 

Questão 2

Quais foram as medidas que o desenvolvimento da agricultura estabeleceu.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique para saber mais a respeito da arte na Pré-História. Entenda o que era, como era produzida, qual era o seu propósito e os principais exemplos conhecidos.
Entenda os principais aspectos da evolução da agricultura ao longo da história e seus impactos sobre a produção do espaço geográfico.
Veja como a descoberta dos metais transformou a vida dos hominídeos. Conheça os metais usados e seu uso nos combates durante a Idade dos Metais.
Pré-História, História, Teoria da História, Neolítico, Paleolítico, Nomadismo, domínio das técnicas agrícolas, criação do Estado, visão histórica preconceituosa.
Acesse e conheça mais sobre o Período Mesolítico. Acompanhe as transformações ocorridas nesse período da Pré-História e a sua produção artística.
Acesse e veja quem eram e o que faziam os primeiros hominídeos. Acompanhe o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos no Paleolítico.
O desenvolvimento da agricultura e a urbanização no continente americano.
A ocupação do território e as civilizações que se formaram no Brasil durante a Pré-História.