PUBLICIDADE
Coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias traçadas no globo terrestre e que são importantes para a localização de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície do planeta. Essas linhas imaginárias recebem o nome de paralelos e meridianos, e é sobre elas que são identificadas as medidas de latitudes e longitudes, respectivamente.
Podendo ser calculadas sobre um planisfério ou obtidas via GPS, as coordenadas geográficas de qualquer referencial são obtidas por meio do ponto formado pelo cruzamento entre um paralelo e um meridiano.
Leia também: Mapas e gráficos — recursos importantes para a reprodução de informações de forma clara e objetiva
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre coordenadas geográficas
- 2 - O que são coordenadas geográficas?
- 3 - Quais são as coordenadas geográficas?
- 4 - Paralelos
- 5 - Meridianos
- 6 - Como localizar as coordenadas geográficas?
- 7 - Exemplos de coordenadas geográficas
- 8 - Pontos cardeais
- 9 - Exercícios resolvidos sobre coordenadas geográficas
Resumo sobre coordenadas geográficas
-
Coordenadas geográficas são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre.
-
Permitem a localização precisa de objetos, pessoas e lugares no espaço.
-
As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude.
-
A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos.
-
As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.
-
A identificação das coordenadas geográficas pode ser feita mediante cálculos sobre os mapas ou automaticamente, com o auxílio de um aparelho GPS ou aplicativos de localização.
-
Exemplo: a capital do Brasil, a cidade de Brasília, está localizada sob as coordenadas 15° 46' 48" S e 47° 55' 45" O.
O que são coordenadas geográficas?
As coordenadas geográficas são um sistema de localização formado por linhas imaginárias traçadas sobre o planisfério terrestre, por meio das quais é possível saber com precisão a localização de um ponto da superfície terrestre. Essas linhas imaginárias são conhecidas como paralelos e meridianos, e é por meio da interseção (ou cruzamento) delas que se obtém a coordenada geográfica exata de um referencial.
Quais são as coordenadas geográficas?
As coordenadas geográficas de um determinado ponto na superfície terrestre, como vimos, é dada pela interseção entre um paralelo e um meridiano. Sendo assim, podemos falar em dois tipos de coordenadas geográficas:
-
Latitude: é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador. O Equador representa o ponto inicial de contagem das latitudes e, por essa razão, é considerado o paralelo de latitude de 0°. As latitudes são sempre medidas horizontalmente, no sentido norte-sul (ou sul-norte), e variam de 0 a 90° em ambos os hemisférios. Quando escrevemos uma latitude, devemos deixar indicada a qual hemisfério ela corresponde: norte (N) ou sul (S, ou com sinal de negativo antes do valor).
-
Longitude: é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Esse meridiano foi escolhido como o ponto de partida para a contagem das longitudes, motivo pelo qual tem o valor de 0°. As longitudes são medidas sempre no sentido leste-oeste (ou oeste-leste), e a sua gradação vai de 0 a 180° em ambos os hemisférios. Assim como as latitudes, é preciso sempre indicar a qual hemisfério a longitude que escrevemos está relacionada: leste (L) ou oeste (O, ou com sinal de negativo).
Todas as coordenadas geográficas acima descritas são expressas em graus (°), minutos (') e segundos (").
Paralelos
Os paralelos são linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre o globo terrestre, dando uma volta completa sobre ele. Elas recebem esse nome por serem paralelas ao Equador, sobre o qual foi delimitada a Linha do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Nota-se que os paralelos se tornam menores à medida que se distanciam do Equador e se aproximam dos polos. Os paralelos têm como principal função a medição das latitudes.
Além da Linha do Equador, o principal paralelo, existem outros paralelos notáveis que são utilizados como referência na localização e orientação no espaço e apresentam outras funções, como a demarcação das zonas térmicas do planeta. Veja abaixo as coordenadas de latitude de cada um deles:
-
Círculo Polar Ártico: 66º33’ N.
-
Trópico de Câncer: 23º27’ N.
-
Trópico de Capricórnio: 23º27’ S.
-
Círculo Polar Antártico: 66º33’ S.
Meridianos
Os meridianos são linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre, perpendicularmente aos paralelos. Diferentemente dos paralelos, os meridianos descrevem um meio círculo e se encontram, todos, nos dois polos terrestres. Em função disso, todos os meridianos possuem o mesmo tamanho. Os meridianos têm como principal função a determinação das longitudes.
Apresentando longitude de 0°, o Meridiano de Greenwich é o meridiano de referência para o sistema de coordenadas geográficas, na determinação das longitudes, e também para a contagem dos fusos horários. Os fusos horários são faixas de 15° de longitude dentro das quais o horário é o mesmo em todas as localidades. Quanto mais afastado de Greenwich, mais adiantada (a leste) ou atrasada (a oeste) é a hora.
Com longitude de 180°, a Linha Internacional da Data (LIT) é outro meridiano importante, considerado o antimeridiano de Greenwich por estar na sua posição oposta — isto é, a LIT é a antípoda do meridiano de 0°.
Como localizar as coordenadas geográficas?
As coordenadas geográficas de um determinado ponto no espaço podem ser identificadas por meio do cruzamento de um paralelo e de um meridiano, que indicam em qual latitude e longitude, respectivamente, aquele referencial está situado na superfície terrestre.
A localização das coordenadas geográficas pode ser feita mediante o uso de instrumentos e equipamentos cartográficos, sejam eles analógicos ou digitais, como mapas, sobre os quais é possível calcular as coordenadas com o auxílio de escalímetros ou réguas, GPS de navegação e aplicativos que podem ser acessados em qualquer computador ou celular. No caso dos meios digitais de localização, os valores de latitude e longitude já são fornecidos automaticamente.
Exemplos de coordenadas geográficas
Confira a seguir as coordenadas geográficas de algumas capitais do Brasil.
Cidade |
Coordenadas geográficas |
|
Latitude |
Longitude |
|
Brasília |
-15° 46' 48" |
-47º 55' 45" |
São Paulo |
-23º 32' 56" |
-46º 38' 20" |
Macapá |
0º 02' 4" |
-51° 03' 60'' |
Cuiabá |
-15° 35' 56'' |
-56° 05' 42'' |
Porto Alegre |
-30° 01' 40'' |
-51° 13' 43'' |
Boa Vista |
2° 49' 10'' |
-60° 40' 17'' |
Pontos cardeais
Os pontos cardeais são referências espaciais utilizadas para a localização de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície terrestre, sendo de fundamental importância para a precisão das informações. Aliados às coordenadas geográficas, os pontos cardeais nos auxiliam na identificação da posição de um referencial no espaço e nos deslocamentos pelo espaço, quando precisamos ir de uma coordenada até a outra.
São quatro os pontos cardeais: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O). Além deles, existem também os pontos colaterais e subcolaterais, que são intermediários entre os pontos cardeais e aumentam a acurácia da localização.
A representação gráfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais é chamada de rosa dos ventos. Essa figura tão importante e conhecida na cartografia está presente nos mapas, como um elemento obrigatório de sua composição, e nas bússolas.
Veja também: Astrolábio — instrumento utilizado nas Grandes Navegações para determinação do tempo e da posição dos astros
Exercícios resolvidos sobre coordenadas geográficas
Questão 1
(Unicamp) As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. Por meio da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos, denominados antípodas. Apenas algumas cidades brasileiras têm uma cidade antípoda, como Coari (AM) e Pontes e Lacerda (MT). Assinale a alternativa que indica duas cidades antípodas.
A) Pontes e Lacerda (Brasil) — 15° latitude S e 60° longitude W; Candelária (Filipinas) — 15° latitude N e 60° longitude E.
B) Coari (Brasil) — 4° latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) — 4° latitude N e 63° longitude E.
C) Coari (Brasil) — 4° latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) — 4° latitude N e 117° longitude E.
D) Pontes e Lacerda (Brasil) — 15° latitude S e 60° longitude W; Candelária (Filipinas) — 75° latitude N e 120° longitude E.
Resolução:
Alternativa C.
As duas cidades antípodas devem apresentar o mesmo valor absoluto de latitude, embora em hemisférios distintos, e as longitudes situadas a 180° de distância. No caso em questão, as cidades são Coari e Temon.
Questão 2
(EsPCEx) Em uma competição de corrida de orientação, ou simplesmente orientação — esporte em que o atleta, geralmente com um mapa e uma bússola, precisa se deslocar no terreno, passando por alguns pontos de controle, e chegar ao final em menor tempo —, dentre os pontos que os participantes deverão encontrar, dois deles (Ponto A e Ponto B) possuem as seguintes coordenadas:
Após atingirem o Ponto A, os grupos deverão seguir para o Ponto B e, para tanto, seguirão na direção
A) oeste.
B) leste.
C) sudoeste.
D) noroeste.
E) nordeste.
Resolução:
Alternativa D.
Note que a latitude aumentou do Ponto A para o Ponto B, o que indica que os grupos deverão continuar seguindo rumo ao norte. Já o valor da longitude diminuiu. Como os grupos estão situados no hemisfério leste, a diminuição da longitude significa que o Ponto B está situado a oeste do ponto A. Assim, o grupo deverá se deslocar para o norte e para o oeste, ou seja, no sentido noroeste.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia