Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Coordenadas geográficas

As latitudes e as longitudes constituem o sistema de coordenadas geográficas, que permite a localização, com elevada precisão, de qualquer ponto na superfície terrestre.

Mapa-múndi como representação da constituição do sistema de coordenadas geográficas.
O sistema de coordenadas geográficas é formado por linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias traçadas no globo terrestre e que são importantes para a localização de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície do planeta. Essas linhas imaginárias recebem o nome de paralelos e meridianos, e é sobre elas que são identificadas as medidas de latitudes e longitudes, respectivamente.

Podendo ser calculadas sobre um planisfério ou obtidas via GPS, as coordenadas geográficas de qualquer referencial são obtidas por meio do ponto formado pelo cruzamento entre um paralelo e um meridiano.

Leia também: Mapas e gráficos — recursos importantes para a reprodução de informações de forma clara e objetiva

Tópicos deste artigo

Resumo sobre coordenadas geográficas

  • Coordenadas geográficas são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre.

  • Permitem a localização precisa de objetos, pessoas e lugares no espaço.

  • As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude.

  • A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos.

  • As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.

  • A identificação das coordenadas geográficas pode ser feita mediante cálculos sobre os mapas ou automaticamente, com o auxílio de um aparelho GPS ou aplicativos de localização.

  • Exemplo: a capital do Brasil, a cidade de Brasília, está localizada sob as coordenadas 15° 46' 48" S e 47° 55' 45" O.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas são um sistema de localização formado por linhas imaginárias traçadas sobre o planisfério terrestre, por meio das quais é possível saber com precisão a localização de um ponto da superfície terrestre. Essas linhas imaginárias são conhecidas como paralelos e meridianos, e é por meio da interseção (ou cruzamento) delas que se obtém a coordenada geográfica exata de um referencial.

Quais são as coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas de um determinado ponto na superfície terrestre, como vimos, é dada pela interseção entre um paralelo e um meridiano. Sendo assim, podemos falar em dois tipos de coordenadas geográficas:

  • Latitude: é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador. O Equador representa o ponto inicial de contagem das latitudes e, por essa razão, é considerado o paralelo de latitude de 0°. As latitudes são sempre medidas horizontalmente, no sentido norte-sul (ou sul-norte), e variam de 0 a 90° em ambos os hemisférios. Quando escrevemos uma latitude, devemos deixar indicada a qual hemisfério ela corresponde: norte (N) ou sul (S, ou com sinal de negativo antes do valor).

  • Longitude: é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Esse meridiano foi escolhido como o ponto de partida para a contagem das longitudes, motivo pelo qual tem o valor de 0°. As longitudes são medidas sempre no sentido leste-oeste (ou oeste-leste), e a sua gradação vai de 0 a 180° em ambos os hemisférios. Assim como as latitudes, é preciso sempre indicar a qual hemisfério a longitude que escrevemos está relacionada: leste (L) ou oeste (O, ou com sinal de negativo).

Todas as coordenadas geográficas acima descritas são expressas em graus (°), minutos (') e segundos (").

Paralelos

Os paralelos são linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre o globo terrestre, dando uma volta completa sobre ele. Elas recebem esse nome por serem paralelas ao Equador, sobre o qual foi delimitada a Linha do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Nota-se que os paralelos se tornam menores à medida que se distanciam do Equador e se aproximam dos polos. Os paralelos têm como principal função a medição das latitudes.

Ilustração de um globo terrestre com indicação dos paralelos, um dos elementos usados no sistema de coordenadas geográficas.
Os paralelos são linhas traçadas horizontalmente sobre o globo terrestre.

Além da Linha do Equador, o principal paralelo, existem outros paralelos notáveis que são utilizados como referência na localização e orientação no espaço e apresentam outras funções, como a demarcação das zonas térmicas do planeta. Veja abaixo as coordenadas de latitude de cada um deles:

  • Círculo Polar Ártico: 66º33’ N.

  • Trópico de Câncer: 23º27’ N.

  • Trópico de Capricórnio: 23º27’ S.

  • Círculo Polar Antártico: 66º33’ S.

Meridianos

Os meridianos são linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre, perpendicularmente aos paralelos. Diferentemente dos paralelos, os meridianos descrevem um meio círculo e se encontram, todos, nos dois polos terrestres. Em função disso, todos os meridianos possuem o mesmo tamanho. Os meridianos têm como principal função a determinação das longitudes.

Ilustração de um globo terrestre com indicação dos meridianos, um dos elementos usados no sistema de coordenadas geográficas.
Os meridianos são traçados verticalmente sobre o globo terrestre.

Apresentando longitude de 0°, o Meridiano de Greenwich é o meridiano de referência para o sistema de coordenadas geográficas, na determinação das longitudes, e também para a contagem dos fusos horários. Os fusos horários são faixas de 15° de longitude dentro das quais o horário é o mesmo em todas as localidades. Quanto mais afastado de Greenwich, mais adiantada (a leste) ou atrasada (a oeste) é a hora.

Com longitude de 180°, a Linha Internacional da Data (LIT) é outro meridiano importante, considerado o antimeridiano de Greenwich por estar na sua posição oposta — isto é, a LIT é a antípoda do meridiano de 0°.

Como localizar as coordenadas geográficas?

Ilustração de um tablet, com a latitude e a longitude, os dois tipos de coordenadas geográficas, indicando uma localização.
As coordenadas geográficas são identificadas pelo cruzamento entre um paralelo e um meridiano.

As coordenadas geográficas de um determinado ponto no espaço podem ser identificadas por meio do cruzamento de um paralelo e de um meridiano, que indicam em qual latitude e longitude, respectivamente, aquele referencial está situado na superfície terrestre.

A localização das coordenadas geográficas pode ser feita mediante o uso de instrumentos e equipamentos cartográficos, sejam eles analógicos ou digitais, como mapas, sobre os quais é possível calcular as coordenadas com o auxílio de escalímetros ou réguas, GPS de navegação e aplicativos que podem ser acessados em qualquer computador ou celular. No caso dos meios digitais de localização, os valores de latitude e longitude já são fornecidos automaticamente.

Exemplos de coordenadas geográficas

Confira a seguir as coordenadas geográficas de algumas capitais do Brasil.

Cidade

Coordenadas geográficas

Latitude

Longitude

Brasília

-15° 46' 48"

-47º 55' 45"

São Paulo

-23º 32' 56"

-46º 38' 20"

Macapá

0º 02' 4"

-51° 03' 60''

Cuiabá

-15° 35' 56''

-56° 05' 42''

Porto Alegre

-30° 01' 40''

-51° 13' 43''

Boa Vista

2° 49' 10''

-60° 40' 17''

Pontos cardeais

Os pontos cardeais são referências espaciais utilizadas para a localização de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície terrestre, sendo de fundamental importância para a precisão das informações. Aliados às coordenadas geográficas, os pontos cardeais nos auxiliam na identificação da posição de um referencial no espaço e nos deslocamentos pelo espaço, quando precisamos ir de uma coordenada até a outra.

São quatro os pontos cardeais: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O). Além deles, existem também os pontos colaterais e subcolaterais, que são intermediários entre os pontos cardeais e aumentam a acurácia da localização.

Bússola com rosa dos ventos, muito utilizada junto às coordenadas geográficas.
A rosa dos ventos representa os pontos cardeais e as suas subdivisões, e está presente em instrumentos como a bússola.

A representação gráfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais é chamada de rosa dos ventos. Essa figura tão importante e conhecida na cartografia está presente nos mapas, como um elemento obrigatório de sua composição, e nas bússolas.

Veja também: Astrolábio — instrumento utilizado nas Grandes Navegações para determinação do tempo e da posição dos astros

Exercícios resolvidos sobre coordenadas geográficas

Questão 1

(Unicamp) As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. Por meio da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos, denominados antípodas. Apenas algumas cidades brasileiras têm uma cidade antípoda, como Coari (AM) e Pontes e Lacerda (MT). Assinale a alternativa que indica duas cidades antípodas.

A) Pontes e Lacerda (Brasil) — 15° latitude S e 60° longitude W; Candelária (Filipinas) — 15° latitude N e 60° longitude E.

B) Coari (Brasil) — 4° latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) — 4° latitude N e 63° longitude E.

C) Coari (Brasil) — 4° latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) — 4° latitude N e 117° longitude E.

D) Pontes e Lacerda (Brasil) — 15° latitude S e 60° longitude W; Candelária (Filipinas) — 75° latitude N e 120° longitude E.

Resolução:

Alternativa C.

As duas cidades antípodas devem apresentar o mesmo valor absoluto de latitude, embora em hemisférios distintos, e as longitudes situadas a 180° de distância. No caso em questão, as cidades são Coari e Temon.

Questão 2

(EsPCEx) Em uma competição de corrida de orientação, ou simplesmente orientação — esporte em que o atleta, geralmente com um mapa e uma bússola, precisa se deslocar no terreno, passando por alguns pontos de controle, e chegar ao final em menor tempo —, dentre os pontos que os participantes deverão encontrar, dois deles (Ponto A e Ponto B) possuem as seguintes coordenadas:

Tabela indicando as coordenadas geográficas de dois pontos do planeta Terra.

Após atingirem o Ponto A, os grupos deverão seguir para o Ponto B e, para tanto, seguirão na direção

A) oeste.

B) leste.

C) sudoeste.

D) noroeste.

E) nordeste.

Resolução:

Alternativa D.

Note que a latitude aumentou do Ponto A para o Ponto B, o que indica que os grupos deverão continuar seguindo rumo ao norte. Já o valor da longitude diminuiu. Como os grupos estão situados no hemisfério leste, a diminuição da longitude significa que o Ponto B está situado a oeste do ponto A. Assim, o grupo deverá se deslocar para o norte e para o oeste, ou seja, no sentido noroeste.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Coordenadas geográficas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm. Acesso em 22 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A principal função das coordenadas geográficas é a

A) observação das feições que formam um relevo.

B) avaliação das condições do relevo de um local.

C) medição das curvas de nível de uma localidade.

D) definição da altitude de um ponto de um local.

E) localização de um ponto na superfície terrestre.

Exercício 2

Como é chamada a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador?

A) Longitude.

B) Altitude.

C) Afélio.

D) Latitude.

E) Translação.

Artigos Relacionados


Afinal, existem quantos fusos horários no Brasil?

Descubra quantos e quais são os fusos horários no Brasil, bem como o seu histórico recente de alterações.
Geografia do Brasil

Coordenadas de Localização Absoluta

Localização de pontos na esfera terrestre.
Matemática

Fuso horário

Você sabe o que são fusos horários e para que servem? Leia nosso texto e saiba mais sobre esse sistema de contagem de horas. Saiba também como fazer os cálculos.
Geografia

Fusos horários no Brasil

Você sabe quantas horas diferentes há no Brasil? Clique aqui e saiba mais sobre os fusos horários existentes no território nacional.
Geografia do Brasil

GPS — Sistema de Posicionamento Global

Clique aqui, saiba o que é o GPS (Sistema de Posicionamento Global), entenda como ele surgiu e descubra qual é a sua finalidade.
Geografia

Horário de Verão

Saiba o que é horário de verão, como funciona e qual sua origem. Descubra também quando essa medida foi adotada no Brasil e quais são os outros países que também adotam.
Geografia

Latitude e longitude

Clique aqui e entenda como as latitudes e longitudes são fundamentais para a localização exata de pontos na superfície do planeta Terra.
Geografia

Localização Geográfica do Brasil

Informações relativas à localização geográfica do Brasil.
Geografia do Brasil

Localização do Brasil no mundo

Confira dados acerca da disposição do Brasil no espaço geográfico.
Geografia do Brasil

Paralelos e meridianos

Clique e entenda o que são paralelos e meridianos. Saiba qual a importância dessas linhas para a cartografia e aprenda a identificá-las.
Geografia