Topo
pesquisar

Butão

Geografia

O Butão é um país do continente asiático que está localizado entre a China e a Índia.
PUBLICIDADE

Butão, ou Reino do Butão, é um país do continente asiático. O seu território ocupa uma área de 47 000 km², que se encontra localizada entre a China e a Índia. A capital do país é a cidade de Thimphu, com aproximadamente 45 mil habitantes. A principal religião praticada é a doutrina drukpa, oriunda do budismo tibetano.


Thimphu, capital do Butão.

O país abriga cerca de 697 mil habitantes, o idioma oficial é o zoncá. A população era regida politicamente pela monarquia constitucional, mas em 24 de março de 2008 a monarquia absoluta findou-se e os butaneses votaram em uma eleição democrática.


Brasão do Butão

Butão encontra-se muito próximo da Cordilheira do Himalaia, desse modo, grande parte de seu território possui relevo bastante acidentado. O ponto mais elevado dessa nação possui 7 570 metros de altitude, o lugar é chamado de Gangkhar Puensum.
Ao contrário do norte do país, onde são identificadas grandes altitudes, no sul o relevo é mais plano, possui vales e florestas. Ao longo do território butanês é possível identificar diversos tipos de clima, como o de montanha, o tropical e o subtropical.

Quanto ao setor produtivo, o que prevalece é a atividade primária, com destaque para a agricultura e a atividade extrativa vegetal. A principal fonte de arrecadação de recursos financeiros do país advém da comercialização de energia elétrica com a Índia. Uma enorme parcela da população vive de atividades de subsistência, como agricultura e a criação de animais. A economia desse país é uma das menos representativas do mundo.

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países do Mundo - Geografia - Brasil Escola

Bandeira do Reino  do Butão.
Bandeira do Reino do Butão.

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola