Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi foi um ativista e um líder religioso indiano que ficou conhecido por liderar a independência da Índia e por advogar pela não violência.

Fotografia de Mahatma Gandhi, um importante líder na independência da Índia.
Mahatma Gandhi foi um importante líder na independência da Índia.
Crédito da Imagem: Commons
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Mahatma Gandhi foi um ativista político e um líder religioso indiano que ficou internacionalmente conhecido por lutar pela independência da Índia na primeira metade do século XX. Foi por meio de sua atuação em todo o país que a Índia conquistou a sua independência dos colonizadores britânicos em 1947.

Gandhi ficou conhecido como um defensor da não violência, acreditando que o melhor meio de lutar contra a injustiça social seria por meio de métodos não violentos. Um desses métodos foi a desobediência civil, que usou em diversas ocasiões contra os britânicos. Foi vítima da rivalidade crescente entre hindus e muçulmanos na Índia, sendo assassinado em 1948.

Leia também: Nelson Mandela — um dos grandes símbolos da luta sul-africana contra o Apartheid

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Mahatma Gandhi

  • Mahatma Gandhi foi um ativista político e um líder religioso indiano.

  • Era um devoto hindu e um defensor da paz.

  • Ficou conhecido pelo seu papel de liderança na luta pela independência da Índia.

  • Era adepto da não violência e defensor da desobediência civil.

  • Foi assassinado por um hindu radical em Nova Delhi, em 1948.

Biografia de Mahatma Gandhi

Infância de Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na cidade de Porbandar, no estado de Gujarat, na Índia. Nasceu no dia 2 de outubro de 1869, sendo filho do governante do principado em que sua família residia. Seu pai se chamava Karamchand Uttamchand Gandhi e sua mãe se chamava Putlibai Gandhi.

Mahatma Gandhi cresceu em uma família hindu, sendo fortemente influenciado pela devoção de sua mãe ao hinduísmo, em especial ao deus Vishnu. Teve acesso a uma boa educação, estudando em escolas de Rajkot, incluindo a Alfred High School, um importante instituição construída pelos ingleses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Casamento de Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi ao lado de sua esposa, Kasturbai Gokuldas Kapadi.
Mahatma Gandhi ao lado de sua esposa, Kasturbai Gokuldas Kapadi.

Com apenas 13 anos de idade, Mahatma Gandhi casou-se com Kasturbai Gokuldas Kapadia, uma jovem de 14 anos. O casamento foi arranjado, conforme o costume daquela região da Índia. Ao todo, o casal gerou seis filhos, dos quais quatro chegaram à vida adulta. Gandhi se manteve casado com Kapadia durante toda a sua vida, embora tenha aderido ao celibato no começo do século XX.

Filhos de Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi teve seis filhos com sua esposa, mas dois deles faleceram com poucos dias de vida. Os quatro filhos de Gandhi e Kasturbai que chegaram à vida adulta foram:

  1. Harilal (1888-1948)

  2. Manilal (1892-1956)

  3. Ramdas (1897-1969)

  4. Devdas (1900-1957)

Morte de Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi morreu no dia 30 de janeiro de 1948. Sua morte aconteceu em circunstâncias trágicas. A rivalidade entre indianos e paquistaneses estava bastante elevada, inclusive sendo marcada pela divisão dos territórios da Índia e do Paquistão. Nesse clima de radicalização entre indianos e paquistaneses, Mahatma Gandhi foi vítima de um atentado em Nova Delhi, capital da Índia.

O atentado contra Gandhi aconteceu no dia 13 de janeiro de 1948, quando ele foi alvo de tiros dados por um hindu radical chamado Nathuram Godse. O assassino de Gandhi era membro de uma organização de extrema-direita e culpava-o pela separação entre Índia e Paquistão, além de acusá-lo de ser o responsável pela perseguição que os hindus sofriam no Paquistão.

Gandhi faleceu dias depois do atentando, na noite do dia 30 de janeiro de 1948. Dias antes de morrer, havia pedido para que seu algoz não fosse morto, mas o seu pedido foi desobedecido. Nathuram Godse foi capturado pela multidão, levado a julgamento, condenado à morte e enforcado.

Religião de Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi era hinduísta. Nasceu em um lar adepto do hinduísmo e foi criado por uma mãe que era devota fervorosa. Ele também foi fortemente influenciado por outras influências religiosas indianas, como o jainismo, do qual retirou a crença na não violência, uma marca de sua vida. Do hinduísmo, Gandhi aprendeu o valor do jejum e da oração, sendo um grande estudioso de textos hindus, como a Bhagavad Gita.

Apesar de ser hindu, Gandhi valorizava os conhecimentos e doutrinas oriundos de diversas religiões, defendendo que esse tipo de diálogo contribuía para o caminho de evolução dos seres humanos. Assim, Gandhi reconhecia a importância da diversidade das religiões.

Veja também: Hinduísmo — detalhes sobre uma das religiões mais antigas do mundo

O que Mahatma Gandhi defendia?

Além de ter debatido sobre questões religiosas, Mahatma Gandhi teve uma grande importância política para a história da Índia. Suas causas abordavam a religião, a política e a conduta das pessoas. Entre as crenças do líder indiano, estavam:

  • Não violência: defendia a não violência como um meio de fazer política bem como de viver pessoalmente. Ele entendia que a violência perpetuava cenários de opressão e injustiça e acreditava que o meio de lutar contra ela se dava pelo seu oposto. Essa defesa de Gandhi foi inspirada no conceito de ahimsa, que defende a importância de não causar nenhum tipo de dano a outros.

  • Desobediência civil: a defesa de Mahatma Gandhi pela desobediência civil esteve diretamente ligada à crença na não violência. Ele acreditava que a desobediência civil de maneira pacífica era o meio ideal de lutar contra as injustiças. Para tanto, baseava-se no conceito de satyagraha, que defendia a força da verdade e a importância de defendê-la por meios pacíficos.

Outros pontos importantes defendidos por Mahatma Gandhi eram:

  • a autossuficiência da Índia;

  • uma vida simples e frugal que não fosse presa a riquezas;

  • a igualdade social;

  • a união entre religiões.

Luta de Mahatma Gandhi

Ao longo de sua vida, Mahatma Gandhi lutou pelos direitos dos indianos e pela independência da Índia, ocupada e colonizada pelos britânicos. Sua trajetória na vida adulta se iniciou com sua mudança para a Inglaterra (sua mulher e filho ficaram na Índia), onde ele estudou Direito, tornando-se advogado.

Retornou para a Índia para trabalhar como advogado, mas sua carreira não engrenou, e ele decidiu se mudar para a África do Sul para trabalhar. O ativismo de Gandhi nasceu das experiências que ele viveu no território sul-africano. Lá ele experimentou as dores do preconceito racial vindo das autoridades e dos habitantes de origem europeia.

Um dos acontecimentos mais simbólicos do preconceito racial que ele sofreu na África do Sul se deu em 7 de junho de 1893, quando ele foi expulso de um trem por se recusar a sair da primeira classe e ir para a terceira classe (ele tinha passagens para a primeira classe). Além disso, a legislação sul-africana era abertamente discriminatória em relação aos indianos.

Durante duas décadas, Mahatma Gandhi atuou como ativista na África do Sul, lutando pelos direitos da população indiana que residia naquele local. Ele chegou a ser preso em diversas ocasiões; no entanto, tornou-se uma importante liderança que defendeu os indianos na África do Sul e combateu leis discriminatórias.

Gandhi retornou para a Índia em 1915, passando a atuar na defesa da independência indiana e na luta não violenta contra os britânicos, no intuito de convencer os colonizadores das injustiças que eles cometiam na Índia. A ação de Gandhi fez com que ele fosse chamado de mahatma pelos indianos, expressão que significa “grande alma”.

Gandhi defendeu que a população indiana se recusasse a obedecer às ordens dadas pelos ingleses como forma de combatê-los e enfraquecer o domínio britânico. Entre as ações que ele incentivou, estavam a greve geral e a recusa em pagar impostos.

Mahatma Gandhi na Marcha do Sal, ocorrida em março de 1930.
Mahatma Gandhi incentivou a população da Índia a extrair o próprio sal. Na imagem, ele está presente na Marcha do Sal (1930).

Outras ações que o líder indiano defendeu em sua luta pela independência foi boicotar o sistema colonial, incentivando a população da Índia a produzir as suas próprias roupas, a não consumir bebidas alcoólicas e a extrair o próprio sal. Tudo isso para prejudicar a exploração colonial britânica e enfraquecer a colonização.

Mahatma Gandhi produzindo tecido.
Um dos grandes destaques da luta de Mahatma Gandhi foi incentivar os indianos a produzirem a própria roupa.

Um dos grandes símbolos da luta de Gandhi foi incentivar a população indiana a produzir a sua própria roupa. Isso porque a indústria têxtil britânica era muito influente, e incentivar os indianos a produzirem sua própria vestimenta afetaria as vendas britânicas. Gandhi chegou a andar com um tear manual que ele usava para produzir o que vestia.

Gandhi seguiu no seu ativismo por muitos anos, sendo preso pelas autoridades britânicas por diversas vezes. De toda forma, ele foi uma figura crucial para a conquista da independência indiana, pois conseguiu mobilizar a população da Índia e chamou a atenção da comunidade internacional pelos seus métodos não violentos.

Finalmente, a luta pela independência da Índia deu resultado em 1947, quando o país conquistou sua autonomia. Esse evento, no entanto, foi acompanhado da fragmentação do território em Índia e Paquistão. Isso se deu por conta da divisão que havia entre hindus e muçulmanos. A minoria muçulmana deu origem ao Paquistão.

A violência entre hindus e muçulmanos e entre indianos e paquistaneses foi o que levou ao assassinato de Gandhi, em janeiro de 1948.

Importância de Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi é uma figura importante não só na história da Índia mas também na história mundial. Ele é reconhecido por sua importância na independência da Índia, libertando o país asiático do domínio britânico. Além disso, sua defesa da não violência e da desobediência civil é um marco na história política do século XX, trazendo novas formas de se fazer política e reivindicar direitos.

Além disso, tão importante como reconhecer os feitos e os méritos de Mahatma Gandhi é também reconhecer suas falhas. Muitos pesquisadores têm pontuado que, apesar de seu discurso pacifista, Mahatma Gandhi era um ser humano comum e que, portanto, tinha falhas. Alguns historiadores afirmam que Gandhi não se posicionava contra as castas indianas, além de muitas falas dele apontarem um preconceito racial em relação aos sul-africanos e uma forte misoginia.

Veja também: Martin Luther King Jr. — um dos líderes da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e de 1960

Legado de Mahatma Gandhi

Do legado deixado por Mahatma Gandhi, destaca-se:

  • uso da não violência como estratégia política;

  • desobediência civil como meio de luta por direitos;

  • defesa da paz.

Fontes

GIOVANAZ, Daniel. Assassinado há 72 anos, Gandhi inspira lutas pelo mundo e é alvo de disputa na Índia. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/01/30/assassinado-ha-72-anos-gandhi-inspira-lutas-pelo-mundo-e-e-alvo-de-disputa-na-india.

REDAÇÃO. Racismo e misoginia: o lado B de Mahatma Gandhi. Disponível em: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/historia-o-lado-b-de-gandhi.phtml.

REDAÇÃO. Mahatma Gandhi: Biography. Disponível em: https://sjsa.maharashtra.gov.in/en/mahatma-gandhi-biography.

SHARMA, Aditya Narayan. Gandhi no país da ultradireita. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/gandhi-india-narendra-modi-eleicao-direita/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Mahatma Gandhi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/mahatma-gandhi.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante