Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rock

O rock é um gênero musical que tem o som da guitarra elétrica como sua marca registrada. Surgiu nos Estados Unidos na década de 50 e teve seu auge nas décadas de 70 e 80.

Banda tocando com guitarrista, que faz uso de uma guitarra elétrica, um dos símbolos do rock, em destaque.
A guitarra elétrica é um dos símbolos do rock.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O rock é um gênero musical que nasceu na década de 50 nos Estados Unidos e teve seu auge nas décadas de 70 e 80 em todo o mundo. Elvis Presley, The Beatles, Led Zeppelin, Queen, Metallica e Guns n’ Roses são alguns dos principais nomes do rock.

Gênero musical adorado por fãs, o rock conta com o som da guitarra elétrica como sua marca registrada. Também é considerado um estilo de vida e uma forma de atitude e comportamento.

Leia também: Blues — estilo musical que também surgiu nos Estados Unidos e que influenciou o rock

Tópicos deste artigo

Origem do rock

O estilo musical rock surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Sua origem está relacionada ao momento em que alguns músicos passaram a tocar guitarra elétrica nas suas apresentações e os vocalistas a cantarem as músicas com vozes mais impactantes.

O rock foi influenciado pelo gênero musical blues, mais especificamente pelo Rhythm and Blues (R&B), considerado a vertente negra do blues e a mais dançante. O rock também contou com influência da música country norte-americana.

O então novo estilo musical foi propagado nos anos 1950 graças aos jovens, que rapidamente se encantaram com seu ritmo vibrante e cheio de energia. Outro ponto ligado à origem do rock são as letras das músicas que, na época, contestavam o sistema político e cultural dos Estados Unidos.

Grande parte dos primeiros vocalistas relacionados ao nascimento do rock tinha voz grave e rouca, sendo vários deles negros. Os músicos também exalavam sensualidade nas suas apresentações, regadas ao ritmo da guitarra elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do rock ao longo das décadas

Desde o seu surgimento, na década de 50, até os dias atuais, o rock passou por várias fases. Confira abaixo as principais informações, estilos, discos e artistas de rock, década a década.

Rock na década de 50

A década de 50 foi marcada pelo surgimento do rock, tendo como principais estilos a mescla com o Rhythm and Blues e o rockabilly (rock com country). Entre os principais artistas relacionados à origem do rock nos anos 1950, esteve Billy Haley, autor de uma das primeiras músicas do rock — “Rock around the clock”, de 1954. Outros músicos receberam destaque, tais como Chuck Berry, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.

Rei do rock

Foto de um álbum de Elvis Presley, conhecido como o rei do rock.
Elvis Presley é conhecido como o rei do rock.[1]

Ainda na década de 50, Elvis Presley, um jovem dos Estados Unidos que usava topete no cabelo e cantava e dançava brilhantemente, foi um dos artistas que ajudaram a propagar o rock pelo mundo. Seu jeito sensual de dançar e as músicas emotivas interpretadas por sua voz rouca fizeram com que ele introduzisse o estilo rockabilly. Além disso, o artista tornou-se um ícone da juventude, exalando rebeldia e sensualidade.

Elvis Presley, lembrado até hoje como “o rei do rock”, ajudou a tornar o rock um gênero musical mais popular. O artista teve uma carreira de muito sucesso, mas teve depressão e usou drogas. Presley foi encontrado morto no dia 16 de agosto de 1977.

Rock na década de 60

O rock dos Estados Unidos na década de 60 já era conhecido em todo o mundo. Nesse período, a Inglaterra tornou-se mais um berço de importantes bandas do gênero musical. Também foi nesse período que surgiram letras de músicas com significado, além dos primeiros festivais de rock.

The Beatles

Foto de um álbum da banda The Beatles, a primeira banda de rock a atingir sucesso mundial.
The Beatles foram a primeira banda de rock a atingir sucesso mundial.[2]

The Beatles são considerados umas das principais bandas de rock da história e foram a primeira delas a fazer sucesso em todo o mundo. O grupo era formado por John Lennon (guitarra e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra) e Ringo Star (bateria).

Nascidos na cidade inglesa de Liverpool, os Beatles eram quatro garotos, com caras de bom-moço e vestidos com ternos, que logo ganharam fama com suas canções dançantes e alegres.

No dia 5 de outubro de 1962, os Beatles gravaram sua primeira música: “Love me do”, mas foi dois anos depois que os Fab Four ficaram mundialmente conhecidos, especialmente nos Estados Unidos, com a canção “I want to hold your hand”.

A partir desse hit, o grupo deu início à beatlemania — os quatro músicos ingleses eram adorados pelos fãs, em especial pelas mulheres, que gritavam enlouquecidamente pelos artistas. O grupo ficou tão famoso que chegou a fazer filmes.

The Beatles encerram suas atividades em 1970, quando lançaram seu último disco (Let it be). Paul McCartney é o único beatle em atividade até hoje.

The Rolling Stones

Paralelamente aos Beatles, outro grupo importante da história do rock também nasceu na Inglaterra: The Rolling Stones. A banda era considerada uma versão dos Beatles mais rebelde e que tinha canções com letras mais maliciosas, o que pode ser comprovado na música mais lembrada do grupo: “(I can’t get no) satisfaction”.

Ao longo de mais de seis décadas de atividade, os Stones têm quase 50 discos gravados. Em setembro de 2023, lançaram seu mais novo hit: “Angry”.

The Rolling Stones conta com dois músicos considerados ícones do rock: Mick Jagger, o vocalista, famoso pela sua dança sensual nos palcos, e o guitarrista Keith Richards, cujo visual inspirou o ator Johnny Depp na franquia de filmes Os piratas do Caribe.

Letras com significado

Na década de 60, surgiram alguns cantores e bandas com músicas cujas letras tinham como objetivo passar uma mensagem. Os artistas ou eram estadunidenses ou ingleses.

Bob Dylan, dos Estados Unidos, foi um dos artistas que ajudaram a popularizar o rock com letras mais políticas, consideradas canções de protesto. Dylan também esteve ligado à origem do folk rock.

The Doors, também estadunidenses, foram outro grupo que ficou famoso pelo seu rock poesia, sendo seu líder e vocalista, Jim Morrison, considerado um músico poeta. O nome da banda, inclusive, faz alusão à autobiografia do escritor inglês Aldous Huxley (As portas da percepção).

A década de 60 também ficou conhecida pelo surgimento dos hippies, que buscavam paz e amor, lema se refletiu nas músicas. Algumas bandas lembradas dessa época são: Creedence Clearwater, The Grateful Dead, The Mamas and Papas, e Jefferson Airplane.

Primeiros festivais de rock

Os primeiros festivais de rock surgiram nos anos 60. Um deles foi em 1967, nos Estados Unidos. Chamado Festival Pop de Monterey, o evento revelou a cantora Janis Joplin, que ficou famosa pela sua voz rouca e vida boêmia.

O festival de rock mais importante da história foi o Woodstock, que ocorreu de 15 a 17 de agosto de 1969, em um campo aberto em White Lake, New York (EUA). Ao todo, aproximadamente 500 mil pessoas participaram do evento.

Um dos principais nomes do Woodstock foi Jimi Hendrix, vocalista, guitarrista e um dos primeiros a usar a distorção de sons com seu instrumento e a fazer apresentações virtuosas. Até hoje, Hendrix é considerado um dos melhores guitarristas da história.

Rock na década de 70

O rock na década de 70 passou por diversas fases, e vários gêneros musicais dentro do rock nasceram, tais como: rock progressivo, heavy metal, hard rock, punk rock e outros.

Rock progressivo

O rock progressivo surgiu no final da década de 60, na Inglaterra. Esse subgênero sofreu influência da música clássica e contou com inovações tecnológicas. Considerado uma forma de arte, o rock progressivo tinha também como característica ter efeitos especiais nas apresentações dos artistas ao vivo.

Surgido no final da década de 60, mas consagrado mundialmente nos anos 70, Pink Floyd é a principal banda de rock progressivo da história. O grupo é mais lembrado pelo seu álbum The dark side of the moon, de 1973. Considerado uma obra-prima do rock, o disco fala de temas que até hoje são atuais, como tempo, dinheiro, loucura e morte. A formação do grupo mais famosa dissolveu-se na década de 80 por causa da briga entre os dois vocalistas: Roger Waters e David Gilmour. Ambos fazem apresentações solo até os dias atuais.

Heavy metal

O heavy metal teve origem na década de 70. Esse subgênero é considerado o mais pesado do rock. Entre as características do metal, estão os solos de guitarra distorcidos, os vocais estridentes e a preocupação com o visual, sempre composto por roupas e acessórios pretos.

Surgida em Birmingham, na Inglaterra, a banda Black Sabbath é considerada a precursora do estilo heavy metal. O grupo, cujo primeiro vocalista foi a icônica figura Ozzy Osbourne, falava sobre ocultismo e demônios em suas canções.

Led Zeppelin, um dos principais grupos de rock da Inglaterra, no palco em um show.
Led Zeppelin é um dos principais grupos de rock da Inglaterra.[3]

Outra banda ligada ao heavy metal é Led Zeppelin. A banda inglesa, liderada pelo vocalista Robert Plant e pelo guitarrista Jimmy Page, é dona de uma das músicas mais conhecidas do rock: “Stairway to heaven”, de 1973.

Foi também nos anos 1970 que nasceu o Judas Priest, uma das principais bandas de heavy metal da história. O grupo, capitaneado pelo vocalista Rob Halford, ficou famoso por começar a usar roupas de couro e acessórios com tachas e spikes. Halford também dirige uma motocicleta nas suas apresentações ao vivo.

Já no final da década de 70, surgiram grupos de metal inglês que ficaram conhecidos como New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). Dentre os principais representantes dessa vertente, destacam-se Iron Maiden, Samson, Def Leppard, Motorhead e Saxon.

Glam rock

Outro gênero musical que teve início nos anos 1970 foi o glam rock ou glitter rock. Os músicos que se enquadravam nesse estilo tinham visual andrógino e usavam maquiagem.

Conhecido como o “camaleão do rock”, David Bowie foi o principal representante do glam rock. Outros artistas ficaram famosos nesse cenário, tais como Alice Cooper, New York Dolls e T-Rex.

Hard rock e rock de arena

The Who é outra banda de rock da Inglaterra que surgiu na década de 60, mas teve mais destaque nos anos 1970, especialmente pela sua ópera rock Tommy. A banda está ligada à criação do gênero hard rock. Deep Purple, banda que também fez muito sucesso na década de 70, também se encaixa nessa categoria.

Ainda nos anos 1970, nasceram algumas bandas de rock capazes de lotar estádios (arenas), tais como os australianos AC/DC, os alemães Scorpions e os estadunideneses Aerosmith e Kiss. Estes últimos são lembrados por usar maquiagens e visuais extravagantes.

Queen foi um grupo de hard rock inglês que fez enorme sucesso mundialmente nos anos 1970. “Bohemian rhapsody”, lançada em 1975, é a música mais famosa da banda e é considerada uma ópera rock.

Na década de 80, o Queen adaptou-se ao rock mais eletrônico. O seu líder e vocalista Freddie Mercury morreu em 1991, em decorrência da aids. Até hoje, sua voz é tida como uma das mais belas do rock.

Punk rock

O punk rock é um dos subgêneros do rock mais famosos da década de 70. Os músicos eram contra o que pregavam as autoridades políticas e tinham expressão artística contracultural.

Dos Estados Unidos, os Ramones foram a banda mais representativa do punk rock, mas os ingleses The Clash e Sex Pistols também precisam ser lembrados. Estes últimos contam com um dos hinos do punk: “Anarchy in the U.K.”.

Acesse também: O que é a contracultura?

Rock na década de 80

O rock na década de 80 teve uma mistura de estilos, sendo o new wave, que teve sua origem na fusão do punk e do pop dançante, o primeiro deles. Na Inglaterra, destacaram-se os artistas The Police, Billy Idol e The Pretenders. Já nos Estados Unidos, fizeram história Talking Heads, Cars, Devo, B-52 e Blondie.

Nos anos seguintes, tiveram destaque bandas de synth pop, um subgênero do new wave que tinha como característica o uso de teclados sintetizadores. Depeche Mode, A-ha, Eurythmics, New Order, Duran Duran e Erasure foram alguns dos grupos.

Também na década de 80 apareceram bandas de gothic rock, com temáticas mais sombrias, tais como The Cure, Joy Division, The Smiths, Sisters of Mercy etc.

Nascimento da MTV

Em 1981, nos EUA, nasceu a Music Television (MTV), canal que veiculava videoclipes de bandas de rock à exaustão. A MTV ajudou a promover várias bandas de rock, especialmente de hard rock, tais como Bon Jovi, Motley Crue, Poison, Whitesnake, AC/DC etc.

Guns n’ Roses, banda de rock que está em atividade ainda nos dias atuais, durante um show.
Guns n’ Roses é uma banda de rock que está em atividade ainda nos dias atuais.[4]

Apesar disso, foram os Guns n’ Roses a banda mais famosa do cenário hard rock da década de 80. O grupo lançou seu primeiro disco, Appetite for destruction, em 1987 e dominou todas as paradas. A banda conta com músicos icônicos como o vocalista Axl Rose, famoso pela sua voz única e estilo de dançar, e Slash, o guitarrista que usa cartola.

Novas vertentes do metal

Nos anos 1980, Iron Maiden, Black Sabbath, já com Ronnie James Dio nos vocais, e Ozzy Osbourne (carreira solo) seguiram trilhando caminhos de sucesso no heavy metal considerado mais clássico.

Ainda na década de 80, surgiram novas vertentes do metal, como o thrash metal, que teve na banda Metallica o seu representante mais famoso, e o power metal, com a banda alemã Helloween.

Rock na década de 90

O rock dos anos 1990 deu lugar a novos gêneros musicais, como grunge, britpop, death e black metal e, ao final, new metal.

Grunge

Disco “Nevermind” do Nirvana, uma das principais bandas de rock dos anos 1990.
Nirvana foi uma das principais bandas de rock dos anos 1990.[5]

O grunge foi um subgênero de rock que nasceu na cidade de Seatle (EUA). Teve como principais representantes as bandas Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam. A principal figura do grunge foi Kurt Cobain, o loiro vocalista e guitarrista do Nirvana que se tornou um ícone da sua geração. Ele se suicidou aos 27 anos, no auge da sua depressão.

Britpop

No início da década de 90, surgiu um subgênero musical do rock vindo do Reino Unido. O chamado britpop tinha características melodias mais lentas e suaves e letras depressivas. Oasis é a principal banda desse estilo, mas também se destacaram Blur e Radiohead.

Death metal

Também foi na década de 90 que surgiram novas expressões do metal. Uma delas foi o death metal. Os vocalistas cantavam com voz gutural, e as letras versavam sobre doenças e morte. Chuck Schuldiner, líder da banda Death, foi considerado um dos precursores do death metal.

Black metal

Outra vertente do metal dos anos 1990 foi o black metal, que teve maior representatividade na Noruega. Os músicos desse estilo usavam corpse paint (rosto pintado de branco e preto) e ficaram famosos por queimar igrejas como forma de protesto ao catolicismo. Mayhem e Bathory são exemplos de bandas de black metal.

New metal

Em meados dos anos 1990, surgiu mais um estilo do metal, que recebeu o nome de new metal por sofrer influência da música eletrônica e do hip hop. Entre os principais representantes, estão as bandas Korn, Linkin Park, Slipknot e Limp Bizkit.

Rock na década de 2000 até a atualidade

Coldplay, uma das bandas de rock que ganharam fama nos anos 2000, durante um show.
Coldplay é uma das bandas de rock que ganharam fama nos anos 2000 e que ainda lotam estádios em todo o mundo.[6]

O rock sofreu queda na sua popularidade a partir da década de 2000. Mesmo assim, algumas bandas que foram famosas desde os anos 1970 seguiram trilhando carreiras de sucesso, como Iron Maiden, Metallica e AC/DC.

O indie (rock independente) foi uma das vertentes do rock que tiveram mais sucesso a partir da década de 2000. Os artistas desse estilo defendiam a música underground e eram contra a cultura mainstream (comercial). Alguns exemplos são The Strokes e Artic Monkeys.

Outros estilos que tiveram destaque foram o punk pop, com Green Day e The Offspring, e o emo, com Evanescence e My Chemical Romance.

Algumas bandas ganharam fama nos anos 2000 e, até hoje, lotam estádios de todo o mundo. Entre elas, destacam-se Coldplay, U2, Foo Fighters e Red Hot Chilli Peppers.

Acesse também: Pop — um dos principais estilos musicais da atualidade

Principais características do rock

A principal característica do rock e sua marca registrada é o som da guitarra elétrica, sempre potente. Algumas bandas contam com dois guitarristas, sendo um deles o responsável por fazer os solos que tanto agradam aos fãs. Compõem ainda uma banda de rock um baixista e um baterista. O vocalista de uma banda de rock é uma importante figura visual e comportamental, e seu estilo de voz varia conforme o gênero, mas, normalmente, é aguda, rouca, estridente ou gutural.

Outra característica do rock é que ele está intimamente ligado ao visual. Os roqueiros usam sempre vestimentas e adereços como: roupas de couro, camisetas de banda, camisas xadrez, botas e acessórios (colares e pulseiras com tachas e spikes, bandanas, crucifixos etc.).

O rock é mais do que um estilo musical, é um estilo de vida, uma vez que os apreciadores do ritmo costumam ser muito fiéis à música, que os acompanha não só nos seus momentos de lazer e diversão, mas também no dia a dia.

Mais uma característica relevante que define a maioria dos roqueiros é que eles têm verdadeira adoração pelas bandas e artistas, chegando a acompanhá-los em shows realizados em outras cidades e até países. Nesses momentos, os fãs também gostam de se vestir como os músicos.

Principais estilos de rock

Metallica, umas das principais bandas de metal (vertente do rock) do mundo, durante um show.
Metallica é umas das principais bandas de metal do mundo.[7]

O rock tem vários estilos, geralmente separados por décadas. Veja abaixo cada estilo do rock e os principais artistas e bandas:

  • Década de 1950:

    • Rhythm and Blues: Billy Halley
    • Rockabilly: Elvis Presley
  • Década de 1960:

    • Rock clássico: The Beatles, The Rolling Stones e The Doors
    • Folk rock: Bob Dylan
    • Rock progressivo: Pink Floyd, Yes, Rush e Genesis
  • Década de 1970:

    • Heavy metal: Black Sabbath, Led Zeppelin e Judas Priest
    • Hard rock: Led Zeppelin, Deep Purple e AC/DC
    • Rock de arena: Aerosmith, Kiss e Queen
    • Punk rock: Ramones, The Clash e Sex Pistols
  • Década de 1980:

    • New wave: The Police e Blondie
    • Hard rock: Guns n’ Roses, Bon Jovi e Whitesnake
    • Glam rock: Motley Crue e Poison
    • Heavy metal: Iron Maiden
    • Thrash Metal: Metallica, Slayer e Megadeth
  • Década de 1990:

    • Grunge: Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam
    • New metal: Korn, Linkin Park e Slipknot
  • Década de 2000:
    • Indie: Artic Monkey e Franz Ferdinand
    • Punk pop: Green Day e The Offspring
    • Funk metal: Red Hot Chilli Peppers e Faith no More
    • Emo: Evanescence

Bandas e cantores famosos de rock

Álbum da banda Queen, com destaque para Fredy Mercury, um dos principais cantores do rock.
Freddie Mercury teve uma das vozes mais belas do rock.[8]

As bandas e os cantores mais famosos do rock são:

  • Elvis Presley

  • The Beatles

  • The Rolling Stones

  • Pink Floyd

  • Led Zeppelin

  • Black Sabbath

  • AC/DC

  • Queen

  • Guns n’ Roses

  • Metallica

  • Coldplay

Músicas famosas de rock

Dentre as principais músicas famosas de rock, destacam-se:

  • Jailhouse rock – Elvis Presley

  • Help – The Beatles

  • I can’t get no satisfaction – The Rolling Stones

  • Stairway to heaven – Led Zeppelin

  • Wish you were here – Pink Floyd

  • Back in black – AC/DC

  • Sweet child o’ mine – Guns n’ Roses

  • Enter sandman – Metallica

Rock no Brasil

Capital Inicial, uma das principais bandas de rock do Brasil, durante um show.
Capital Inicial é uma das principais bandas de rock do Brasil.[9]

O início do rock no Brasil esteve ligado a dois movimentos dos anos 1960. O primeiro deles foi a Jovem Guarda, composta por Roberto Carlos, Erasmo Carlos a Wanderleia, jovens que tinham um programa de televisão no qual cantavam e dançavam. Outro movimento musical brasileiro ligado ao rock foi a Tropicália, no qual se destacaram os grupos Secos e Molhados e Mutantes, do qual participou Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro.

Apesar disso, os anos 80 foram os mais frutíferos para o rock no Brasil. Surgiram várias bandas, especialmente em Brasília e em São Paulo, tais como Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, RPM etc. Outro destaque foi Raul Seixas.

Ainda no final da década de 80, nasceu a principal banda de metal brasileira: Sepultura. Na década seguinte, vieram outros grupos de destaque, tais como Angra, conhecido pelo metal melódico na voz do maestro André Matos.

Nos anos 1990, surgiram outras bandas de rock que fizeram muito sucesso, como Raimundos, Skank e Charlie Brown Jr. Já nos anos 2000, apareceram artistas como Pitty e as bandas CPM 22, Detonautas e NX Zero.

Veja também: Rita Lee — detalhes sobre a vida da rainha do rock brasileiro

Curiosidades sobre o rock

  • Clube dos 27: esse grupo é formado por músicos do rock que morreram aos 27 anos, tais como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain.

  • Mitos do rock: boatos indicam que, na verdade, Elvis Presley não morreu, assim como Jim Morrison. Outro mito indica que o beatle Paul McCartney morreu no auge da banda e teria sido substituído por um sósia.

  • Apresentações ao vivo: algumas apresentações de rock ficaram marcadas por episódios curiosos, como Jimi Hendrix e Pete Towsted, do The Who, que quebraram suas guitarras no palco, e Ozzy Osbourne, que mordeu um morcego que foi atirado no palco.

  • Morte de John Lennon: o guitarrista e vocalista dos Beatles foi assassinado por um fã em 1980, em frente ao seu prédio, em Nova York, causando comoção em todo o mundo.

  • Cinema: o cinema sempre ajudou a propagar a imagem do rock, e vários artistas participaram de filmes, tais como Elvis Presley, The Beatles, David Bowie, Kiss etc.

  • Dia Mundial do Rock: comemorado no dia 13 de julho apenas no Brasil, a data faz alusão ao Festival Live Aid (1985), no qual cantaram vários artistas para arrecadar fundos para a Etiópia.

  • Símbolo do rock: fazer o sinal de “chifrinho” com as mãos é o principal símbolo do rock. Ronnie James Dio, considerado o dono da melhor voz do metal, foi quem popularizou o sinal.

  • Rock in Rio: com sua primeira edição em 1985, o Rock in Rio ajudou a alavancar o rock no Brasil. O evento, que ocorre até hoje, contou com importantes bandas internacionais, como Queen, Iron Maiden, Metallica e Guns n’ Roses.

Créditos de imagem

[1] Dorota Szymczyk / Shutetrstock

[2] Blueee77 / Shutterstock

[3] Bruce Alan Bennett / Shutterstock

[4] Photography Stock Ruiz / Shutterstock

[5] Stefano Chiacchiarini '74 / Shutterstock

[6] Andrea Raffin / Shutterstock

[7] Ben Houdijk / Shutterstock

[8] Kraft74 / Shutterstock

[9] A.PAES / Shutterstock

Fontes

DEEZER. Música Indie: o que é, quais os artistas e maiores sucessos. Deezer - The Backstage, 22 nov. 2021. Disponível em: https://thebackstage-deezer.com/br/tops/musica-indie/.

DIMERY, R.; LYDON, M. 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer. Editora Sextante: Rio de Janeiro, 2011.

KID VINIL. Almanaque do Rock. Editora Ediouro: Rio de Janeiro, 2008.

TINTI, S. P. M. História do Rock. Whiplash.Net, 29 nov. 2003. Disponível em: https://whiplash.net/materias/biografias/000398.html.

VIVO, M.; SOARES, G.; RAFAEL JR., J. H. História do rock. Programas da rádio USP, c2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/sinopses-programas-fora-do-ar/historia-do-rock/.  

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Rock"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/rock.htm. Acesso em 22 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante