Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alexander Fleming

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Médico e bacteriologista inglês (6/8/1881-11/3/1955). Descobre a penicilina, a base dos antibióticos, produto revolucionário da medicina do século XX. Em 1928, enquanto pesquisa sobre a gripe, observa o desenvolvimento de mofo em uma cultura de bactérias do tipo estafilococo. Vê, então, que ao redor do mofo se forma um círculo livre de bactérias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aprofunda a pesquisa e constata que uma cultura líquida de mofo do gênero Penicillium – que chama de penicilina – evita o crescimento dos estafilococos. Publica em 1929 os resultados de seus estudos, mas a reação é de indiferença. Durante anos tenta aperfeiçoar o produto, contudo não obtém recursos financeiros para as pesquisas. Só uma década depois da publicação de suas pesquisas recebe o apoio dos cientistas norte-americanos Howard Walter Florey e Ernest Boris Chain e consegue transformar a penicilina em medicamento (antibiótico). A produção industrial começa nos EUA, no início da II Guerra Mundial. Fleming, Florey e Chain recebem juntos o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1945.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Alexander Fleming"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alexander-fleming.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante