Topo
pesquisar

Ernest Rutherford

Química

Ernest Rutherford, um dos maiores gênios da história da química
Ernest Rutherford, um dos maiores gênios da história da química
PUBLICIDADE

O químico e físico, Ernest Rutherford, começou sua carreira conceituando a meia-vida radioativa. Parece que o jovem tinha futuro, pois ele pesquisou o campo da radioatividade e descobriu as partículas, Alfa e Beta. Seus feitos nessa área foram reconhecidos, tanto que, no ano de 1908, Rutherford foi digno de receber um prêmio Nobel.

Como Rutherford não cessou seus estudos, acabou realizando outros grandes feitos, desta vez, pesquisando a composição do átomo. Os resultados de sua dedicação vieram na forma de um modelo de átomo moderno. Rutherford foi o primeiro a defender a concepção “de que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baseando-se em suas constatações, Rutherford apresentou, no ano de 1911, um modelo atômico, o qual foi reconhecido e batizado de “Átomo de Rutherford”. O modelo trazia a forma planetária onde o átomo ficava envolto por eletrosferas.

Outra conquista importante de Rutherford veio no ano de 1917, na qual ele realizou o experimento que dividia, pela primeira vez, o núcleo atômico. Imagine só a repercussão desse feito!
É por esse e outros motivos que Rutherford entrou para a galeria dos maiores gênios da história da química.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ernest Rutherford"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ernest-rutherford.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola