Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mitologia grega

Mitologia grega pode ser definida como o conjunto de mitos e crenças da cultura e da religiosidade dos gregos antigos.

Os deuses eram figuras centrais nos mitos que compunham a mitologia grega.
Os deuses eram figuras centrais nos mitos que compunham a mitologia grega.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A mitologia grega foi o conjunto de mitos e crenças que existia na cultura e na religiosidade dos gregos antigos. Seus principais registros foram feitos por Homero e Hesíodo, dois poetas gregos. Nela havia diversos mitos envolvendo deuses, mas também constava a presença de heróis e muitos outros seres.

Os gregos eram politeístas e acreditavam que seus deuses eram imortais, embora tivessem sentimentos, qualidades e defeitos como qualquer ser humano. Para eles, o deus mais poderoso de todos era Zeus, filho de Cronos. Os principais deuses da mitologia grega eram conhecidos como deuses olímpicos.

Confira no nosso podcast: 5 coisas que você precisa saber sobre os deuses gregos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre mitologia grega

  • É como se conhece o conjunto de narrativas da religiosidade dos gregos antigos.

  • Seus principais registros foram feitos por Hesíodo e Homero.

  • Os gregos eram politeístas e acreditavam na existência de vários deuses.

  • O principal deus grego foi Zeus, que governava homens e deuses do Monte Olimpo.

  • Os gregos também acreditavam em heróis, filhos de deuses e mortais, e em muitos outros seres mitológicos.

O que é a mitologia grega

Mitologia grega é o termo que se usa para definir o conjunto de mitos que fizeram parte da cultura e da religiosidade dos gregos antigos. Essas narrativas foram a forma encontrada pelos gregos para explicar a realidade, incluindo os fenômenos da natureza e, até mesmo, práticas e tradições da Grécia.

Os mitos, naturalmente, não foram usados para explicar apenas os fenômenos da natureza e as tradições gregas, mas também a origem do planeta, dos homens e dos próprios deuses. Podiam ser contados oralmente, mas os gregos foram um povo que registrou pela escrita uma parte considerável da sua cultura.

Importantes registros foram feitos por dois autores, Homero (que provavelmente viveu durante o período Homérico) e Hesíodo (que viveu durante o período Arcaico). Muitos desses mitos, provavelmente, eram oriundos de períodos mais remotos da história grega, como o período Pré-Homérico, e foram passados de geração a geração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Homero foi o compositor de dois poemas muito conhecidos: a Ilíada e Odisseia. O primeiro narra os eventos da Guerra de Troia e o segundo, o retorno de Odisseu, um dos personagens da Guerra de Troia, à sua residência, em Ítaca. Os historiadores entendem que Homero registrou os poemas que formam esses dois livros, mas não os inventou porque acredita-se que eles já eram contados pelos gregos havia séculos.

No caso de Hesíodo, os dois trabalhos de que se tem conhecimento foram Teogonia e Trabalhos e dias. Ambos também foram possíveis graças à tradição oral dos gregos, que os preservou e os repassou adiante. Teogonia é um poema que registra o surgimento do mundo bem como o surgimento dos deuses.

Trabalhos e dias se trata da organização dos homens, abordando temas relacionados a trabalho, comércio, justiça, entre outros. Esse poema também trata da vida pessoal de Hesíodo.

Os trabalhos de Homero e Hesíodo contribuíram significativamente para o registro de boa parte de todo o conhecimento que se tem sobre a mitologia gregos e os princípios da religiosidade desse povo.

Como mencionado, os mitos eram parte importante da cultura e da religiosidade grega, mas a crença neles não era unanimidade, uma vez que existiam pessoas céticas na Grécia, que duvidavam da existência dos deuses e não acreditavam nas suas histórias.

Acesse também: Mitologia — conjunto de crenças ou mitos de um povo

Deuses da mitologia grega

É impossível falarmos de mitologia grega sem mencionar seus principais personagens: os deuses. Os gregos eram politeístas e acreditavam na existência de várias divindades. Os mitos gregos apresentavam-nos como imortais, no entanto, assim como os humanos, eles tinham sentimentos.

Assim, os deuses gregos se apaixonavam, sentiam ódio, ciúmes, inveja, envaideciam-se, sentiam compaixão e poderiam agir movidos por esses sentimentos. Os mitos ressaltavam que essas divindades tinham qualidades e defeitos também humanos, e suas personalidades, eventualmente, geravam conflitos.

Os deuses poderiam ser a personificação de fenômenos da natureza, mas também representar valores abstratos presentes na cultura e sociedade gregas. Assim, por exemplo, os gregos acreditavam que Zeus tinha o poder de controlar o clima, portanto, qualquer mudança brusca nesse sentido poderia ser entendida como ação dele.

As principais divindades gregas eram olímpicas, isto é, que residiam no Monte Olimpo, governado por Zeus. Os deuses olímpicos se estabeleceram após a guerra iniciada por Zeus contra os titãs. Esse conflito recebeu o nome de Titanomaquia e se iniciou porque Zeus se rebelou contra o próprio pai, Cronos, e foi em busca de seus irmãos, que haviam sido devorados pelo titã.

Depois de vencida a guerra, Zeus e seus irmãos procederam com a divisão dos reinos, e Zeus ficou com os céus, Hades, com o submundo, e Poseidon, com as águas. Ninguém ficou com a Terra, pois ela era o domínio de Gaia. Importante mencionar que nem todos os deuses gregos residiam no Olimpo, como é o caso de Hades, deus do submundo.

Os deuses olímpicos foram:

  • Zeus: rei dos deuses, governante do Monte Olimpo, deus do céu, raio, trovão;

  • Hera: rainha dos deuses, deusa do casamento, das mulheres, da família;

  • Poseidon: deus dos mares, da água, das tempestades;

  • Atena: deusa da sabedoria, do artesanato;

  • Ares: deus da guerra, da violência;

  • Deméter: deus da colheita, da agricultura, das estações;

  • Apolo: deus da luz, do Sol, da profecia, da filosofia, da poesia, da música, da arte;

  • Ártemis: deusa da caça, da virgindade, da Lua;

  • Hefesto: deus da metalurgia, do fogo, da invenção, dos vulcões;

  • Afrodite: deusa do amor, da paixão, da fertilidade, da beleza;

  • Hermes: mensageiro dos deuses, deus da viagem, do comércio, da comunicação, da diplomacia;

  • Dioniso: deus do vinho, das festas, do teatro.

Leia mais: Deuses do Egito — divindades do Antigo Egito que agiam para a preservação da harmonia do Universo

Heróis e demais seres da mitologia grega

Não só de deuses foi formada a mitologia grega, mas também de seres das mais variadas formas e também de heróis, conhecidos como semideuses, isto é, mortais que eram filhos de deuses. Dois dos heróis mais conhecidos da mitologia grega foram Perseu e Hércules.

Perseu, filho de Zeus e Dânae, ficou marcado por ter recebido a missão de obter a cabeça de Medusa, uma górgona, ser monstruoso conhecido por sua ferocidade e por sua capacidade de transformar em pedra as pessoas que olhassem diretamente para ela. Perseu contou com a ajuda dos deuses e cumpriu o feito ao decapitá-la.

Ilustração de Hércules atacando hidra
Hércules tinha uma grande força e foi um dos heróis mais conhecidos da mitologia grega.

Hércules, por sua vez, era filho de Zeus e Alcmena e portador de uma força sobre-humana. Foi perseguido por Hera parte de sua vida, sendo levado à loucura e induzido a assassinar sua esposa e seus filhos. Além disso, ficou marcado por ter concluído 12 trabalhos que eram considerados impossíveis.

Além dos heróis e das górgonas, a mitologia grega contou com seres como centauros, ciclopes, sereias, hidras, esfinges, um cavalo alado (Pégaso) e inúmeros outros tipos de seres monstruosos.

Videoaula sobre Grécia Antiga: religião

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Mitologia grega"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/mitologia-grega.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Qual o nome do conflito que foi travado entre os deuses gregos e os titãs?

a) Gigantomaquia

b) Titanomaquia

c) Guerra de Troia

d) Rapto das Sabinas

e) Não houve nenhum conflito entre os deuses e os titãs

Exercício 2

Duas importantes fontes de conhecimento sobre a mitologia grega são os poemas épicos Ilíada e Odisseia. Quem é considerado o autor desses poemas?

a) Hesíodo

b) Aristóteles

c) Heródoto

d) Homero

e) Tucídides

Artigos Mitologia grega


Morte de Alceste - Sacrifício feito para salvar o seu amado
Mitologia

Admeto e Alceste

A história de Admeto e Alceste, e o sacríficio feito por amor.

A deusa Afrodite era fortemente associada à sexualidade humana.
Mitologia

Afrodite

Acesse o texto para saber mais sobre Afrodite, deusa grega da beleza, do amor, do desejo e da fertilidade. Veja como era o culto a essa deusa na Grécia.

Mitologia

Apolo

Acesse para conhecer a história de Apolo, um dos deuses mais famosos da Grécia Antiga. Veja algumas das histórias que envolvem essa divindade.

Apolo e Dafne
Mitologia

Apolo e Dafne

A história de Apolo e Dafne, como Apolo se apaixonou por Dafne, o papel de Cupido.

Zéfiro por inveja matou a jacinto
Mitologia

Apolo e Jacinto

A história de Apolo e Jacinto, como Jacinto morreu, a amizade entre Apolo e Jacinto.

Ilustração do deus da guerra Ares segurando um escudo e uma lança.
Mitologia

Ares

Clique aqui e saiba mais sobre os mitos relacionados a Ares, o deus da guerra para os gregos antigos.

Ilustração da deusa Ártemis com seu arco e flecha e acompanhada de dois cães de caça
Mitologia

Ártemis

Acesse e saiba mais sobre Ártemis, deusa da caça e da vida selvagem. Conheça menções a ela nos mitos e como era cultuada pelos gregos.

As gréias e as górgonas eram monstros da mitologia grega
Mitologia

As gréias e as górgonas

As gréias e as górgonas, quem eram esses monstros e suas características.

Atena era reconhecida como a deusa da sabedoria, considerada uma divindade habilidosa e guerreira pelos gregos antigos.
Mitologia

Atena

Você conhece Atena, a deusa grega da sabedoria? Conheça os principais atributos dessa divindade, bem como suas origens e como era o culto prestado a ela.

Representação do basilisco presente em um bestiário medieval
Mitologia

Basilisco

As características e poderes dessa estranha criatura conhecida como “rei das serpentes”.

Bóreas juntamente com seus irmãos representava os ventos
Mitologia

Bóreas

A história de Bóreas, um dos quatro ventos; sua origem e características.

Cadmo juntamente com Harmonia foram transformados em serpentes
Mitologia

Cadmo

Cadmo, quem foi Cadmo, a missão de Cadmo, a trajetória de Cadmo, o oráculo de Apolo, Cadméia, o casamento de Cadmo, os bons feitos de Cadmo.

Numa -  A camena mais famosa
Mitologia

Camenas

Quem eram as camenas e suas características, quem eram as camenas, a camena mais famosa, história de Numa, a mais famosa das camenas. ninfa que tinha encontros secretos com o rei de Roma.

Mitologia

Campos Elíseos

Campos Elíseos, o que eram, quem ia para os Campos Elíseos, onde se localizava os campos elíseos.

Céfalo amava sua esposa Prócris
Mitologia

Céfalo e Prócris

A história de Céfalo e Prócris, como Prócris morreu, a paixão de Céfalo e Prócris.

A inteligência e a violência são usualmente associadas à imagem dos centauros
Mitologia

Centauros

A criatura mítica que simboliza o conflito entre razão e emoção.

Mitologia

Ciclopes

Os feitos e a tipologia dessas poderosas criaturas da mitologia grega.

Clície se transformou em girassol
Mitologia

Clície

A história de Clície, a paixão que ela sentia por Apolo, o que Clície originou.

Cronos devorava seus filhos
Mitologia

Cronos

Quem é Cronos, a vida de Cronos, a história de Cronos e sua disputa pelo poder com os outros deuses.

Ilustração de Deméter, a deusa da agricultura.
Mitologia

Deméter

Clique para conhecer mais detalhes sobre Deméter, deusa grega que se relacionava com a agricultura. Conheça o importante festival que era realizado para Deméter.

Mitologia

Deuses gregos

Saiba mais sobre os deuses gregos. Veja como eles eram vistos na religião grega, como surgiram e quais eram os principais deuses.

Diana transformou Actéon em um cervo
Mitologia

Diana e Actéon

Diana e Actéon, A história de Diana e Actéon, Quem foi Actéon, Quem foi Diana, Quem são as ninfas.

Ilustração do deus grego Dioniso segurando uma taça de vinho
Mitologia

Dioniso

Clique aqui e saiba detalhes sobre Dioniso, o deus grego do vinho, das festas e do teatro. Veja também como ele é mencionado na mitologia.

Éolo era o deus dos ventos
Mitologia

Éolo

Éolo, deus Éolo, deus dos ventos, onde vivia Éolo, o presente de Zeus a Éolo, a visita de Odisseu a Éolo.

Eos representava a aurora, o amanhecer
Mitologia

Eos

A história de Eos, o que Eos representava, o romance de Eos e Titono.

Grande Esfinge de Gizé, construída por volta de 2500 a.C.
Mitologia

Esfinge

Clique no link e conheça mais detalhes sobre a esfinge, ser mitológico que esteve presente nas culturas grega e egípcia e em muitas outras da Antiguidade.

O renascimento da Fênix representado em um bestiário medieval britânico
Mitologia

Fênix

As concepções por detrás da lendária ave que renasce de suas cinzas.

Gaia representa a Terra
Mitologia

Gaia

Quem era Gaia segundo a mitologia grega, os filhos de Gaia, sua relação com seu marido e seu acordo com Cronos.

Os Grifos tinham o dorso recoberto de penas
Mitologia

Grifos

Quem eram os grifos, suas habilidades e características.

Mitologia

Hades

Clique no link para conhecer aspectos importantes da história de Hades. Veja o que a história diz sobre esse deus e sua relação com Cronos e Perséfone.

Os hecatônquiros eram filhos de Urano e Gaia
Mitologia

Hecatônquiros

Quem eram os hecatônquiros, sua luta contra os titãs e a ajuda a Zeus, o lugar em que os hecantônquiros habitavam.

Ilustração de Hefesto, deus da metalurgia na Grécia Antiga
Mitologia

Hefesto

Clique para conhecer mais detalhes sobre Hefesto, mais conhecido como deus da metalurgia. Veja qual foi sua origem e como era seu culto na Grécia.

Hélios - o deus que representava o sol
Mitologia

Hélios

As características do deus Helios, o que ele representava e sua relação com o Colosso de Rodes.

Hera era conhecida como a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas.
Mitologia

Hera

Clique no link para saber mais detalhes acerca de Hera, uma das mais importantes deusas da mitologia grega. Veja como era a adoração a Hera na Grécia Antiga.

Estátua de Hércules
Mitologia

Hércules

Acesse o texto e conheça um pouco sobre Hércules, famoso personagem da mitologia grega. Conheça suas origens e os 12 trabalhos que ele executou.

Ilustração de Hermes
Mitologia

Hermes

Clique aqui para conhecer mais sobre Hermes, deus grego do comércio, da riqueza, da sorte, da diplomacia etc. Veja menções a ele na mitologia grega.

Hero e Leandro eram dois apaixonados
Mitologia

Hero e Leandro

A história dos apaixonados Hero e Leandro, a distância entre os dois e a morte de Leandro.

Estátua da deusa grega Héstia.
Mitologia

Héstia

Clique aqui e conheça Héstia, a deusa grega do lar, da lareira, da vida doméstica e da hospitalidade. Veja as menções a ela na mitologia grega.

Medusa era uma górgona, um monstro, na mitologia grega.
Mitologia

Medusa

Clique para aprender mais sobre a Medusa, ser monstruoso da mitologia grega. Conheça versões sobre sua origem e o mito da sua morte envolvendo Perseu.

Rei Midas
Mitologia

Midas

Quem foi Midas, o pedido que fez a Baco, seu poder especial, as consequências disso e seu destino.

Mitologia

Mirmidões

Mirmidões, o que eram os mirmidões, onde os mirmidões habitavam, quem foram os mirmidões, a origem dos mirmidões.

As ninfas eram dinvidades antigas que habitavam em lagos, riachos, bosques, florestas e montanhas
Mitologia

Ninfas

Ninfas, quem eram as ninfas, onde as ninfas habitavam, a vida de uma ninfa, as melíades, o que as ninfas representavam.

A figura acima representa Cila
Mitologia

Niso e Cila

A história da filha de um rei que traiu seu pai em nome do amor

Notus representava o vento sul
Mitologia

Notus

Quem era Notus e quais suas características, Zéfiro, Euros e Bóreas, quatro ventos segundo a mitologia grega, Vento Sul, névoa e chuva, sua mãe Eos, Notus derramava chuva de um vaso.

Oráculo de Apolo
Mitologia

Oráculo

Oráculo, o que é oráculo, os principais oráculos, oráculo de Júpiter, Oráculo de Apolo, localização dos oráculos.

Penélope esperou por Ulisses mais de vinte anos
Mitologia

Penélope

Penélope, quem era Penélope, a vida de Penélope, o esposo de Penélope, a espera por Ulisses, os truques de Penélope, a volta de Ulisses.

Perséfone era reconhecida como deusa da agricultura e da vegetação e era considerada a responsável pela fertilidade dos grãos plantados.
Mitologia

Perséfone

Clique e aprenda quem foi Perséfone, deusa grega da agricultura, da vegetação e do submundo. Conheça a história do rapto de Perséfone por Hades.

Mitologia

Pigmeus

Quem eram os pigmeus, as suas características, seus inimigos e a relação com Hércules.

Píramo e Tisbe
Mitologia

Píramo e Tisbe

A história de Píramo e Tisbe, a paixão entre os dois jovens e seus destinos.

Ilustração do deus grego Poseidon.
Mitologia

Poseidon

Clique aqui e saiba sobre Poseidon, o deus grego dos rios e dos mares. Entenda como ele era mencionado nos mitos gregos e saiba as regiões onde era cultuado.

Proteu é simbolizado na imagem de um ancião
Mitologia

Proteu

Proteu, o deus Proteu, os pais de Proteu, a origem do deus Proteu, a simbologia do deus Proteu, as características físicas e do deus Proteu, a ideologia pregada ao deus Proteu.

Mitologia

Reco

A história de Reco, seu romance com a ninfa e sua punição.

Safo possuía grande gênio poético
Mitologia

Safo

Quem foi Safo, o que sobrou de suas obras e sua morte.

A salamandra é resistente ao fogo
Mitologia

Salamandra

O que a salamandra representava, as crenças em cima do animal, sua relação com a mitologia.

Selene é a deusa da lua
Mitologia

Selene

Selene, deusa da lua, os pais de Selene, a fama de Selene, o amor de Selene pelo mortal Endymion, a decisão de Selene, onde Selene habitava, os casos de amor de Selene.

A origem dos deuses e heróis da mitologia grega foi retratada na Teogonia de Hesíodo
Mitologia

Teogonia e a origem dos deuses gregos

Conheça as narrativas que compõem a Teogonia que trata da origem dos deuses e heróis da mitologia grega.

Teseu matou o Minotauro, fugiu do labirinto e salvou seus companheiros
Mitologia

Teseu

Teseu, herói Teseu, quem era Teseu, história de Teseu, vida de Teseu, a busca de Teseu pelo pai Egeu, a luta entre Teseu e o Minotauro.

Cronos comendo um de seus filhos
Mitologia

Titãs

Quem eram os titãs, suas características, a história do titã Cronos e a guerra no Olimpo.

Caracterizado com um chifre ao centro da cabeça, o unicórnio é um ser mitológico semelhante ao cavalo*
Mitologia

Unicórnio

O unicórnio é um animal mitológico retratado como um cavalo dotado de poderes e com apenas um chifre. Conheça mais sobre esse mito!

Mitologia

Zéfiro

Quem era Zéfiro, suas características e a lenda por trás de sua figura.

Zeus era o deus dos céus, do raio e do trovão.
Mitologia

Zeus

Acesse para saber mais detalhes sobre Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Conheça a história da guerra que ele liderou contra os titãs.

PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...