Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Nix

Nix é uma divindade presente na mitologia grega, conhecida como a personificação da noite. Ela tinha uma posição secundária nos mitos e na religiosidade grega.

Ilustração de Nix representada por uma mulher de cabelos longos em tons escuros; ao fundo, lua e estrelas.
Nix era considerada, na religiosidade grega, a personificação da noite.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nix é uma divindade da mitologia grega conhecida como a personificação da noite. Era representada como uma mulher jovem, vestida com roupas pretas e possuindo asas. Tinha um carro de guerra e era conhecida por ser uma deusa poderosa. Era temida até mesmo por Zeus, que não tinha coragem de desafiá-la.

Era pouco importante dentro dos mitos gregos e possuía um papel secundário na religiosidade grega. Não existiam templos em sua homenagem, embora em alguns templos gregos tenham sido encontradas estátuas dessa deusa, e pequenos rituais eram realizados a ela. Uma das fontes que mencionam essa deusa é Hesíodo.

Leia também: Afrodite — essa deusa definia o padrão de beleza dos gregos antigos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Nix

  • Nix era a deusa grega conhecida como a personificação da noite.

  • Era representada como uma mulher jovem, vestida de preto e com asas.

  • Era uma deusa temida, e nem o próprio Zeus tinha coragem para desafiá-la.

  • Foi mencionada por Hesíodo, mas também é encontrada nos mitos órficos.

  • Tinha um papel secundário na religiosidade grega.

  • Os romanos a conheciam como Nox.

Quem é Nix na mitologia grega?

Nix é uma deusa que fazia parte do panteão presente na religiosidade e mitologia dos gregos na Antiguidade. Eles consideravam que essa deusa era a personificação da noite. Segundo a religiosidade grega, Nix fazia parte do grupo dos chamados deuses primordiais. Esses deuses foram os primeiros a surgir, e sua origem tem relação direta com a criação do Universo.

Os gregos referiam-se a esses deuses especificamente como protogenos. Acreditava-se que desses deuses primordiais é que se originaram os demais, sendo eles os representantes das forças do Universo. Apesar de as menções a Nix sugerirem que ela era uma deusa poderosa e temida, ao mesmo tempo era pouco importante, tanto na mitologia quanto na religiosidade dos gregos na Antiguidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como Nix era representada pelos gregos?

A representação de Nix a demonstra como uma deusa jovem, bela e que vestia roupas negras. Há menções de que ela teria asas e que dirigia uma biga, isto é, um carro de guerra. Nix residia no Tártaro, a região mais profunda que existia no submundo.

Quem eram os filhos de Nix?

Na mitologia grega, ela era mencionada como a mãe de diversos filhos, sendo que muitos desses filhos foram gerados com Érebo, deus das trevas e da escuridão. Entre os filhos de Nix, estão:

  • Queres, conhecida como um espírito da morte;

  • Tânato, a personificação da morte;

  • Hemera, a personificação do dia;

  • Hipnos, a personificação do sono.

Os mitos gregos dizem que uma de suas filhas, Hemera, também morava no submundo. As duas, no entanto, nunca estavam no Tártaro ao mesmo tempo, pois quando Nix, personificação da noite, chegava, Hemera, personificação do dia, saía do Tártaro e vice-versa.

Veja também: Quem era a rainha dos deuses gregos?

Como Nix surgiu?

Os mitos gregos divergem acerca da possível origem dessa deusa. A versão mais tradicional é a de Hesíodo, uma das maiores fontes de conhecimento que temos sobre os mitos gregos. No seu livro chamado Teogonia, Hesíodo menciona que Nix era filha do Caos, o vazio que exista antes de o Universo ser criado.

Outra proposta, por sua vez, apresenta uma diferente origem para Nix. Segundo os mitos órficos, surgidos por meio dos relatos de um profeta trácio chamado Orfeu, Nix era filha de Fanes, deus responsável pela criação de todas as coisas. Acredita-se que o culto a Nix tenha sido relevante quando o orfismo surgiu na Grécia.

Por que se diz que Zeus tinha medo de Nix?

Como mencionado, Nix não foi uma deusa popular entre os gregos, assim suas aparições são poucas. Um mito bastante conhecido envolve Hipnos, Zeus e Nix. Hipnos, filho de Nix, teria feito um favor para Hera, esposa de Zeus, ao fazer com que o marido dessa deusa entrasse em um profundo sono. O pedido de Hera a Hipnos não foi bem recebido por Zeus, que ficou furioso com Hipnos.

Zeus então passou a perseguir Hipnos, procurando puni-lo por sua ação. Hipnos, por sua vez, correu para ser protegido por sua mãe. Zeus, percebendo o que estava ocorrendo, preferiu não dar prosseguimento à sua perseguição. Esse mito é entendido como uma demonstração do temor que Zeus tinha de Nix.

Saiba mais: Ártemis — deusa grega da caça e da vida selvagem

Como Nix era cultuada?

Não havia templos dedicados a Nix, embora os gregos ainda realizassem pequenos cultos rituais a ela. Havia estátuas dedicadas a essa deusa que ficavam no interior de templos religiosos, como o Templo de Ártemis, em Éfeso.

Havia também um oráculo que era dedicado a Nix em Mégara, e os gregos costumavam realizar pequenos sacrifícios em homenagem a essa deusa. Nix também estava presente na religiosidade dos romanos antigos, sendo conhecida por esse povo como Nox.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Nix"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/nix.htm. Acesso em 25 de maio de 2024.

De estudante para estudante