Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Minotauro

O Minotauro é uma criatura da mitologia grega. Ele é conhecido por ter tido o corpo de ser humano e o rosto e uma cauda de touro. Foi morto pelo herói Teseu.

Estátua retratando a morte de Minotauro, dominado pelo herói Teseu.
Estátua retratando a morte de Minotauro, dominado pelo herói Teseu.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Minotauro é uma criatura da mitologia grega conhecida por ser parte ser humano, parte touro, possuindo uma grande ferocidade e se alimentando de seres humanos. Nasceu por conta de uma relação mantida por Pasífae, esposa do rei de Creta, com um touro que havia sido presenteado por Poseidon.

Nos mitos gregos, Minotauro foi aprisionado em um labirinto construído a mando de Minos, rei de Creta. O monstro foi morto por um herói grego chamado Teseu, depois que ele contou com a ajuda de Ariadne, filha de Minos que se apaixonou por esse herói.

Saiba mais: Hércules — herói da mitologia grega filho de Zeus e Alcmena

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Minotauro

  • O Minotauro é uma criatura da mitologia grega que possui parte da forma humana e parte da forma de um touro.

  • Nasceu como resultado de uma relação de Pasífae, esposa do rei de Creta, com um touro dado por Poseidon.

  • Era feroz e se alimentava de seres humanos, por isso foi aprisionado em um labirinto.

  • Foi morto por Teseu, herói grego que foi a Creta como parte da remessa de sacrifícios a Minotauro.

  • Seu nome de nascimento é Astério.

Quem é o Minotauro?

O Minotauro é uma criatura que está presente na mitologia grega e que é conhecido por ter o corpo humano, mas a cabeça e uma cauda de touro. Ele foi aprisionado em um labirinto construído por Ícaro e Dédalo a mando do rei de Creta, chamado Minos. Minotauro era descrito como um ser monstruoso que devorava pessoas vivas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como veremos nesse texto, nasceu como resultado de um caso extraconjugal da esposa de Minos, chamada Pasífae. O mito grego menciona que Minotauro foi morto por ação de um herói ateniense chamado Teseu. Esse monstro da mitologia grega possuía um nome próprio, dado por sua mãe — seu nome era Astério.

Já o termo “minotauro” tem origem no idioma grego, sendo a união de duas palavras: Minos e tavros, sendo que a junção das duas palavras faz com que “minotauro” signifique “touro de Minos”. Por sua vez, o nome Astério é traduzido como “senhor das estrelas”.

Nascimento do Minotauro

Nos mitos gregos, a história do Minotauro se inicia com a disputa travada por Minos, Radamanto e Sarpedão pelo trono de Creta depois que o pai deles faleceu. Minos assumiu o trono após ter um pedido seu concedido por Poseidon, o que fez com que seus irmãos cedessem o trono a ele. Poseidon havia dado um belo touro para que Minos sacrificasse em homenagem ao deus dos mares.

Envaidecido por tornar-se rei de Creta, Minos decidiu perseguir seus irmãos, expulsando-os de Creta e optando por não cumprir o prometido com Poseidon, o que enfureceu o deus grego. Minos não sacrificou o touro para Poseidon, matando outro touro no lugar. A punição que Minos recebeu foi dura, mas as versões do mito são conflitantes.

Uma das versões fala que Poseidon fez Pasífae, esposa de Minos, se apaixonar pelo touro. Outras falam que Poseidon convenceu Afrodite a fazer com que ela se apaixonasse pelo touro. Outra versão fala que a própria Afrodite tomou a iniciativa, por se sentir desrespeitada por Pasífae. O que sabemos é que a esposa do rei Minos se apaixonou pelo touro.

Pasífae pediu que Dédalo e Ícaro, ambos artesãos, construíssem uma vaca de madeira, o mais real possível, para que ela pudesse se relacionar com o touro. Pasífae usou a vaca de madeira para enganar o touro dado por Poseidon, se escondeu dentro dela e manteve relações com o touro. Dessa relação, nasceu Minotauro.

Leia também: Medusa — outra criatura monstruosa da mitologia grega

Labirinto do Minotauro

O nome dado ao Minotauro por sua mãe foi Astério, e foi por esse nome que ele ficou conhecido em Creta. Pasífae cuidou do Minotauro durante sua infância, mas à medida que ele foi crescendo, foi demonstrando ser feroz e passou a se alimentar de seres humanos. Com isso, Minos decidiu aprisioná-lo, também como forma de esconder a prova da traição de sua esposa.

Minos ordenou que Ícaro e Dédalo construíssem um labirinto — já que eles construíram a vaca de madeira para Pasífae — para servir como casa de Minotauro. Posteriormente, Minotauro foi colocado no labirinto e era alimentado do resultado de sacrifícios de jovens belos e moças virgens que eram enviadas por Atenas para Creta, como indenização ateniense pela morte de Androgeu, filho de Minos. A morte de Androgeu foi motivada pela inveja dos atenienses, pois o filho de Minos era bom atleta.

Morte do Minotauro

Posteriormente, em um desses envios de jovens para serem sacrificados para Minotauro estava um jovem chamado Teseu. Ele foi para Creta convencido de que mataria Minotauro e, chegando lá, foi auxiliado por Ariadne, filha de Minos, nessa tarefa. Ariadne ajudou Teseu porque se apaixonou por ele.

Ariadne pediu ajuda de Dédalo sobre como derrotar Minotauro e, após ser orientada, contou para Teseu o que ele deveria fazer. O herói grego entrou no labirinto com uma corda amarrada na saída do labirinto, e o objetivo disso era evitar que ele se perdesse no interior da estrutura. Teseu então procurou Minotauro no interior do labirinto e, ao encontrá-lo, matou a criatura.

Existem versões conflitantes sobre como Teseu matou Minotauro. Uma versão fala que ele matou Minotauro com as próprias mãos. Outra versão conta que ele matou o monstro com a espada de Egeu, o pai de Teseu. Já uma terceira versão conta que Minotauro foi morto por Teseu com o auxílio de uma maça de armas.

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Minotauro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/minotauro.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....

Quem foi Che Guevara?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Ernesto Guevara, mais conhecido como "Che" Guevara...