Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Deusa Atena

Atena era uma divindade da religiosidade grega que ficou conhecida como a deusa da sabedoria. Ela tinha forte ligação com a guerra, sendo representada usando armaduras.

Atena era reconhecida como a deusa da sabedoria, considerada uma divindade habilidosa e guerreira pelos gregos antigos.
Atena era reconhecida como a deusa da sabedoria, considerada uma divindade habilidosa e guerreira pelos gregos antigos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Atena era uma divindade dentre os vários deuses dos gregos, os quais estavam presentes em sua religiosidade. Ela era considerada a deusa da sabedoria, das habilidades e dos ofícios, da guerra defensiva etc. Era reconhecida também como padroeira da tecelagem, da agricultura e da navegação, sendo ela mesma considerada uma grande tecelã.

Atena era filha de Zeus, sendo que existem diferentes versões a respeito de seu nascimento, porém ela ficou marcada por ter nascido ao sair da cabeça de seu pai. Diversos mitos gregos narram suas histórias, sendo que ela participou ativamente da Guerra de Troia e apoiou Herácles e Perseu em suas aventuras.

Veja também: Afrodite — a deusa tida como padrão de beleza para os gregos antigos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Atena

  • Atena era conhecida como deusa da sabedoria, das habilidades e dos ofícios, da guerra defensiva, entre outros atributos.

  • Era filha de Zeus, e existem diferentes versões sobre o seu nascimento. Em todas elas, Atena nasceu ao sair da cabeça desse deus.

  • Era conhecida por ser a padroeira da tecelagem e reconhecida como uma grande tecelã.

  • Participou ativamente da Guerra de Troia, estando do lado dos aqueus e do herói Aquiles.

  • Era a padroeira da cidade de Atenas, onde havia um templo e uma estátua em sua homenagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem era a deusa Atena?

Atena é uma deusa que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos, sendo uma das principais deusas da religiosidade desse povo. Os gregos a consideravam como deusa da sabedoria, mas também como deusa das habilidades e dos ofícios e deusa da guerra defensiva, isto é, dos soldados que apenas se defendiam em um conflito.

Por ser a deusa das habilidades e dos ofícios, era considerada padroeira de atividades como a agricultura, a navegação e a tecelagem. Em razão de seus atributos, era tida como uma deusa sábia e guerreira, sendo que suas vestimentas eram uma armadura de guerra. Outra característica muito importante de Atena, destacada pelos gregos antigos, era o fato de que ela se manteve virgem.

Atena era conhecida como uma deusa habilidosa, sendo que um de seus grandes talentos era a tecelagem, de modo que ela era considerada a melhor tecelã de todas. Uma passagem da mitologia grega narra uma ocasião em que as habilidades da deusa foram desafiadas por uma jovem mortal. Esse desafio partiu de uma tecelã chamada Aracne.

Atena tentou convencer Aracne a não desafiá-la, mas a vaidade de Aracne fez com que ela mantivesse o desafio. Atena não gostou nem um pouco de ser desafiada e, durante o desafio, ela destruiu uma peça produzida pela mortal, o que envergonhou a jovem e fez com que ela tentasse se enforcar. Atena não permitiu que isso acontecesse, resgatando Aracne e a transformando em uma aranha.

Além disso, Atena ficou marcada por ter sido a deusa responsável por punir Medusa, em uma das versões de seu mito. Nesso mito, Medusa era uma mortal reconhecida por ser muito bonita. Ela era sacerdotisa em um templo de Atena. Medusa teria profanado o templo ao manter relações sexuais com Poseidon no interior do local.

O ato teria enfurecido Atena, que decidiu transformar Medusa em uma górgona, um ser monstruoso e feroz que transformava em pedra todos os que olhavam diretamente para ela. Outras versões do mito apontam que Medusa teria sido estuprada por Poseidon e, mesmo assim, foi punida por Atena.

Essa deusa ficou marcada pela sua atuação relevante na Guerra de Troia, de acordo com o poema épico denominado Ilíada, escrito por Homero. Nessa guerra, Atena foi aliada dos aqueus, portanto inimiga dos troianos. Ela protegeu principalmente Aquiles, um dos heróis que lutaram nesse conflito.

A ideia do cavalo de madeira (conhecido popularmente como Cavalo de Troia) teria sido uma inspiração que Atena obteve de Odisseu, outro importante personagem dessa batalha. A deusa também auxiliou outros heróis, como Herácles, durante os seus 12 trabalhos, e Perseu, durante sua missão para matar Medusa.

Confira nosso podcast: E se os gregos não tivessem existido?

Qual é a origem da deusa Atena?

Na mitologia grega, existem duas versões para narrar o nascimento de Atena. Uma das versões fala que Atena era filha de Zeus com Métis, deusa da saúde e da prudência, sendo que Métis ficou conhecida como a primeira esposa de Zeus. Depois que Métis engravidou, Gaia (personificação da Terra) teria avisado Zeus que seu filho poderia se voltar contra ele.

Isso perturbou Zeus, pois ele tinha feito isso contra seu pai, Cronos. Assim, Zeus decidiu enganar Métis e a engoliu por inteiro, mas a deusa conseguiu dar à luz dentro de Zeus. Atena teria nascido ao sair da cabeça de seu pai já em sua forma adulta e munida de sua armadura e armas.

Outra versão apresenta a deusa como filha exclusivamente de Zeus. Fala-se que antes do nascimento de Atena, Zeus teria sentido dores de cabeça terríveis, o que fez com que Hefesto, deus da metalurgia, abrisse a cabeça do deus supremo com um machado. Atena teria nascido depois disso. Desse modo, em ambas as versões, Atena nasceu da cabeça de Zeus.

Como era o culto prestado a Atena?

A deusa Atena tinha forte relação com a cidade de Atenas, como o próprio nome já sugere. Ela também era a deusa padroeira de toda a Ática, região onde ficava a cidade de Atenas, sendo também importante para cidades de outras localidades da Grécia Antiga. No século VIII a.C., foram realizadas as primeiras menções escritas dessa deusa. Nesse período, o culto a ela já era bem estabelecido em toda a Grécia.

 Templo Parthenon na colina da Acrópole, em Atenas, na Grécia.
O Parthenon, templo feito em homenagem a Atena, foi construído no século V a.C.

Ela também era conhecida como protetora das cidades e, por isso, era muito respeitada em outras localidades, como Lárissa e Esparta. Além disso, existiam templos construídos em homenagem à deusa, sendo que o mais conhecido deles era o Parthenon, localizado em Atenas e construído no século V a.C.

Ademais, no interior do Parthenon havia uma estátua de 12 metros de altura feita em sua homenagem, construída com marfim e possuindo partes de ouro. O construtor dessa estátua foi um escultor chamado Fídias. Por fim, vale citar que uma série de festivais religiosos em celebração a Atena eram realizados na Grécia Antiga.

Videoaula sobre o legado cultural grego

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História 

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Deusa Atena"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/atenas.htm. Acesso em 22 de julho de 2024.

De estudante para estudante